.
.
.
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Feito por www.AllBlogTools.com
Loading...

VOTE

Pesquisar Neste blog

Carregando...

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

LINHA DE OXOSSÍ

Olá irmãos

Que a paz de Oxalá esteja com todos

Primeiro um òtimo ano novo para todos os irmãos que acompanham esse blog, ainda estou de férias mas a interrompi pois tenho obrigações no templo para Oxossí. Aproveitando esse clima gostária de falar um pouco do que conheço como a linha de Oxossí, todos sabemos que a existem Baianos, Exus, Cosminhos (normalmente indiozinhos) que vibram na linha de Oxossí, mas sabemos que "Todo Caboclo é de Oxossí", essa afirmação é porque esta linha é apadrinhada deste Orixá, mas temos caboclos que vibram para Ogum ( Caboclo Araribóia, Ubirajara...), que vibram para Xângo ( Caboclo Sete-Pedreiras, Cachoeira... ), que vibram para Oxalá ( Caboclo Pena-Branca, Aymoré... ), que vibram para Cosme e Damião ( Caboclinho da Mata, Tupizinho...), que vibram para Obaluaye ( Caboclo Arranca-Toco, Araúna...) e na linha de Iemanjá ( Cabocla Estrela do Mar, Indaiá...).
A Linha dos Caboclos é dividida em três partes os Caboclos Guerreiros, Caciques e Pajés, esta divisão independe do Orixá que a entidade é comandado é apenas uma forma de se apresentar,

*Os Caboclos Guerreiros, se apresentam normalmente atirando sua flechas, sua incorporação é rápida, ligeira com brados mais longos e costumam usar uma fita na cabeça, São aqueles caboclos que foram os guardas das tribos, São muito valentes e rápidos em seus trabalhos.

* Os Caciques, foram índios que tiveram sua ultima encarnação como chefes das tribos que viveram, Sui incorporação é mais arreiada no chão, com brados mais fortes e roucos são mais velhos dançam menos que os Pajés e Guerreiros a percepção de um cacique é fácil pois usam penachos e cocares.

* Os Pajés, conhecidos também como curandeiros é mais raro de se ver são mais ligados a cura física e espiritual, São mais mansos em sua incorporações quase não bradam preferem baixar fazendo suas rezas mesmo em voz alta, teem uma dança diferente dos outros caboclos sua fala é mais mansa e mais complicada, são grandes alquimistas apresentam-se normalmente com fitas trançadas e largas na cabeça e com seus cajados.


Que Oxalá nos abençoe sempre


Saravá .'. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:


CAMINHO... "Sim, seu caminho é a Umbanda enquanto você valorizar a experiência espiritual com os Orixás, Guias e Mensageiros do Astral que se desdobram em muitas formas para te auxiliar. Seu caminho é e sempre será a Umbanda, enquanto você acender uma vela e sentir que ela fala contigo, enquanto você escutar o som do atabaque e seu corpo aquecer num compasso de vibrações e arrepios, enquanto você sentir o aroma das ervas transmutadas em fumaça ao contato com a brasa incandescente e for acometido da sensação de estar sendo transportado para outro lugar, a Umbanda continuará sendo seu caminho enquanto o brado dos Caboclos te arrepiar, o silêncio dos Pretos Velhos te emocionar, o gracejo dos Baianos te alegrar, a sinceridade dos Exus te curvar, a simpatia das Pomba Giras te atrair e a ciranda dos Erês te relembrar que, apesar dos pesares, o mais importante é não perder a pureza das crianças. Sim, seu lugar é no Templo que frequenta, enquanto os espíritos regentes ainda forem referências de aprendizado, enquanto você sentir saudade ao final de cada gira, enquanto os objetivos espirituais e materiais também forem os seus objetivos, enquanto o sentimento de irmandade não se dissipar facilmente em momentos de atritos e conflitos naturais, enquanto você preservar o respeito e lealdade ao seu Sacerdote ." - Sr. Caboclo Tupinambá

EVENTOS QUE APOIAMOS

Abaixo Eventos, Festas, Ritos de parceiros do Blog. Se você leitor tiver algum evento contate em nosso email. ( paileodelpezzo@gmail.com)

Nossa Bandeira

Seguidores

Quem Passou por Aqui

Quem sou eu

Minha foto
Léo Del Pezzo, ou Pai Léo das Pedreiras. Médium Umbandista á 8 anos, consagrado Pai Espiritual.Dedica todo seu sacerdócio para levar o entendimento de conhecimentos esotéricos, filosófico e teologicos ,exaltando a "Umbanda"