.
.
.
.
.
.
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Feito por www.AllBlogTools.com

Pesquisar Neste blog

domingo, 1 de agosto de 2010

EXU GUARDIÃO

Olá irmãos


Que a paz de Oxalá esteja com todos


Pois bem irmãos a expressão "Exu Guardião" hoje ganha muita ênfase em textos umbandistas, isto acontece pois     este termo é usado para diferenciar a doutrina que Exu não é o mal, e é esta doutrina que seguimos aqui em nosso blog também.

OS EXUS GUARDIÕES

Das entidades de umbanda Exu é que mais polêmica e discussão geram entre curiosos e até mesmo integrantes dos Cultos de Umbanda.
Para começar diremos que EXU NÃO É:

Uma entidade trevosa que realiza desejos escusos. Exu não tem nada a ver com as imagens comercializadas. Não é vingativo, violento e cruel. Não usa capa vermelha ou preta. Não tem "pé" de bode. Não é todo vermelho. Não tem rabo e nem chifres. Não come galinha ou carnes cruas. Nem bebem até deixar seus "cavalos" sem condições de andar.

Não negamos que existem entidades que se apresentam ou sejam até mais horrendas do que as imagens de mau gosto encontrado nas casas de artigos religioso, mas estas entidades com toda certeza não são Exus.

Exu, na realidade é guardião da Luz para as Sombras, e das Sombras para as Trevas, e é ele que COMBATE às entidades que possuem as formas mais horrendas e esquisitas. Estes seres ainda encravados no mal são os chamados KIUMBAS e são violentos, vingativos e cruéis.

Tais criaturas são atraídas de suas covas no SUBMUNDO ASTRAL pelas nossas próprias atitudes e sentimentos inferiores, sendo que os EXUS SÃO COMO GUERREIROS, que impedem o acesso destes seres às zonas mais superiores, e estes Kiumbas, quando podem, mistificam os Exus, ou mesmo Caboclos, Pais-Velhos, e Crianças.

E como reconhecer um Exu de fato e de direito? Simples:

O verdadeiro guardião não deixa seu médium torto, com expressão de ódio no rosto, não fica com os dedos em forma de garras, e não se arrasta no chão. Exu de Umbanda não fala palavrões de deixar cabelo em pé, não é "doidinho" por marafo (pinga) e sangue e não aceita entregas em encruzilhadas de rua ou cemitérios. Quem aceita estas coisas nestes locais, são os já citados Kiumbas, que são os que gostam de galo e galinha pretos na encruza.

Portanto CUIDADO irmão de fé, não ofereça sangue ou animais nas ruas, pois poderá levar estas entidades para suas casas, o que lhe trará os maiores dissabores e problemas.

Os preceitos para Exu são entregues nas encruzilhadas das matas e campina, e sempre com elemento sutis. Exu de Umbanda não pode ser comprado com bagatelas e Exu nenhum de verdade aceita realizar trabalhos para matar ou prejudicar alguém.

Como sabemos Exu é justo, ou seja, está ligado aos conceitos do "Quem deve paga, e quem merece recebe". Por isso não existe aquela história de fazer amizade com Exu, para conseguir isto ou aquilo. Com isso, não queremos dizer que Exu é uma entidade boazinha, mas pensem um pouco, que lógica tem baixar em um terreiro Caboclo, Pai-Velho, Criança para fazer a caridade, e no mesmo terreiro baixar Exu para praticar o mal.

Exu é de serventia de Caboclo, Pai-Velho e Criança, sim, mas única e exclusivamente para que seja cumprida a JUSTIÇA KÁRMICA, POIS EXU NÃO É BOM NEM MAL, É APENAS JUSTO.

Por isso devemos tomar cuidado com o que pedimos para Exu, pois quem não sabe o que pede, não sabe o que quer, e o que irá receber, e muito menos o que MERECE receber. Exu só trabalha com o consentimento de entidades superiores e única e exclusivamente dá alguma coisa a alguém se o merecimento deste alguém estiver de acordo com a Justiça Kármica.

Exu não costuma ficar "jogando conversa fora", ele vai direto ao assunto, orientando e conduzindo aquilo que tem que ser feito, pois não é só esta a função de Exu.

EXU É TAMBÉM O AGENTE DA MAGIA, é ele quem executa os processos mais sutis da MAGIA DA UMBANDA. Só por isso já podemos deduzir que, para executar a magia e a justiça kármica, não poderiam ser entidades irresponsáveis e muito menos entidades inferiores.

Exu também não pede que seus médiuns se vistam de "galãs" de ternos, ou de preto e vermelho, e não realiza sessões "fechadas", onde até o sexo é praticado em nome de Exu, como sabemos que acontece em muitos terreiros ditos de "Umbanda".

Outra distorção que existe é a respeito do Exu Sra Pomba-Gira. Este é um Exu feminino e muitos a colocam com se fosse prostituta, uma mulher da vida. A Sra. POMBA GIRA É UMA EXU GUARDIÃO DOS MAIS SÉRIOS em de promover a bagunça à orgia, como muitos desejam, ela combate todas as perturbações relacionadas com o lado sexual, combatendo os Magos Negros e seus Kiumbas.

