Olá irmãos
Que a paz de Oxalá esteja com todo
Para que julgar a postagem pelo título irá pensar que falarei o que é Orixá e seu fundamento. Mas não é esse o propósito dessa postagem e nem o seu assunto.
Não quero entrar no mérito e nem conflitar com outros entendimentos, como a maioria das pessoas acredito que o Orixá é a emanação da força vital de alguma força da natureza, ou sentimento humano.
Oxalá: é a emanação da força da vida
Iemanjá: é a emanação da força do mar
Ibejada: é a emanação da força do amor
Oxossí: é a emanação da força das plantas(Matas)
Ogum: é a emanação da força, da luta, de nosso caminhos
Obaluaye: é a emanação da força da Terra e da morte
Nanã: é a emanação da força da Terra.
Iansã: é a emanação da força dos ventos e chuvas
Oxum: é a emanação da força das águas doces
Xangô: é a emanação da força da justiça e das pedreiras.
Mas enfim a discussão principal é que naturalmentente nós Umbandistas vamos a esses sítios de energia sagrados fazer oferendas e entregas.Em lugares privados para este fim, ou lugares públicos.
Normalmente vamos pra mata, levamos frutas, vinho e outras coisas para um assentamento, e após o assentamentos deixamos o lixo ali mesmo.
você não acha um contra-senso levarmos artíficios para agradar Oxossi, e após agadarmos sujarmos a morada de sua energia, será que nosso caboclo fica feliz em ver a mata suja desrespeitando a natureza.
Bem vamos evitar que isso aconteça depois do assentamento pronto pegue tudo que possa sujar e poluir o local,leve embora e jogue no lixo.
Outra questão tomemos cuidado onde assentamos nossas oferendas pois as velas que firmamos pode causar um incêndio, e deêm preferencia em usar objetos biodegradáveis, isto é que não poluam a mata como copos e pratos de plástico.
Saibamos respeitar o Orixá e sua morada, a natureza.
Que Oxalá nos abençoe
Saravá .'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário