.
.
.
.
.
.
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Feito por www.AllBlogTools.com

Pesquisar Neste blog

quarta-feira, 15 de abril de 2009

POVO DE OGUM


Olá irmãos

Que a pz de Oxalá esteja com todos

Bem passamos a semana santa e já caímos de cabeça na semana de homenagem ao "Grande Vencedor de demandas", o "Padroeiro da Umbanda" São Jorge Guerreiro, eu me sinto honrado em falar deste Orixá pois Carrega como meu segundo santo seguido po Xangô, desde pequeno uso medalinha deste santo e aqui particularmente também sou corinthiano.
Mas falando propriamente da Umbanda paira uma duvida quando se chama o "Povo de Ogum" em terra, alguns dizem que são apenas caboclos de Ogum outros que é uma linha específica de trabalho. Bem postarei o meu entendimento sobre este tema respeitando o ponto de vista de outras pessoas.
A meu ver o Povo de Ogum é uma linha específica e não caboclos que entrecruzam com este Orixá, vibratóriamente a diferença na incorporação, na postura e até nos trabalhos reaizados por esta linha do que pela falange dos Caboclos. O Povo de Ogum são entidades origináriamente da água que se postam como verdadeiros soldados, não costumam falar, e quando pronunciam alguma palavra são muito educados e a voz embarcam um sotaque mais oriental de outro país diferente dos caboclos que na sua maioria tem um sotaque mais indígena.
Vibratoiamente a diferença também aparece a vibração dos caboclos é mais leve e a incorporação menos rígida.
Há caboclos de Ogum coomo por exemplo: Seu Araribóia, Ubiratan, Ubirajara, Rompe-Mato, Aymoré entre outros. Mas é diferente das entidades que chegam na linha própria de Ogum que é comandada por Sete Guerreiros:

Guerreiro Ogum de Lei- Ligação com Xangô

Guerreiro Ogum Rompe-Mato- Ligação com Oxossí

Guerreiro Ogum Beira-Mar- Ligação com Iemanjá

Guerreiro Ogum Malê- Ligação com Oxalá

Guerreiro Ogum Megê- Ligação com Obaluaye

Guerreiro Ogum Yara- Ligação com Ibejis

Guerreiro Ogum Matinata- Ligação pura de Ogum

É claro que existem outros guerreiros de Ogum, comandados por estes sete,
Comandados por Ogum de Lei: Ogum das Pedreiras, Ogum da lua, Ogum Sete-estrelas entre outros.
Comandados por Ogum Rompe-Mato: Ogum das Matas, Ogum folha Verde, Ogum Rompe-Nuvem entre outros.
Comandados por Ogum Beira-Mar: Ogum Sete-Ondas, Ogum Sete-Mares, Ogum Marinho, entre outros.
Comandados por Ogum Malê: Ogum do oriente, Ogum do Sol entre outros.
Comandados por Megê: Ogum de Ronda, Ogum Megê da Calunguinha, Ogum Xoroquê entre outros.
Comandados por Ogum Yara: Ogum Cayçara, Ogum Menino entre outros.
Comandados por Ogum Matinata: Ogum Sete espadas, Ogum Guerreiro entre outros.

Que Oxalá nos abençoe e Ogum nos guarde


Saravá .'.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:


CAMINHO... "Sim, seu caminho é a Umbanda enquanto você valorizar a experiência espiritual com os Orixás, Guias e Mensageiros do Astral que se desdobram em muitas formas para te auxiliar. Seu caminho é e sempre será a Umbanda, enquanto você acender uma vela e sentir que ela fala contigo, enquanto você escutar o som do atabaque e seu corpo aquecer num compasso de vibrações e arrepios, enquanto você sentir o aroma das ervas transmutadas em fumaça ao contato com a brasa incandescente e for acometido da sensação de estar sendo transportado para outro lugar, a Umbanda continuará sendo seu caminho enquanto o brado dos Caboclos te arrepiar, o silêncio dos Pretos Velhos te emocionar, o gracejo dos Baianos te alegrar, a sinceridade dos Exus te curvar, a simpatia das Pomba Giras te atrair e a ciranda dos Erês te relembrar que, apesar dos pesares, o mais importante é não perder a pureza das crianças. Sim, seu lugar é no Templo que frequenta, enquanto os espíritos regentes ainda forem referências de aprendizado, enquanto você sentir saudade ao final de cada gira, enquanto os objetivos espirituais e materiais também forem os seus objetivos, enquanto o sentimento de irmandade não se dissipar facilmente em momentos de atritos e conflitos naturais, enquanto você preservar o respeito e lealdade ao seu Sacerdote ." - Sr. Caboclo Tupinambá

EVENTOS QUE APOIAMOS

Abaixo Eventos, Festas, Ritos de parceiros do Blog. Se você leitor tiver algum evento contate em nosso email. ( paileodelpezzo@gmail.com)

Nossa Bandeira

Seguidores

Quem Passou por Aqui

Quem sou eu

Minha foto
Léo Del Pezzo, ou Pai Léo das Pedreiras. Médium Umbandista á 13 anos, consagrado Pai Espiritual.Dedica todo seu sacerdócio para levar o entendimento de conhecimentos esotéricos, filosófico e teologicos ,exaltando a "Umbanda"