Assim como na Umbanda existem sete Orixás Menores Chefes de legião, na Kimbanda (que muitos confundem com Magia Negra e praticas da Kiumbanda) existem sete Exus Guardiões da Luz para as sombras que são:

Paralela ativa = UMBANDA 
Paralela passiva = KIMBANDA

ORIXÁS

EXUS GUARDIÕES

ORIXALÁ
EXU Sr. DAS 7 ENCRUZILHADAS.
OGUM
EXU Sr. TRANCA-RUAS.
OXOSSI
EXU Sr. MARABÔ.
XANGÔ
EXU Sr. GIRA MUNDO.
Yorimá
EXU Sr. PINGA-FOGO.
YORI
EXU Sr. TIRIRI.
YEMANJÁ
EXU Sra POMBA-GIRA

Exu Sr.
Minerais
Metais
Bebidas
Ervas
Sete Encruzilhadas
Quartzo branco
Ouro
Sidra seca e marafo
Guiné
Tranca Ruas
Pedra ferro
Ferro
Vinho branco seco e marafo
Espada
Marabô
Pedra da mata redonda ou quartzo azul
Cobre
Vinho branco suave e marafo
Mamona
Gira Mundo
Pedra da cachoeira triangular ou quartzo verde
Estanho
Vinho frisante e marafo
Mangueira
Pinga Fogo
Ônix preto ou hematita
Chumbo
Vinho tinto seco e marafo
Bananeira
Tiriri
Mercúrio
Rodonita
Licores doces  e marafo
Pitanga
Pomba Gira
Conchas e caracóis
Prata
Sidra doce e marafo
Brinco de Princesa

Que Oxalá nos abençoe sempre



Saravá  .'.



"Semirombá"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

amor cigano disse...

EU EM PARTICULAR, JÁ OUVI MUITO O POVO FALAR QUE EXU É COISA RUIM.MAIS COMO SOU ESPÍRITA,SEI QUE DEUS,NÃO FEZ NINGUÉM PROPENSO PARA FAZER O MAL.AS PESSOAS QUE NÃO TEM FÉ EM DEUS É QUE BUSCA FAZER O MAL AO PRÓXIMO.SEM IMAGINAR QUE A LEI DO RETORNO VEM DEPOIS.IRMÃOS A ORAÇÃO É A MELHOR FERRAMENTA PARA TUDO.MAIS EU TRABALHO COM NOSSOS IRMÃOS, E ORO MUITO PARA CADA EVOLUÇÃO DE CADA UM.SEMPRE ACHEI QUE O MAL É PARA AS PESSOAS,FRACAS SEM CONHECIMENTO DO AMOR DE DEUS.

sex disse...

exu nao e ruim,minha tia tem um centro de umbanda ela trabalha com o seu tranca rua e com a maria mulambo esta ser muito minnha amiga e NUNCA ela ou o seu tranca rua ou qualquer guia da direita ou esquerda fazer algum tipo de mal pra alguem eles vem a terra pra ajudar e outro exu que minha tinha recebe pois ela e babalao e o seu 7 mto amigo e leal tambem exu mirim e o poderozinho e os guias da direita:seu tupa,seu lampiao,diogo,ze folgado,tiao,nara,tiaozinho,ze,jussara,7 folhas, ogum,e mais outros... obrigada


CAMINHO... "Sim, seu caminho é a Umbanda enquanto você valorizar a experiência espiritual com os Orixás, Guias e Mensageiros do Astral que se desdobram em muitas formas para te auxiliar. Seu caminho é e sempre será a Umbanda, enquanto você acender uma vela e sentir que ela fala contigo, enquanto você escutar o som do atabaque e seu corpo aquecer num compasso de vibrações e arrepios, enquanto você sentir o aroma das ervas transmutadas em fumaça ao contato com a brasa incandescente e for acometido da sensação de estar sendo transportado para outro lugar, a Umbanda continuará sendo seu caminho enquanto o brado dos Caboclos te arrepiar, o silêncio dos Pretos Velhos te emocionar, o gracejo dos Baianos te alegrar, a sinceridade dos Exus te curvar, a simpatia das Pomba Giras te atrair e a ciranda dos Erês te relembrar que, apesar dos pesares, o mais importante é não perder a pureza das crianças. Sim, seu lugar é no Templo que frequenta, enquanto os espíritos regentes ainda forem referências de aprendizado, enquanto você sentir saudade ao final de cada gira, enquanto os objetivos espirituais e materiais também forem os seus objetivos, enquanto o sentimento de irmandade não se dissipar facilmente em momentos de atritos e conflitos naturais, enquanto você preservar o respeito e lealdade ao seu Sacerdote ." - Sr. Caboclo Tupinambá

EVENTOS QUE APOIAMOS

Abaixo Eventos, Festas, Ritos de parceiros do Blog. Se você leitor tiver algum evento contate em nosso email. ( paileodelpezzo@gmail.com)

Nossa Bandeira

Seguidores

Quem Passou por Aqui

Quem sou eu

Minha foto
Léo Del Pezzo, ou Pai Léo das Pedreiras. Médium Umbandista á 13 anos, consagrado Pai Espiritual.Dedica todo seu sacerdócio para levar o entendimento de conhecimentos esotéricos, filosófico e teologicos ,exaltando a "Umbanda"