.
.
.
.
.
.
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Feito por www.AllBlogTools.com

Pesquisar Neste blog

Carregando...

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

SEMIROMBA


Olá irmãos

Que a paz de Oxalá esteja com todos

Pois bem irmãos dia 4 de outubro foi o dia dedicado a São Francisco de Assis, nó umbandistas chamamos de Semiromba, que quer dizer homem puro. Ontem em conversa com um preto-velho, este me disse que eu deveria sempre no final de um ato dizer: "Semirombá" que é uma saudação a este grande militador das hostes espirituais, São Francisco foi considerado um dos homens mais puros que passaram na terra junto com Jesus Cristo e João Batista. Então em homenagem a este preto-velho que eu jurei a seus pés que me espelharia em Semiromba segue uma pequena explicação esotérica de Semiromba e o Cântico ao sol que foi seu último texto escrito em vida.

Como bem sabemos a Umbanda é dividida em sete-linhas e cada linha é chefiada por um orixá a primeira linha é chefiada por Orixalá ou Oxalá e nesta falange a legiões de vários espirítos.
Esta Linha representa a força máxima da Umbanda, de onde provém o êxito de todos os trabalhos. é composta de diferentes espíritos de diferentes raças da Terra, não somente brancos e negros, entre eles os espíritos de pretos velhos, padres e freiras, culas almas purificadas atingiram a perfeição. Exemplo de entidades que baixam nesta linha são: Caboclo Aymoré, Urubatão da Guia, Sultão das Matas, Ubiratan, Preto-Velho Pai Francisco, Pai Jeremias, Vovó Rita, os Cosminhos: Luz da Manhã, Raio de Sol, Luz do Luar, Exu Sete Encruzilhada, Exu Maioral, Exu Rei. Exu Lúcifer, Pomba-Gira Alteza, Rainha, Dona Sete-Encruzilhadas entre outras entidades.
As legiões desta linha são comandadas por:


Legião de Santo António- Este comanda os Exus de Oxalá 

Legião de Santo Onofre- Comanda os Caboclos de Oxalá
Legião de Santa Catarina - Comanda os Cosminhos de Oxalá
Legião de Santo Expedito- Comanda os Comandants Universais, cruzamento com Ogum
Legião de Santa Rita de Cássia - COmanda o cruzamento com a linha d´agua
Legião de São Francisco de Assis (Semiromba-frade)- Comanda a linha mais pura, os Médicos, e Orientais.
Legião de São Benedito ou Benzet- Comanda a Linha dos Pretos-Velhos de Oxalá

Cântico ao Sol

“Altíssimo, onipotente, bom Senhor, Teus são o louvor, a glória, a honra E toda a benção. Só a ti, Altíssimo, são devidos; E homem algum é digno De te mencionar.

Louvado sejas, meu Senhor, Com todas as tuas criaturas, Especialmente o Senhor Irmão Sol, Que clareia o dia E com sua luz nos alumia. E ele é belo e radiante Com grande esplendor: De ti, Altíssimo é a imagem.
Louvado sejas, meu Senhor, Pela irmã Lua e as Estrelas, Que no céu formaste claras E preciosas e belas. Louvado sejas, meu Senhor, Pelo irmão Vento, Pelo ar, ou nublado Ou sereno, e todo o tempo Pela qual às tuas criaturas dás sustento.

Louvado sejas, meu Senhor, Pela irmã Água, Que é muito útil e humilde. E preciosa e casta. Louvado sejas, meu Senhor, Pelo irmão Fogo Pelo qual iluminas a noite E ele é belo e jucundo E vigoroso e forte.
Louvado sejas, meu Senhor, Por nossa irmã a mãe Terra Que nos sustenta e governa, E produz frutos diversos E coloridas flores e ervas. Louvado sejas, meu Senhor, Pelos que perdoam por teu amor, E suportam enfermidades e tribulações. Bem aventurados os que sustentam a paz, Que por ti, Altíssimo, serão coroados.
Louvado sejas, meu Senhor, Por nossa irmã a Morte corporal, Da qual homem algum pode escapar. Ai dos que morrerem em pecado mortal! Felizes os que ela achar Conformes á tua santíssima vontade, Porque a morte segunda não lhes fará mal!
Louvai e bendizei a meu Senhor, E dai-lhe graças, E servi-o com grande humildade. “


Que Oxalá nos abençoe sempre

Saravá  .'.

"Semirombá" Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:


CAMINHO... "Sim, seu caminho é a Umbanda enquanto você valorizar a experiência espiritual com os Orixás, Guias e Mensageiros do Astral que se desdobram em muitas formas para te auxiliar. Seu caminho é e sempre será a Umbanda, enquanto você acender uma vela e sentir que ela fala contigo, enquanto você escutar o som do atabaque e seu corpo aquecer num compasso de vibrações e arrepios, enquanto você sentir o aroma das ervas transmutadas em fumaça ao contato com a brasa incandescente e for acometido da sensação de estar sendo transportado para outro lugar, a Umbanda continuará sendo seu caminho enquanto o brado dos Caboclos te arrepiar, o silêncio dos Pretos Velhos te emocionar, o gracejo dos Baianos te alegrar, a sinceridade dos Exus te curvar, a simpatia das Pomba Giras te atrair e a ciranda dos Erês te relembrar que, apesar dos pesares, o mais importante é não perder a pureza das crianças. Sim, seu lugar é no Templo que frequenta, enquanto os espíritos regentes ainda forem referências de aprendizado, enquanto você sentir saudade ao final de cada gira, enquanto os objetivos espirituais e materiais também forem os seus objetivos, enquanto o sentimento de irmandade não se dissipar facilmente em momentos de atritos e conflitos naturais, enquanto você preservar o respeito e lealdade ao seu Sacerdote ." - Sr. Caboclo Tupinambá

EVENTOS QUE APOIAMOS

Abaixo Eventos, Festas, Ritos de parceiros do Blog. Se você leitor tiver algum evento contate em nosso email. ( paileodelpezzo@gmail.com)

Nossa Bandeira

Seguidores

Quem Passou por Aqui

Quem sou eu

Minha foto
Léo Del Pezzo, ou Pai Léo das Pedreiras. Médium Umbandista á 13 anos, consagrado Pai Espiritual.Dedica todo seu sacerdócio para levar o entendimento de conhecimentos esotéricos, filosófico e teologicos ,exaltando a "Umbanda"