.
.
.
.
.
.
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Feito por www.AllBlogTools.com

Pesquisar Neste blog

Carregando...

quarta-feira, 23 de julho de 2008

NANÃ BURUKU

Olá irmãos

Que a paz de Oxalá esteja com todos

Hoje quero falar um pouco sobre Nanã Buruku, este orixá que é mais difundido no candomblé que na Umbanda, dizem a lenda do candomblé que ela é a mãe do Obaluaye,Oxumaré e Iansã.Na Umbanda a chamamos carinhosamente de vovó, isso porque no sincretismo religioso Nanã é lembrada por Santa Ana, que é a mãe de Maria, isto é, avó de Jesus.
Bem temos Nanã na Umbanda como um Orixá da terra, junto com Obaluaye e Omulu, ela é conhecida como senhora da morte ou dos mortos, mas é importante lembrar que não é morte física e sim o certo é a transformação, pois é ela que mata a coisa ruim e a transforma em boa, por isso ela é conhecida como a senhora da morte, mas o certo seria a senhora da transformação, transmutação ou até da renovação.
Sua cor utilizada é o lilás e o roxo, como para Obaluaye, Nanã comanda as linhas das Almas e das Pretas-Velhas que costumam se postar mais arcadas pela idade, essas entidades costumam ser muito rezadeiras e praticam muito a cura, costumam também fazerem o gesto de embalarem uma criança como nossas vós nos faziam.

Que Oxalá nos abençoe sempre, e que Nanã nos embale

Axé .'. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:


CAMINHO... "Sim, seu caminho é a Umbanda enquanto você valorizar a experiência espiritual com os Orixás, Guias e Mensageiros do Astral que se desdobram em muitas formas para te auxiliar. Seu caminho é e sempre será a Umbanda, enquanto você acender uma vela e sentir que ela fala contigo, enquanto você escutar o som do atabaque e seu corpo aquecer num compasso de vibrações e arrepios, enquanto você sentir o aroma das ervas transmutadas em fumaça ao contato com a brasa incandescente e for acometido da sensação de estar sendo transportado para outro lugar, a Umbanda continuará sendo seu caminho enquanto o brado dos Caboclos te arrepiar, o silêncio dos Pretos Velhos te emocionar, o gracejo dos Baianos te alegrar, a sinceridade dos Exus te curvar, a simpatia das Pomba Giras te atrair e a ciranda dos Erês te relembrar que, apesar dos pesares, o mais importante é não perder a pureza das crianças. Sim, seu lugar é no Templo que frequenta, enquanto os espíritos regentes ainda forem referências de aprendizado, enquanto você sentir saudade ao final de cada gira, enquanto os objetivos espirituais e materiais também forem os seus objetivos, enquanto o sentimento de irmandade não se dissipar facilmente em momentos de atritos e conflitos naturais, enquanto você preservar o respeito e lealdade ao seu Sacerdote ." - Sr. Caboclo Tupinambá

EVENTOS QUE APOIAMOS

Abaixo Eventos, Festas, Ritos de parceiros do Blog. Se você leitor tiver algum evento contate em nosso email. ( paileodelpezzo@gmail.com)

Nossa Bandeira

Seguidores

Quem Passou por Aqui

Quem sou eu

Minha foto
Léo Del Pezzo, ou Pai Léo das Pedreiras. Médium Umbandista á 13 anos, consagrado Pai Espiritual.Dedica todo seu sacerdócio para levar o entendimento de conhecimentos esotéricos, filosófico e teologicos ,exaltando a "Umbanda"