.
.
.
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Feito por www.AllBlogTools.com
Loading...

Pesquisar Neste blog

Carregando...

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

SÍTIOS SAGRADOS


Olá irmãos

Que a paz de Oxalá esteja com todos


Pois bem como vocês notaram o blog já está preparado para a passagem do ano, por mais que o mês de novembro não tenha acabado a energia vibracional já é a de Iemanjá, que term seu dia consagrado na Umbanda, dia 8 de dezembro pelo sincretismo com a "Imaculada Conceição" ou "Nossa Senhora da Conceição"  assim já nos focamos à Nossa Querida Mamãe Sereia.

A postagem de hoje é um assunto bem interessante, quando era mais novo ouvia que as sete-linhas da Umbanda eram: Oriente, Mar, Mata, Cachoeira, Estrada, Pedreira e Cemitério, porém na verdade estas não são linhas e sim lugares onde podemos nos ligar as entidades, pois há outros lugares que também temos esta ligação por exemplo: nascentes, rios, braços de mar, savanas, cerrados, cavernas, lagos, pântanos entre outros.
Nos chamamos estes lugares de "Sítios Sagrados", esses lugares é onde a energia pura da natureza vibra em abundância. Segue então abaixo açguns desses lugares, suas funções espirituais e seus regentes.

O primeiro Sítio a ser citado é o mais sagrado é lá onde deve verter a água do amor, da pureza e de tudo que é bom, este lugar é a morada de nosso espirito, o nosso coração, o nosso íntimo, neste sítio sagrado é que manda Oxalá, em nosso ser que ele deve sempre comandar.


Mar: o mar é um sítio muito procurado pelos religiosos de nossa fé, lá é onde reside Iemanjá a mãe de todos Orixás, espiritualmente é um lugar de entrega, pois o mar aceita tudo, assim é lá que toda oferenda tem sua morada final. è também conhecida como"Calunga Grande", a morada de toas entidades, no mar também é aceita oferendas e pedidos a Ogum também.


Cachoeira: é neste lugar que morar muitos seres iluminados, mamãe Oxum que é a senhora das águas doces tem sua energia mais vibrante neste lugar, espiritualmente é um grande sítio de elevação, onde podemos nos religar ao nossos sentimentos mais puros, muitos tem como a cachoeira a água mais pura, chamando-a da verdadeira "Água de Oxalá". Oferndas para Xangô e para Oxossí também são aceitas nestes lugares.


Rios: no Candomblé quase todos Orixás femininos se transformaram em rios, Iemanjá somente que correu até o mar, assim as oferendas em rios são para os Orixás femininos na maioria das vezes, Oxum também comanda, mas alguns terreiros mais antigos oferecem nos rios oferendas para Iansãe e Logun- Edé. Espiritualmente o rio representa a busca de um objetivo, muitos fazem estas oferendas para prosperidade.


Pântano: É lá que reside a "Vovó" dos Orixás, Nanã Buruque tem sua energia nos pântanos pois seu elemento é a água e a terra, a senhora dos malês vive onde a energia da lama é vibrante, águas paradas e sua morada, mesmo sendo a senhora da transformação, espiritualmente o pântano é um renovador de energias, pois transforma sempre está renovando sua água mesmo que pareça que etá parada, Pomba-Giras ligadas a terra também aceitam oferendas lá, por exemplo: Rosa Caveira, Rosa do Lodo, Pomba-Gira do Mangue. Exu do lodo também é reinante nestes lugares.

Lagos e Lagoas: Tem a mesma função dos pântanos e seus mesmos regentes.

Mangues e Braços de Mar, todo Mangue, Braço de Mar ou Canal é de governança de Exu pois é a entrade do mar é na entrade é Exu que cuida.


Matas e Florestas: o governador é Oxossí é o campo mais utilizados por umbandistas pois é lá que a religação com Deus é mais forte, neste lugar sagrado renovamos nossas energias, pois o plasma das plantas são absorvidas por nós. Lugares onde há plantas frutíferas são melhores ainda para esta renovação.

