.
.
.
.
.
.
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Feito por www.AllBlogTools.com

Pesquisar Neste blog

quinta-feira, 11 de junho de 2015

QUEM É IANSÃ?

Olá irmãos

 Que a paz de Oxalá esteja com todos

Saiba Tudo Sobre Iansã:

QUEM É IANSÃ?


IANSÃ também chamada de Oyá, na verdade Seu Nome verdadeiro é Oyá,Iansã é seu apelido carinhoso, apelido que ganhou pois é conhecida como a “Mãe dos Nove Filhos”. Iansã é a Mulher Guerreira, Deusa dos Ventos, Conta uma de suas Lendas que as mulheres mendigavam quando viúvas, porém Oyá-Iansã resolveu quebrar este Tabu, vendia o Acará, bolinho de feijão fradinho frito no Dendê depois chamado de Acarajé, Acarajé este que também deu a Independência as Mulheres Negras na Bahia nos dias atuais. Iansã é aquela que Briga com o conformismo, não aceita situação parada, está sempre tentando se reformular e progredir ora consegue, ora Não. Mas Iansã Não se abate, Dura e firme como a pele do Bufalo seu animal consagrado e ao mesmo tempo Leve e graciosa como o Voar de uma Borboleta Assim é Iansã.


Sua Cor é o Laranja que é a cor em volta do sol, a cor da terra batida, das pinturas de guerra dos nativos africanos, mas aceita o vermelho e o amarelo também suas cores de combate, seu Metal é o Cobre e com ele Guerreia e protege a vida, ora defendendo a humanidade contra os vivos que querem prejudicar empunhando sua espada de cobre ora espantando os espíritos ruins com seu Iruquerê.
Filha de Nanã que tem seu Domínio também nas almas, a grande defensora contra as Temidas Feiticeiras, Dona do Dendê, fruto que de seu òleo limpa e banha seu corpo,p repara suas armas. Seu número é sempre o Nove, Nove Acarajés regados de mais dendê numa gamela é sua oferenda. Iansã também representa a Chuva, a semeadura dos campos a benção do cultivo da Terra,.

Iansã gosta de tudo sempre arrumado, é metódica e perfeccionista sofre com suas inconstâncias muda de humor assim como os ventos mudam de posição, ventos esses que são de seu Domínio, assim como o Fogo e os Raios dado por seu Esposo Xangô;
Iansã vive cercada de seus companheiros, Xangô seu Esposo, Ogum seu eterno Amor e Oxossi grande companheiro, Porém a nenhum deles Iansã se submete, Iansã é Insubmissa, Guerreira Nata, Festiva adora a Vida, celebra a Vida. Tem uma relação complicada com seu Pai Oxalá, porém gosta da companhia de Oxaguiã.

Dona da Cidade de Irá, Rainha nas Pedreiras onde vive com Xangô fazendo a dança do Fogo. A Umbanda a festeja dia 04 de Dezembro pois Santa Bárbara tem seu sincretismo, mas outras mulheres Guerreiras e mártires também tem suas ligações como Santa Marta, Santa Joanna Darc, Santa Ágata, Santa Alice entre Outras.



 Que Oxalá nos abençoe sempre


 Saravá .'.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:


CAMINHO... "Sim, seu caminho é a Umbanda enquanto você valorizar a experiência espiritual com os Orixás, Guias e Mensageiros do Astral que se desdobram em muitas formas para te auxiliar. Seu caminho é e sempre será a Umbanda, enquanto você acender uma vela e sentir que ela fala contigo, enquanto você escutar o som do atabaque e seu corpo aquecer num compasso de vibrações e arrepios, enquanto você sentir o aroma das ervas transmutadas em fumaça ao contato com a brasa incandescente e for acometido da sensação de estar sendo transportado para outro lugar, a Umbanda continuará sendo seu caminho enquanto o brado dos Caboclos te arrepiar, o silêncio dos Pretos Velhos te emocionar, o gracejo dos Baianos te alegrar, a sinceridade dos Exus te curvar, a simpatia das Pomba Giras te atrair e a ciranda dos Erês te relembrar que, apesar dos pesares, o mais importante é não perder a pureza das crianças. Sim, seu lugar é no Templo que frequenta, enquanto os espíritos regentes ainda forem referências de aprendizado, enquanto você sentir saudade ao final de cada gira, enquanto os objetivos espirituais e materiais também forem os seus objetivos, enquanto o sentimento de irmandade não se dissipar facilmente em momentos de atritos e conflitos naturais, enquanto você preservar o respeito e lealdade ao seu Sacerdote ." - Sr. Caboclo Tupinambá

EVENTOS QUE APOIAMOS

Abaixo Eventos, Festas, Ritos de parceiros do Blog. Se você leitor tiver algum evento contate em nosso email. ( paileodelpezzo@gmail.com)

Nossa Bandeira

Seguidores

Ocorreu um erro neste gadget

Quem sou eu

Minha foto
Léo Del Pezzo, ou Pai Léo das Pedreiras. Médium Umbandista á 13 anos, consagrado Pai Espiritual.Dedica todo seu sacerdócio para levar o entendimento de conhecimentos esotéricos, filosófico e teologicos ,exaltando a "Umbanda"