Olá irmãos
Que a paz de Oxalá esteja com todos
Continuamos com as postagem relacionada ao homenageado do mês que é o Orixá Xangô. Este Orixá é conhecida como o senhor do trovão, e da força no culto do candomblé o segundo filho de Iemanjá, que trava a suas maiores batalhas com o Orixá Ogum. No candomblé usa a corôa pois é o rei dos Orixás, rei de Oió.
Pois bem desde o princípio do blog deixei claro que aqui não teriámos mistura com o Candomblé, mas digo é importante essa introdução, pois o culto aos Orixá começou antes destas denominações de Umbanda ou Candomblé, mas isso é assunto para outra postagem.
Na Umbanda o Orixá Xangô é sincretisado na maioria dos terreiros com São Jeronimo, mas São João Batista entre outros também são lembrados. Xangô é o Orixá da justiça divina, com a balança de nossos atos na sua mão esquerda e seu machado na mão direita pronto para julgar e executar como bem diz a sua lei: "Quem deve paga, quem merece recebe", Xangô é também o Orixá das pedreiras, o senhor daquilo que é imbatível, rígido que não dobra com facilidade, normalmente de temperamento muito forte. Não devemos esquecer que Xangô é o senhor do elemento Fogo, mas também faz parte da triáde da água por comandar as cachoeiras junto com Mamãe Oxum. O Orixá é regente também do signo de Sagitário e Peixes. Sendo que os signos de Cancêr, Escorpião, Áries e Leão também tem uma ligação secundária com este grande Arcano.
É importante ressaltar que sua ligação com Oxum é muito forte, mas onde Xangô governa sempre há a presença de Iansã a senhora dos ventos, e grande companheira deste Orixá.
Os filhos de Xangô em sua maioria são de estatura grande, ombros largos e acima do peso. Na personalidade são extremamente leais a seus ideais, confiáveis, grandes líderes, benevolentes, detentores da justiça e diplomáticos. No aspecto negativo: são rebeldes, autoritários, teimosos e donos da verdade. São grandes combatentes também mas só pelo seus ideais.
Que Oxalá nos abençoe sempre
Saravá .'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário