.
.
.
.
.
.
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Feito por www.AllBlogTools.com

Pesquisar Neste blog

terça-feira, 4 de agosto de 2009

EXU TATA CAVEIRA



Olá irmãos


Que a paz de Oxalá esteja com todos


Pois bem este mês falaremos muito sobre Exu pois são os grandes homenageados, o Exu escolhido hoje é o Seu Tata Caveira, que é o grande comandante da linha de omulu, o Orixá homenageado este mês também segue abaixo a história deste Exu e os outros companheiros da mesma falange.
Antes de ser uma entidade, Tata Caveira viveu na terra física, assim como todos n�s. Acreditamos que nasceu em 670 D.C., e viveu até dezembro de 698, no Egito, ou de acordo com a própria entidade, "Na minha terra sagrada, na beira do Grande Rio".
Seu nome era Próculo, de origem Romana, dado em homenagem ao chefe da Guarda Romana naquela época.Próculo vivia em uma aldeia, fazendo parte de uma família bastante humilde. Durante toda sua vida, batalhou para crescer e acumular riquezas, principalmente na forma de cabras, camelos e terras. Naquela época, para ter uma mulher era necessário comprá-la do pai ou responsável, e esta era a motivação que levou Próculo a batalhar tanto pelo crescimento financeiro.
Próculo viveu de fato uma grande paixão por uma moça que fora criada junto com ele desde pequeno, como uma amiga. Porém, sua cautela o fez acumular muita riqueza, pois não queria correr o risco de ver seu desejo de união recusado pelo pai da moça.O destino pregou uma peça amarga em Próculo, pois seu irmão de sangue, sabendo da intenção que Próculo tinha com relação á moça, foi pela chave de uma traição muito grave. Justamente quando Próculo conseguiu adquirir mais da metade da aldeia onde viviam, estando assim seguro que ninguém poderia oferecer maior quantia pela moça, foi apunhalado pelas costas pelo seu próprio irmão, que comprou-a horas antes. De fato, a moça foi comprada na noite anterior á manhã que Próculo intencionava concretizar seu pedido.Ao saber do ocorrido, Próculo ficou extremamente magoado com seu irmão, porém o respeitou pelo fato ser sangue do seu sangue. Seu irmão, apesar de mais velho, era muito invejoso e não possuía nem metade da riqueza que Próculo havia acumulado.
Uma guerra teve início. A aldeia de Próculo foi invadida repentinamente, e pegou todos os habitantes de surpresa. Estando em inferioridade numérica, foram todos mortos, restando somente 49 pessoas.Estes 49 sobreviventes, revoltados, se uniram e partiram para a vingança, invadindo a aldeia inimiga, onde estavam mulheres e crianças. Muitas pessoas inocentes foram mortas neste ato de raiva e ódio. No entanto, devido a inferioridade numérica, logo todos foram cercados e capturados.Próculo, assim como seus companheiros, foi queimado vivo. No entanto, a dor maior que Próculo sentiu "não foi a do fogo, mas a do coração", pela traição que sofreu do próprio irmão, que agora queimava ao seu lado.Esta foi a origem dos 49 exus da linha de Caveira, constituída por todos os homens e mulheres que naquele dia desencarnaram.

Entre os exus da linha de Caveira, existem: Tata Caveira, João Caveira, Caveirinha, Rosa Caveira, Dr. Caveira , Sete- Caveiras, Quebra-Osso, entre muitos outros. Por motivo de respeito, não será indicado aqui qual exu da linha de Caveira foi o irmão de Tata enquanto vivo.
Seu Tata Caveira é um Exu muito díficil de ter médiuns pois por sua aparencia perispiritual, e as lendas que o circundam, esta entidade impõe o medo nas pessoas, mas a verdade é que este grande trabalhador da seara do Pai é um Exu incompreendido pois sua aparência não representa a morte e sim a essência de todo ser humano, todos nós temos uma ceveira dentro de nós e esta simbolização representa que devemos nos livras das coisas mundanas e vivermos só pela nossa essência.


Ponto Cantado de tata Caveira:
Ele vem vindo por detrás da bananeira
Ele vem vindo por detrás da bananeira
Saravá Rei Omulu, Exu Tatá Caveira
Saravá Rei Omulu, Exu Tatá Caveira
Que Oxalá nos abençoe sempre
Saravá .'.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

Anônimo disse...

Saudações fraternas... De um humilde servidor de Oxalá - aparelho do Sr. 07 Caveiras.

Javier Ie e JPMDB SBC disse...

Lindo mesmo... sem palavras tenho o orgilho e ser o aparelho deste tão sabio exu... sou só um servo do propósito maior e aprendo muito com ele.

Unknown disse...

história triste e bela o mesmo tempo.. tenho um enorme orgulho de servir como aparelho de Tatá Caveira.. Salve!

Unknown disse...

historia linda e triste ao mesmo tempo, sinto muito orgulho de servir como aparelho p Tatá Caveira.. Salve!


CAMINHO... "Sim, seu caminho é a Umbanda enquanto você valorizar a experiência espiritual com os Orixás, Guias e Mensageiros do Astral que se desdobram em muitas formas para te auxiliar. Seu caminho é e sempre será a Umbanda, enquanto você acender uma vela e sentir que ela fala contigo, enquanto você escutar o som do atabaque e seu corpo aquecer num compasso de vibrações e arrepios, enquanto você sentir o aroma das ervas transmutadas em fumaça ao contato com a brasa incandescente e for acometido da sensação de estar sendo transportado para outro lugar, a Umbanda continuará sendo seu caminho enquanto o brado dos Caboclos te arrepiar, o silêncio dos Pretos Velhos te emocionar, o gracejo dos Baianos te alegrar, a sinceridade dos Exus te curvar, a simpatia das Pomba Giras te atrair e a ciranda dos Erês te relembrar que, apesar dos pesares, o mais importante é não perder a pureza das crianças. Sim, seu lugar é no Templo que frequenta, enquanto os espíritos regentes ainda forem referências de aprendizado, enquanto você sentir saudade ao final de cada gira, enquanto os objetivos espirituais e materiais também forem os seus objetivos, enquanto o sentimento de irmandade não se dissipar facilmente em momentos de atritos e conflitos naturais, enquanto você preservar o respeito e lealdade ao seu Sacerdote ." - Sr. Caboclo Tupinambá

EVENTOS QUE APOIAMOS

Abaixo Eventos, Festas, Ritos de parceiros do Blog. Se você leitor tiver algum evento contate em nosso email. ( paileodelpezzo@gmail.com)

Nossa Bandeira

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Léo Del Pezzo, ou Pai Léo das Pedreiras. Médium Umbandista á 19 anos, consagrado Pai Espiritual.Dedica todo seu sacerdócio para levar o entendimento de conhecimentos esotéricos, filosófico e teologicos ,exaltando a "Umbanda", Escritor do livro: "SENZALA - A PRISÃO DA ALMA"