Pedreira: Xangô é o senhor da pedreira onde os pedidos de justiça são pedidos, neste lugar Xangô manda seus refluvios energéticos, trabalhos para Iansã também são aceitos.

Campos floridos e Nascentes de Água são luagres onde São Cosme e Damião atuam, trabalhos para crianças são muito eficazes nestes lugares.
  

Savanas e Cerrados, onde há lugares abertos na natureza como cerrados e planicies o comando é de Ogum e seus caboclos, são lugares onde o vento é constante.

Montanhas e Serras, e nestes lugares altos onde oferendas para Oxalá são feitas, Xangô também é lembrado nestes lugares.

Cavernas: Lugares subterrâneos ou com pouca luz são lugares ótimos para oferendas para Omulu e Obaluaye pois são luagres onde as energias negativas são transformadas em positivas.

Estradas; estradas, caminhos, linhas férreas são ligadas a Ogum, Exu e Pomba-giras também são saudados nestes lugares pois representam a segurança por onde passarmos.


Cemitério: este é lugar mais controvérsio, alguns não aceitam trabalhos lá, outros já tem como hábito estas entregas, são lugares onde as almas residem, entrgas lá são perigosas só devem ser feitas em casos muitos especiais e por pessoas muito bem capacitadas para tal trabalho. Normalmente são trabalhos de descarrego. tanto na força de Obaluaye ou Omulu como pra Exu também.


Encruzilhada, este termo é muito utilizado  na Umbanda, como todos sabemos Exu é rei na Encruzilhada, mas existe uma distorção deste nome, respeitamos qualquer cultura ou crença mas aqui deixarei descrito nosso entendimento, quando se diz que Exu é rei na encruzilhada, esta não é a encruzilhada da rua, esquina ou estrada, e sim a encruzilhada dos elementos sendo assim os trabalhos feitos em esquinas teriam mais eficácia se fossem feito na encruzilhada dos elementos, por exemplo numa mata onde houvesse uma pedreira, lá onde vários elementos se cruzam sim é que é um lugar ótimo para Exu, esta sim é a verdadeira Encruzilhada.

Que Oxalá nos ilumine sempre.

Saravá  .'.

"Semirombá" Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:


CAMINHO... "Sim, seu caminho é a Umbanda enquanto você valorizar a experiência espiritual com os Orixás, Guias e Mensageiros do Astral que se desdobram em muitas formas para te auxiliar. Seu caminho é e sempre será a Umbanda, enquanto você acender uma vela e sentir que ela fala contigo, enquanto você escutar o som do atabaque e seu corpo aquecer num compasso de vibrações e arrepios, enquanto você sentir o aroma das ervas transmutadas em fumaça ao contato com a brasa incandescente e for acometido da sensação de estar sendo transportado para outro lugar, a Umbanda continuará sendo seu caminho enquanto o brado dos Caboclos te arrepiar, o silêncio dos Pretos Velhos te emocionar, o gracejo dos Baianos te alegrar, a sinceridade dos Exus te curvar, a simpatia das Pomba Giras te atrair e a ciranda dos Erês te relembrar que, apesar dos pesares, o mais importante é não perder a pureza das crianças. Sim, seu lugar é no Templo que frequenta, enquanto os espíritos regentes ainda forem referências de aprendizado, enquanto você sentir saudade ao final de cada gira, enquanto os objetivos espirituais e materiais também forem os seus objetivos, enquanto o sentimento de irmandade não se dissipar facilmente em momentos de atritos e conflitos naturais, enquanto você preservar o respeito e lealdade ao seu Sacerdote ." - Sr. Caboclo Tupinambá

EVENTOS QUE APOIAMOS

Abaixo Eventos, Festas, Ritos de parceiros do Blog. Se você leitor tiver algum evento contate em nosso email. ( paileodelpezzo@gmail.com)

Nossa Bandeira

Seguidores

Quem Passou por Aqui

Quem sou eu

Minha foto
Léo Del Pezzo, ou Pai Léo das Pedreiras. Médium Umbandista á 8 anos, consagrado Pai Espiritual.Dedica todo seu sacerdócio para levar o entendimento de conhecimentos esotéricos, filosófico e teologicos ,exaltando a "Umbanda"