.
.
.
.
.
.
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Feito por www.AllBlogTools.com

Pesquisar Neste blog

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

CABOCLOS


Olá irmãos

A postagem sobre o Caboclo  Tupinambá ontem, deixou algumas dúvidas quando disse que ele é o rei dos Caboclos, pois bem a postagem de hoje é para explicar como é a hierarquia desta falange, segue abaixo, uma explicação básiuca deste assunto.

Caboclo Tupinambá: os caboclos desta linha são chefiados pelo Cacique Tupinambá, este foi o patrono e o primeiro índio a usar esta roupagem fluídica na Umbanda, por isso é o Rei dos Caboclos ou Rei da Mata.
Caboclo Sete-Encruzilhadas: este caboclo foi o que primeiro se apresentou como caboclo, mas há relatos que antes de sua aparição alguns médiuns já trabalhavam com índios, a explicaçlão de seu nome foi dada por ele mesmo em terra, é Caboclo Sete-Encruzilhada pois não há caminho fechado pra mim.
Caboclo Sete-Flechas- Esta falange conhecida é o comandante de todos os Caboclos puros de Oxossí, diz a miutologia que o caboclo que deu nome a falnge é filho do Cacique Tupinambá.
Cabocla Jurema: Não deve fazer confusão com o culto a Jurema que é um culto indigena, A Cabocla Jurema é uma grande chefe de falange, tão grande que já há sub-falanges: Jurema Preta, Jurema da bahia, Jurema da Cachoeira entre outras, diz a mitologia que é a mãe de Sete-Flechas, a vibração originária da Cabocla Jurema é de Iansã.

Após esta explicação falaremos de outro caboclos:


Caboclo Rompe-Mato: Este é o caboclo comandante de todos caboclos ligados a Ogum, sua triáde é com os caboclos Cobra Coral e Pena Branca.
Caboclo Tupã: Este é o comandante dos Caboclos de Oxalá, as entidades desta linha tem a autorização de trabalhar em qualquer linha ou trbalho.
Caboclo Sete-Pedreiras: Este é o Comandante dos Caboclos de Xangô, faz triáde com os caboclos, Sete-Flechas e Sete Espadas.
Caboclo Arranca Toco:  É o comandante dos caboclos de Obaluaye, díficílimos de ver em terra esses caboclos são grandes feiticeiros.
Caboclo Turimã: Comandante dos caboclos e caboclas do Mar, junto com a Cabocla Janaína.
Cabocla Assussena: Esta comandan a linha de caboclos mais dificil de vir em terra as caboclas de Nanã.
Cabocla Iara, comanda os caboclos e caboclas das cachoeiras junto com o Caboclo Sete-Cachoeiras.


Há também os Caboclos Cruzados:
Caboclo Cobra Coral: Este caboclo é a ponte entre Oxossí e Xangô, alguns afirmam trabalhar para Oxumaré.
Caboclo Pena Branca: Este é a ponte entre Oxossí e Oxalá.
Caboclo Araribóia: Este é a ponte de Oxossí pra Ogum.
Caboclo Araúna, faz a ligação entre Oxossí e Obaluaye.
Caboclo Ventania: faz a ligação de Oxossí pra Iemanjá
Caboclo Tupãzinho:  faz a ponte entre Oxossí e Cosme e Damião.


Existe também alguns caboclos que chamamos de encantados, estes são muito difícil de vir em terra pois já acabaram sua missão na terra:
Caboclo Urubatão, Caboclo Zangão das Matas, Caboclo Sultão das Matas, Caboclo Lírio, Caboclo Junco Verde, Caboclo Treme Terra, Caboclo Pedra Preta, Caboclo Tapindaré, Caboclo Tibiriça, Tupaíba, entre outros.

Alguns Caboclos de Oxalá: Aymoré, Girassol, Caboclo do Sol, Caboclo Lua, Folha branca, Umuarama, Caboclo Astro-Rei, Caboclo Amanhecer.
Alguns Caboclos de Oxossí: Pena Verde, Sete-Folhas, Arruda, Folha Verde, Flecha lijeira, Juremeiro, Flecheiro, Caboclo do Vento.

Alguns Caboclos de Ogum: Rompe Nuvem, Quebra Demanda, Ubirtan. Ubirajara, Rompe Aço, Vigia da Mata, Rompe-Estrela.
Alguns Caboclos de Xangô: Sete Montanhas, Serra Negra, Pena Dourada, Pele Dourada, Caboclo Machadinha, Quebra Pedra, Pedra Branca.
Alguns Caboclos de Obaluaye: Caboclo Pena Preta, Cobra Negra, Terra Roxa, Pena Roxa, Caboclo Sete-Cruzes, Caboclo Pajé, Caboclo Urutinga.
Alguns Caboclos e Caboclas de Iemanjá: Caboclo Aruanã, Ventania, Cabolca Estrela Dalva, Cabolo do Mar, Caboclo das Ondas, Pena Azul, Cabolca Estrela Branca.
Alguns Caboclos e Caboclas de Oxum: Caboclo Três Cachoeiras, Caboclo Cascata, Cabocla Juremeira, Cabocla Lua Nova, Cabocla  Água Doce.
Alguns Caboclos e Caboclas de Iansã: Caboclo do Fogo, Caboclo Raio, Cabocla do Vento, Cabocla Ventarola.
Alguns Caboclos e Caboclas de Nanã: Caboclo do Mangue, Caboclo da Lagoa, Caboclo Água Preta.

Que Oxalá nos abençoe sempre

Saravá  .'.

"Semirombá" Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

Unknown disse...

OLA...
EU QUERIA SABER SE VC TEM ALGO QUE FALA SOBRE O CABOCLO FLECHA DOURADA, QUERIA MUITO SABER MAIS SOBRE ESSE GUIA MARAVILHOSO..

DESDE JA MUITO OBRIGADO

São LuÍz disse...

Busco informação sobre o Caboclo Tapindaré

Dininha disse...

O Texto sobre os caboclos e caboclas está lindo!!!
amo cada vez mais saber sobre eles..
ainda mais pra quem é filha de Oxossi, sou meio suspeita

Muito axé a todos


CAMINHO... "Sim, seu caminho é a Umbanda enquanto você valorizar a experiência espiritual com os Orixás, Guias e Mensageiros do Astral que se desdobram em muitas formas para te auxiliar. Seu caminho é e sempre será a Umbanda, enquanto você acender uma vela e sentir que ela fala contigo, enquanto você escutar o som do atabaque e seu corpo aquecer num compasso de vibrações e arrepios, enquanto você sentir o aroma das ervas transmutadas em fumaça ao contato com a brasa incandescente e for acometido da sensação de estar sendo transportado para outro lugar, a Umbanda continuará sendo seu caminho enquanto o brado dos Caboclos te arrepiar, o silêncio dos Pretos Velhos te emocionar, o gracejo dos Baianos te alegrar, a sinceridade dos Exus te curvar, a simpatia das Pomba Giras te atrair e a ciranda dos Erês te relembrar que, apesar dos pesares, o mais importante é não perder a pureza das crianças. Sim, seu lugar é no Templo que frequenta, enquanto os espíritos regentes ainda forem referências de aprendizado, enquanto você sentir saudade ao final de cada gira, enquanto os objetivos espirituais e materiais também forem os seus objetivos, enquanto o sentimento de irmandade não se dissipar facilmente em momentos de atritos e conflitos naturais, enquanto você preservar o respeito e lealdade ao seu Sacerdote ." - Sr. Caboclo Tupinambá

EVENTOS QUE APOIAMOS

Abaixo Eventos, Festas, Ritos de parceiros do Blog. Se você leitor tiver algum evento contate em nosso email. ( paileodelpezzo@gmail.com)

Nossa Bandeira

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Léo Del Pezzo, ou Pai Léo das Pedreiras. Médium Umbandista á 19 anos, consagrado Pai Espiritual.Dedica todo seu sacerdócio para levar o entendimento de conhecimentos esotéricos, filosófico e teologicos ,exaltando a "Umbanda", Escritor do livro: "SENZALA - A PRISÃO DA ALMA"