.
.
.
.
.
.
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Feito por www.AllBlogTools.com

Pesquisar Neste blog

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

OXOSSÍ: O CAÇADOR DA ARUANDA


Olá irmãos

Que a paz de Oxalá esteja com todos


Bem irmãos hoje é dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião que pelo sincretismo é o dia do Orixá Oxossí, segue abaixo um esboço sobre este Grande Arcano.

Oxossí é um dos sete Arcanos designados por Deus para ser um comandante universal, sua regência é chamada pelos esotéricos de "Essência" isto é aquilo que anima que dá vida, diferente de Ogum que é o movimento aquele que movimenta uma situação.

Oxossí é um dos quatro Orixás que comandam os elementos, no caso dele o elemento é o Ar, elemento mutável e como o elemento Oxossí e seus filhos também são.

Quando falamos que Oxossí é o "Caçador" alguns faem ligação com os mitos e lendas do Candomblé onde Oxossí também chamado de 'Odé' que quer dizer caçador em yorubá, mas nós praticantes da Umbanda e principalmente os esotéricos dão outra explicação pra essa caracteristica.
Quando dizemos caçador quer dizer que Oxossí é um Orixá mutávels que sempre está a procura de algo,

Oxossí não espera uma situação acontecer, ele vai atrás de seus objetivos doa a quem doer, muitos mitos dizem que Oxossí passava por cima até dos tabus e proibições para conseguir caçar, e assim são seus filhos também, teimosos e indecisos estão sempre mudando de curso, mas seguem o caminho escolhido por eles até o fim mesmo que estes saibam que no fim da linha não encontrarão nada.

Podemos espressar a energia de Oxossí na Umbanda com a palavra "dinamismo" pois Oxossí está sempre pronto pra caça, o Senhor do Ar também é elegante e romantico é o senhor do amor, o eterno companheiro de Oxum.
Os dois comandam o planeta Venûs, planeta regente de 2010.

Também conhecido como o "Doutrinador" Oxossí é o Orixá que com seus Caboclos aplica a disciplina da Lei, doutrinando as almas submissas e as levando para a iluminação.


Oxossí é o arquétipo daquele que busca ultrapassar seus limites, expandir seu campo de ação, enquanto a caça é uma metáfora para o conhecimento, a expansão maior da vida. Ao atingir o conhecimento, Oxossí acerta o seu alvo. Por este motivo, é um dos Orixás ligados ao campo do ensino, da cultura, da arte. Nas antigas tribos africanas, cabia ao caçador, que era quem penetrava o mundo "de fora", a mata, trazer tanto a caça quanto as folhas medicinais. Além, eram os caçadores que localizavam os locais para onde a tribo poderia futuramente mudar-se, ou fazer uma roça. Assim, o orixá da caça extensivamente é responsável pela transmissão de conhecimento, pelas descobertas. O caçador descobre o novo local, mas são os outros membros da tribo que instalam a tribo neste mesmo novo local. Assim, Oxossí representa a busca pelo conhecimento puro: a ciência, a filosofia. Enquanto cabe a Ogum a transformação deste conhecimento em técnica.


O arquétipo de Oxossí é o das pessoas espertas, rápidas, sempre alerta e em movimento. São pessoas cheias de inicitiva e sempre em vias de novas descobertas ou de novas atividades. Têm o senso da responsabilidade e dos cuidados para com a família. São generosas, hospitaleiras e amigas da ordem, mas gostam muito de mudar de residência e achar novos meios de existência em detrimento, algumas vezes, de uma vida doméstica harmoniosa e calma.

Que Oxalá nos abençoe sempre


Saravá  .'.


"Semirombá" Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:


CAMINHO... "Sim, seu caminho é a Umbanda enquanto você valorizar a experiência espiritual com os Orixás, Guias e Mensageiros do Astral que se desdobram em muitas formas para te auxiliar. Seu caminho é e sempre será a Umbanda, enquanto você acender uma vela e sentir que ela fala contigo, enquanto você escutar o som do atabaque e seu corpo aquecer num compasso de vibrações e arrepios, enquanto você sentir o aroma das ervas transmutadas em fumaça ao contato com a brasa incandescente e for acometido da sensação de estar sendo transportado para outro lugar, a Umbanda continuará sendo seu caminho enquanto o brado dos Caboclos te arrepiar, o silêncio dos Pretos Velhos te emocionar, o gracejo dos Baianos te alegrar, a sinceridade dos Exus te curvar, a simpatia das Pomba Giras te atrair e a ciranda dos Erês te relembrar que, apesar dos pesares, o mais importante é não perder a pureza das crianças. Sim, seu lugar é no Templo que frequenta, enquanto os espíritos regentes ainda forem referências de aprendizado, enquanto você sentir saudade ao final de cada gira, enquanto os objetivos espirituais e materiais também forem os seus objetivos, enquanto o sentimento de irmandade não se dissipar facilmente em momentos de atritos e conflitos naturais, enquanto você preservar o respeito e lealdade ao seu Sacerdote ." - Sr. Caboclo Tupinambá

EVENTOS QUE APOIAMOS

Abaixo Eventos, Festas, Ritos de parceiros do Blog. Se você leitor tiver algum evento contate em nosso email. ( paileodelpezzo@gmail.com)

Nossa Bandeira

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Léo Del Pezzo, ou Pai Léo das Pedreiras. Médium Umbandista á 19 anos, consagrado Pai Espiritual.Dedica todo seu sacerdócio para levar o entendimento de conhecimentos esotéricos, filosófico e teologicos ,exaltando a "Umbanda", Escritor do livro: "SENZALA - A PRISÃO DA ALMA"