.
.
.
.
.
.
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Feito por www.AllBlogTools.com

Pesquisar Neste blog

terça-feira, 26 de maio de 2009

DÍZIMO

Olá irmãos

Que a paz de Oxalá esteja com todos
Bem a algumas semanas venho pensando em fazer uma postagem sobre o dízimo, desde já deixo claro que não quero confrontar outras doutrinas.A palavra dízimo significa a décima parte de algo, paga voluntariamente.

Genéricamente o dízimo está presente em todas as religiões. Nas igrejas católicas, tem um momento na missa que se chama ofertório, neste momento os fiéis dão donativos, para o sustento da igreja. Nas igrejas evangélicas em geral, o dízimo é pedido no culto como forma de oferta também, mesmo alguns dizendo que algumas igrejas pedem 30%, 10% porcento do sálario, não posso confirmar estes casos pois desconheço oculto evangélico, meu entendimento é apenas pelos cultos que passam na televisão.

Desde a antiguidade nas religiões politeístas, já havia o pagamento de tributos aos deuse. Como ainda acontece esse pagamento nas religiões do hinduísmo.

Na fé islâmica existe o Zakat que seria parecida com os donativos dados no catolicismo. No judaísmo também existe o dízimo, ou melhor foi esta religião que deu origem aos dízimos nas religiões cristãs.

No espiritismo, também há dízimo, pois quase sempre em reuniões pede-se a doação de donativos ou alimentos. No candomblé as oferendas aos Orixás não passam de uma espécie de dízimo. E na nossa querida Umbanda existem mensalidades, doações e etc.

Vejam que estou tratando dízimo como doação, dízimo não é necessáriamente dinheiro, e sim qualquer ato de doar, pode ser desde comprar um quilo de vela e doar ao templo, um alimento para uma cesta básica, até o pagamento de uma mensalidade para o sustento da sua casa de oração.

Eu poderia citar passagens bíblicas, do alcorão, do torá e até dos vedas. Mas citarei a oração de São Francisco de Assis, o homem mais puro depois de Cristo: "É dando que se recebe". Não quero aqui levantar a bandeira que devemos doar tudo pra Deus, não o certo é você doar o que o seu coração quiser, mais vale doar um dia de serviço num hospital do que uma quantia em dinheiro para sua casa de oração. mas lembre-se nenhuma estabelecimento sobrevive somente de reza, existe impostos, contas.
Mas não quero discutir aqui o material e sim o espiritual, o "doar" faz bem para alma, pratique este ato, doe amor, sorriso, palavras benditas, você verá que isto alimenta o seu coração. Algumas pessoas dizem que não podem ajudar as outras pois sua condição é precaria. Este caso me lembra muito uma histórinha que meu avô me contava:
"Uma certa vez um homem andava cabibaixo na rua pois so tinha uma moeda para comprar alimento para ele, com esta moeda ele comprou um saquinho de tremoço. O homem comia aquilo e jogava a casca para trás na rua e ia pelo caminho reclamando da vida, em um certo momento ele virou para trás e notou que um homem ia engatinhando atrás dele comendo as cascas que ali despezava."
Esta histórinha me faz entender que não devemos dizer que estamos no fundo do poço, pois ainda não conhecemos a situação daquele que está ao nosso lado.
Mas meus irmãos fica aqui a mensagem: Doe para receber, doe o que o seu coração mandar mais vale uma atidude de amor do que uma doação de dinheiro, e mais vale doar para o sagrado do que gastar com remédios. Enfim o dízimo é a prática da caridade.

Que Oxalá nos abençoe sempre


Saravá .'.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

Renan Silva disse...

Oi meu amigo, eu nunca kiz brigar com você! Pois verdadeiramente eu te amo!
Muito bom o seu texto sobre o dízimo!
Muita considencia eu te mandar o texto e você postar um assunto sobre o dizimo! Por sinal, muito bem elaborado, abrangendo todas as religiões.
Muito bom mesmo o texto!
Pois o que eu te enviei tem tudo a ver com dizimo!
Eu te falo, nada adianta o dizimo sem amor ao próximo!
A fé sem obra é morta!
Devemos amar ao próximo!
Eu vejo o mundo cada vez mais sem amor! Eu kero ser uma fagulha bem pekena acesa, para anunciar para o mundo, que devemos nos preocupar com as crianças que morrem de fome, que morrem por vicios, que caem na prostituição ...
Devemos amar !
Eu te amo, idempedente da nossa diferença de religião, pois eu bem sei só existe um unico Deus, e você sabe disso, e que as leis espirituais são só uma para todos!
Paz de Cristo para o senhor!
Perdão pela confusão do texto que eu te enviei!

Renan Silva disse...

Você falou a mais pura verdade, meu amigo!
Devemos seguir a paz! Se o mundo pensase que nem você, te garanto que muita coisa iria mudar!
Que Deus te abençoe!
Nosso tesouro não esta em vida!
E sim por isso eu vos falo, devemos cuidar do espiritual!
A melhor maneira de cuidar do espiritual é amando o próximo! Concerteira você é um bom intersesor de vidas!
Fique na Paz de Deus!

Marta disse...

Realmente, esta postagem é muito interessante, doar nem sempre é dar dinheiro , vale muito mais dar amor, tem tantos locais com crianças abandonadas precisando de atenção, por isso vamos unir forças, vamos fazer aquilo que o nosso pai nos ensinou amar aos outros como a nós mesmos.
Uma otima semana a todos, Marta.

Pai Léo Del Pezzo disse...

Bem é isso que deve mudar, o conceito de dízimo e dinheiro, doar é sagrado e faz bem, não importa a quantidade e a espécie.


Saravá .'.


CAMINHO... "Sim, seu caminho é a Umbanda enquanto você valorizar a experiência espiritual com os Orixás, Guias e Mensageiros do Astral que se desdobram em muitas formas para te auxiliar. Seu caminho é e sempre será a Umbanda, enquanto você acender uma vela e sentir que ela fala contigo, enquanto você escutar o som do atabaque e seu corpo aquecer num compasso de vibrações e arrepios, enquanto você sentir o aroma das ervas transmutadas em fumaça ao contato com a brasa incandescente e for acometido da sensação de estar sendo transportado para outro lugar, a Umbanda continuará sendo seu caminho enquanto o brado dos Caboclos te arrepiar, o silêncio dos Pretos Velhos te emocionar, o gracejo dos Baianos te alegrar, a sinceridade dos Exus te curvar, a simpatia das Pomba Giras te atrair e a ciranda dos Erês te relembrar que, apesar dos pesares, o mais importante é não perder a pureza das crianças. Sim, seu lugar é no Templo que frequenta, enquanto os espíritos regentes ainda forem referências de aprendizado, enquanto você sentir saudade ao final de cada gira, enquanto os objetivos espirituais e materiais também forem os seus objetivos, enquanto o sentimento de irmandade não se dissipar facilmente em momentos de atritos e conflitos naturais, enquanto você preservar o respeito e lealdade ao seu Sacerdote ." - Sr. Caboclo Tupinambá

EVENTOS QUE APOIAMOS

Abaixo Eventos, Festas, Ritos de parceiros do Blog. Se você leitor tiver algum evento contate em nosso email. ( paileodelpezzo@gmail.com)

Nossa Bandeira

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Léo Del Pezzo, ou Pai Léo das Pedreiras. Médium Umbandista á 19 anos, consagrado Pai Espiritual.Dedica todo seu sacerdócio para levar o entendimento de conhecimentos esotéricos, filosófico e teologicos ,exaltando a "Umbanda", Escritor do livro: "SENZALA - A PRISÃO DA ALMA"