.
.
.
.
.
.
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Feito por www.AllBlogTools.com

Pesquisar Neste blog

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

DIA DE REIS


Olá irmãos

Que a paz de Oxalá esteja com todos

Pois bem irmão hoje é dia 6 de janeiro e este dia é conhecido pelos católicos como Dia dos Santos Reis, muitos cristão além dos católicos também tem fé neste dia e isto inclui nós Umbandistas a postagem de hoje irmãos serve para entendermos este dia e esotéricamente ou espiritualmente acontece.

O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "uns magos" que, segundo o hagiológio, foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis".

A data marca, para os cristãos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Melchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios
Melchior diz a lenda tinha barbas e cabelos brancos, aparentava mais de 70 anos de idade, historicamente era o Rei da Pérsia, este entregou o Ouro a Jesus Cristo pronunciando: "Ouro puro para o Rei dos Reis"
Gaspar era o Rei da Índia aparentava uns vinte anos de idade, este trouxe ao Menino Deus o Incenso de Olíbano dizendo: "Trago-lhe o Incenso de Olíbano para o sacerdote dos sacerdotes"
Balthazar era o Rei da Arábia, um mouro que aparentava cinquenta anos trouxe de presente a Mirra, pronunciando: "Mirra para o Profeta Imortal"

Naquela época todo Rei ou pessoa importante ganhava ouro para representar a sua força e governança, o incenso de olíbano era o mais usado na época pelos sacerdotes representava a força da fé, e a mirra era usada na conservação de cadáveres dando assim o entender que a pessoa que possuísse a mirra era imortal.
Em alguns países, como Espanha, é estimulada entre as crianças a tradição de se deixar sapatos na janela com capim (erva) antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar viagem. Em troca os Reis magos deixariam doces que as crianças encontram no lugar do capim após acordar. A tradição também consiste em comer Bolo-Rei, no interior do qual se encontra uma fava e um brinde escondidos. A pessoa que encontra a fava deve "pagar" o Bolo-Rei no ano seguinte.
Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto cristão do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje mantém-se vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país.
No Brasil a visitação das casas, que dura do final de dezembro até o dia de Reis, é feita por grupos organizados, muitos dos quais motivados por propósitos sociais e filantrópicos. Cada grupo, chamado em alguns lugares de Folia de Reis, em outros Terno de Reis, é composto por músicos tocando instrumentos, em sua maioria de confecção caseira e artesanal, como tambores, reco-reco, flauta e rabeca (espécie de violino rústico), além da tradicional viola caipira e da acordeon, também conhecida em certas regiões como sanfona, gaita ou pé-de-bode.


Além dos músicos instrumentistas e cantores, o grupo muitas vezes se compõe também de dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas segundo as lendas e tradições locais. Todos se organizam sob a liderança do Capitão da Folia e seguem com reverência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural.
As canções são sempre sobre temas religiosos, com exceção daquelas tocadas nas tradicionais paradas para jantares, almoços ou repouso dos foliões, onde acontecem animadas festas com cantorias e danças típicas regionais, como catira, moda de viola e cateretê. Contudo ao contrário dos Reis da tradição, o propósito da folia não é o de levar presentes mas de recebê-los do dono da casa para finalidades filantrópicas, exceto, obviamente, as fartas mesas dos jantares e as bebidas que são oferecidas aos foliões.
Além da Folia de Reis outra manifestação cultural é o Reisado.
Reisado é uma dança popular profano-religiosa, de origem portuguesa, com que se festeja a véspera e o Dia de Reis. No período de 24 de dezembro a 6 de janeiro, um grupo formado por músicos, cantores e dançarinos vão de porta em porta anunciando a chegada do Messias e fazendo louvações aos donos das casas por onde passam e dançam.


O Reisado é de origem portuguesa e instalou-se em Sergipe no período colonial. Atualmente, é dançado em qualquer época do ano, os temas de seu enredo, variam de acordo com o local e a época em que são encenados, podem ser: amor, guerra, religião entre outros.
O Reisado se compõe de várias partes e tem diversos personagens como o rei, o mestre, contramestre, figuras e moleques. Os instrumentos que acompanham o grupo são violão, sanfona, ganzá, zabumba, triângulo e pandeiro.


O Dia de Reis na Umbanda tem o entendimento que no dia 6 de janeiro começa o ano litúrgico, isto é neste dia os terreiros em geral começam seus trbalhos, não que o espiritual estivesse em recesso, mas é a partir deste dia que um portal é aberto mais limpídamente entre nosso mundo e o das entidades, sabe-se que mesmo antes de jesus cristo o dia 6 de janeiro que em outras épocas nem era mencionado com este nome vários rituais esotéricos aconteciam.

Que Oxalá nos ilumine sempre

Saravá  .'.

"Semirombá" Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 comentários:

Junior d'Oxaguiã disse...

Olá Adorei este blog... espero que continue cada vez mais com o sucesso que já tem e que propostas tão bacanas quanto essa se multipliquem, pois é dificil encontrar sites que lidam das sutilezas da espiritualidade como vocês!!!!

Gostaria de saber mais sobre os pretos velhos da linha do ORIENTE... pois tenho um Pai Joaquim do Oriente e não tenho mts informações sobre ele... caso alguém possa me ajudar, o meu email é: sidnei_carvalho@yahoo.com.br

Oxalá Beó! (Deus vos abençoe)

Salve nossa querida Umbanda!

Junior d' Oxaguiã

Pai Léo Del Pezzo disse...

Olá Irmão Sidney.

Trabalho num terreiro que vários pretos-velhos da linha do oriente trabalham, assim que colher algum material postarei.

Saravá .'.

Junior d'Oxaguiã disse...

Ok Léo...

Realmente fico no aguardo... ancioso!

Tenho visitado seu site todos os dias e adorado os Post's...

Gostaria mt de saber o que eles bebem, se alguns fumam (o meu não)... enfim todas as informações possiveis...

Já adianto que o meu em especial tem uma devoção a N.S. de Nazaré...

Gostaria mt de trocar ideias com vc, qualquer coisa add no msn: sidneicarvalho@msn.com

Pai Léo Del Pezzo disse...

Vou dar uma breve explicação, os pretos-velhos que trabalham com o oriente são antigos sacerdotes de várias religiões antigas como hindus, egipcios, judeus, budistas, esses em terra não ficam tão curvados e não trabalham somente sentados, fumam cachimbo mas com especiarias no fumo, por exemplo cravo, aniz e outras coisas normalmente não bebem nada, aguns ainda trabalham com cirstais, essências e incensos, muitos que conheço usam turbante e tem um sotaque muito enrolado.

Espero ter ajudado

Sarava ,',

gata disse...

17:46:48 | noreply@blogger.com (Anonymous)
Debaixo do pé esquerdo escreva o nome dele e repita 3X
Debaixo do meu pé esquerdo eu te prendo (J.M.V.S.) eu te amarro (J.M.V.S.), eu te mantenho (J.M.V.S.), pelo poder das 13 almas santas e benditas e por são cipriano, vc vai ficar apaixonado por mim (T.R.S.N.) e confessar o seu amor, vai ficar comigo para sempre e me fará muito feliz. Que voçê (J.M.V.S.) só tenha pensamentos, olhos, coração, amor, desejos, tesão, admiração, respeito, carinho, paz e realização sexual somente comigo (T.R.S.N.) que voçê (J.M.V.S.) seja um amante fiel, dedicado e completamente apaixonado por mim (T.R.S.N.). Assim eu quero e assim será feito. Amén.
Publicar 4X essa oração (forte para amarrar alguém), simpatia infalível, porém não se pode VOLTAR ATRÁS
PENSE EM ALGO QUE REALMENTE DESEJA,PORQUE FUNCIONA MESMO A PESSOA QUE ENVIOU ESSA MENSAGEM DISSE QUE SEU PEDIDO FOI REALIZADO EM 10 MINUTOS DEPOIS DE ENVIAR , AS BRUXAS VÃO CONCEDER UM PEDIDO . FAÇA A CONTAGEM REGRESSIVA 10,9,8,7,6,5,4,3,2,1 FAÇA O PEDIDO COM FE
que o bebe volte pra mim que so sua esposa

gata disse...

17:46:48 | noreply@blogger.com (Anonymous)
Debaixo do pé esquerdo escreva o nome dele e repita 3X
Debaixo do meu pé esquerdo eu te prendo (J.M.V.S.) eu te amarro (J.M.V.S.), eu te mantenho (J.M.V.S.), pelo poder das 13 almas santas e benditas e por são cipriano, vc vai ficar apaixonado por mim (T.R.S.N.) e confessar o seu amor, vai ficar comigo para sempre e me fará muito feliz. Que voçê (J.M.V.S.) só tenha pensamentos, olhos, coração, amor, desejos, tesão, admiração, respeito, carinho, paz e realização sexual somente comigo (T.R.S.N.) que voçê (J.M.V.S.) seja um amante fiel, dedicado e completamente apaixonado por mim (T.R.S.N.). Assim eu quero e assim será feito. Amén.
Publicar 4X essa oração (forte para amarrar alguém), simpatia infalível, porém não se pode VOLTAR ATRÁS
PENSE EM ALGO QUE REALMENTE DESEJA,PORQUE FUNCIONA MESMO A PESSOA QUE ENVIOU ESSA MENSAGEM DISSE QUE SEU PEDIDO FOI REALIZADO EM 10 MINUTOS DEPOIS DE ENVIAR , AS BRUXAS VÃO CONCEDER UM PEDIDO . FAÇA A CONTAGEM REGRESSIVA 10,9,8,7,6,5,4,3,2,1 FAÇA O PEDIDO COM FE
que o bebe volte pra mim que so sua esposa

gata disse...

: (SIMPATIA INFALIVEL POREM NAO SE PODE VOLTAR ATRÁS) “SALVE POMBA-GIRA, MARIA PADILHA DAS ENCRUZILHADAS, FAZEI QUE (IDB) FIQUE PARA SEMPRE COMIGO, POMBA-GIRA TRAZEI-ME (IDB) PARA MIM, ASSIM COMO O GALO CANTA, O BURRO RINCHA, O SINO TOCA, A CABRA BERRA, ASSIM TU, (IDB) HÁS DE ANDAR ATRÁS DE MIM, ASSIM COMO O SOL APARECE, A CHUVA CAI, FAZEI SER DOMINADO POR MIM, PRESO DEBAIXO DO MEU PÉ ESQUERDO (IDB)COM DOIS OLHOS TE VEJO, COM TRÊS EU TE PRENDO COM MEU ANJO DA GUARDA PEÇO QUE (IDB) ANDE ATRÁS DE MIM, COMO UMA COBRA RASTEJANTE, QUE ME AME LOUCAMENTE, QUE SÓ SINTA DESEJOS POR MIM, QUE NAO CONSIGA OLHAR COM OLHOS DE DESEJO PARA NENHUMA OUTRA MULHER OU HOMEM, QUE NÃO SEJA EU, QUE ATENDA TODAS AS MINHAS VONTADES, QUE NUNCA ME FAÇA SOFRER, QUE DURMA E ACORDE PENSANDO EM MIM E QUE SEMPRE ME TENHA EM SEU PENSAMENTO, QUE NAO CONSIGA VIVER SEM MIM, QUE SEUS PENSAMENTOS E DESEJOS SEJAM SEMPRE VOLTADOS PARA MIM, QUE SEJA CARINHOSO, ROMANTICO COMIGO, QUE ASSIM SEJA. PELO PODER DE SAO CIPRIANO, ASSIM SEJA. (IDB) VAI VIR ATRÁS DE MIM , RASTEJANDO, HUMILDE E MANSO, PARA QUE POSSAMOS TER BOM CONVIVIO E ASSIM SERMOS FELIZES. PEÇO A SAO CIPRIANO QUE (IDB) ME PROCURE HOJE AINDA. PEÇO ISTO AO PODER DAS TRÊS ALMAS PRETAS QUE VIGIAM SAO CIPRIANO, ASSIM SEJA. (IDB) ME ASSUMA DE VEZ, QUE OS INIMIGOS NAO NOS VEJAM, ASSIM SEJA”. PASSE PARA SETE PESSOAS DIFERENTES ESTA ORACAO, RAPIDAMENTE TERÁS TEU AMADO

gata disse...

: (SIMPATIA INFALIVEL POREM NAO SE PODE VOLTAR ATRÁS) “SALVE POMBA-GIRA, MARIA PADILHA DAS ENCRUZILHADAS, FAZEI QUE (IDB) FIQUE PARA SEMPRE COMIGO, POMBA-GIRA TRAZEI-ME (IDB) PARA MIM, ASSIM COMO O GALO CANTA, O BURRO RINCHA, O SINO TOCA, A CABRA BERRA, ASSIM TU, (IDB) HÁS DE ANDAR ATRÁS DE MIM, ASSIM COMO O SOL APARECE, A CHUVA CAI, FAZEI SER DOMINADO POR MIM, PRESO DEBAIXO DO MEU PÉ ESQUERDO (IDB)COM DOIS OLHOS TE VEJO, COM TRÊS EU TE PRENDO COM MEU ANJO DA GUARDA PEÇO QUE (IDB) ANDE ATRÁS DE MIM, COMO UMA COBRA RASTEJANTE, QUE ME AME LOUCAMENTE, QUE SÓ SINTA DESEJOS POR MIM, QUE NAO CONSIGA OLHAR COM OLHOS DE DESEJO PARA NENHUMA OUTRA MULHER OU HOMEM, QUE NÃO SEJA EU, QUE ATENDA TODAS AS MINHAS VONTADES, QUE NUNCA ME FAÇA SOFRER, QUE DURMA E ACORDE PENSANDO EM MIM E QUE SEMPRE ME TENHA EM SEU PENSAMENTO, QUE NAO CONSIGA VIVER SEM MIM, QUE SEUS PENSAMENTOS E DESEJOS SEJAM SEMPRE VOLTADOS PARA MIM, QUE SEJA CARINHOSO, ROMANTICO COMIGO, QUE ASSIM SEJA. PELO PODER DE SAO CIPRIANO, ASSIM SEJA. (IDB) VAI VIR ATRÁS DE MIM , RASTEJANDO, HUMILDE E MANSO, PARA QUE POSSAMOS TER BOM CONVIVIO E ASSIM SERMOS FELIZES. PEÇO A SAO CIPRIANO QUE (IDB) ME PROCURE HOJE AINDA. PEÇO ISTO AO PODER DAS TRÊS ALMAS PRETAS QUE VIGIAM SAO CIPRIANO, ASSIM SEJA. (IDB) ME ASSUMA DE VEZ, QUE OS INIMIGOS NAO NOS VEJAM, ASSIM SEJA”. PASSE PARA SETE PESSOAS DIFERENTES ESTA ORACAO, RAPIDAMENTE TERÁS TEU AMADO


CAMINHO... "Sim, seu caminho é a Umbanda enquanto você valorizar a experiência espiritual com os Orixás, Guias e Mensageiros do Astral que se desdobram em muitas formas para te auxiliar. Seu caminho é e sempre será a Umbanda, enquanto você acender uma vela e sentir que ela fala contigo, enquanto você escutar o som do atabaque e seu corpo aquecer num compasso de vibrações e arrepios, enquanto você sentir o aroma das ervas transmutadas em fumaça ao contato com a brasa incandescente e for acometido da sensação de estar sendo transportado para outro lugar, a Umbanda continuará sendo seu caminho enquanto o brado dos Caboclos te arrepiar, o silêncio dos Pretos Velhos te emocionar, o gracejo dos Baianos te alegrar, a sinceridade dos Exus te curvar, a simpatia das Pomba Giras te atrair e a ciranda dos Erês te relembrar que, apesar dos pesares, o mais importante é não perder a pureza das crianças. Sim, seu lugar é no Templo que frequenta, enquanto os espíritos regentes ainda forem referências de aprendizado, enquanto você sentir saudade ao final de cada gira, enquanto os objetivos espirituais e materiais também forem os seus objetivos, enquanto o sentimento de irmandade não se dissipar facilmente em momentos de atritos e conflitos naturais, enquanto você preservar o respeito e lealdade ao seu Sacerdote ." - Sr. Caboclo Tupinambá

EVENTOS QUE APOIAMOS

Abaixo Eventos, Festas, Ritos de parceiros do Blog. Se você leitor tiver algum evento contate em nosso email. ( paileodelpezzo@gmail.com)

Nossa Bandeira

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Léo Del Pezzo, ou Pai Léo das Pedreiras. Médium Umbandista á 19 anos, consagrado Pai Espiritual.Dedica todo seu sacerdócio para levar o entendimento de conhecimentos esotéricos, filosófico e teologicos ,exaltando a "Umbanda", Escritor do livro: "SENZALA - A PRISÃO DA ALMA"