Olá irmãos
Que a paz de Oxalá esteja com todos, primeiro quero dizer que o mural de recados está dando mais certo que o chat, então quem quiser mandar alguma sugestão, crítica, enfim qualquer coisa fique a vontade. Quero dar os parabéns também a mais um seguidor do blog, o nome é Emidio Campos, que tem o blog: http://espadadeogum.blogspot.com/, bem quem quiser pde entrar, é um blog ainda no ínicio, mas muito bonito e interessante.
Bem vamos a postagem de hoje, os pretos-velhos costumam ter nomes compostos como exemplo: Vovó Maria Conga, Pai Joaquim de Guiné, Pai José de Angola, mas o porquê destes nomes? Os povos no qual o preto-velho se refere, é a linha vibratória do seu Orixá, é certo que todo preto-velho vibra origináriamente na linha e Obaluaye, mas poucos não entrecruzam com outras linhas de outros Orixás. Abaixo segue o povo e sua ligação com Orixá, junto com o comandante dela.
Povo de Aruanda: este povo vibra com a energia de Oxalá, é comandando por Pai José de Aruanda.
Povo da Angola: este povo vibra com a energia de Ogum, é comandado por Pai Antonio de Angola
Povo da Guiné: este povo vibra com a energia de Oxossí e é comandado pelo Pai Joaquim de Guiné
Povo Quemguelê: este povo vibra com a energia de Xangô e é comandado pelo Pai João Quemquelê
Povo de Congo: este povo vibra com a energia de Iemanjá e é comandada pela Vovó Maria Conga
Povo do Oriente: este povo vibra com a energia de São Cosme e Damião e é comandado por Pai Tomé do Oriente
Povo das Almas: este povo é de vibração só de Obaluaye, sem entrecruzamento e é comandado por Pai Benedito, os pretos-velhos desta linha, não costumam usar nomes compostos.
Existem outros povos que alguns pretos-velhos usam, por exemplo: Moçambique, da Costa, da Mina, da Caridade, da Cachoeira, da Pedreira, mas estes são sub-divisões dos povos principais que estão descritos acima.
Que Oxalá nos abençoe sempre
Saravá .'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário