.
.
.
.
.
.
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Feito por www.AllBlogTools.com

Pesquisar Neste blog

Carregando...

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

IABÁS

Olá irmãos


Que a paz de Oxalá esteja com todos

O Mês de fevereiro começa e há uma grande dúvida, alguns terreiros começam a se preparar para a Quaresma, o "Periodo Negro", outros terreiros com uma filosofia mais antigas Comemoram fevereiro pra Iemanjá, pelo sincretismo com Nossa Senhora dos Navegantes, outros que tem uma filosofia abarcada nos cultos do Candomblé tem fevereiro como o Mês das Iabás.

Nós umbandistas que não desprezamos os conceitos do Candomblé e nem os repudiamos, apesar de não os seguirmos, porém como estudo é muito importante sabermos o que São as Iabás.

Iabá ou Iyabá é o termo usado para definir os Orixás femininos tais como: Oxum, Oyá, Obá, Yewá, Iemanjá, Nanã e outras. Também é a designação de um cargo feminino, dentro de um Centro de Umbanda, sendo que, quando uma médium passa a ser uma Iabá, é porque se tornou uma Mãe de Santo,Iabá é o termo feminimo de Babá que é a denominação para Pai de Santo. Yalorixá e Babalorixá são os termos mais corretos. É importante ressaltar que este termo não é apenas um titulo para se tornar Yabá ou Babá se tem uma consagração, uma firmação de Coroa. Nós Babalorixás somos sempre ordenados e consagrados por nossos Babás.

Uma Iabá sempre terá palavras de conforto e carinho para com os médiuns, e deve tratar todos de uma maneira igual e com respeito. Tanto os Babás, ou Dirigentes, como as Iabás sempre devem estar prontos para ajudar um irmão de fé, sem julgar quem merece ou não, tanto dentro ou fora do Centro.


Entre as Iabás, Iemanjá é certamente a mais popular, festejada em todo Brasil como a rainha do mar, homenageada nas praias da Bahia no dia 02 de fevereiro, em São Paulo no dia 08 de dezembro e no Rio de Janeiro e em Natal na passagem do ano. Flores, perfume, jóias, bijuterias são algumas das oferendas que recebe nessas ocasiões. Muitos, porém, não vêem Iemanjá como uma divindade de origem africana, sendo comumente representada pela imagem de uma mulher branca, vestido de azul, com longos cabelos negros, muito distante da Mãe Africana de Seios Chorosos 
Oxum representada na Umbanda como uma mulher negra, magra e elegante, é a Rainha das Iabás, vive no palácio de cristal, alguns a comemoram no dia 8 de dezembro outros em 12 de Outubro.Iansã é outra Iabá, senhora da força, companheira de Xangô, Negra na Africa, porám branca e Loira no Brasil. A última Iabá lembrada na Umbanda é Nanã, senhora velha cuja sabedoria é inabalavel. No candomblé ainda fazem parte: Ewá e Obá.



Que Oxalá nos abençoe sempre


Saravá .'.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:


CAMINHO... "Sim, seu caminho é a Umbanda enquanto você valorizar a experiência espiritual com os Orixás, Guias e Mensageiros do Astral que se desdobram em muitas formas para te auxiliar. Seu caminho é e sempre será a Umbanda, enquanto você acender uma vela e sentir que ela fala contigo, enquanto você escutar o som do atabaque e seu corpo aquecer num compasso de vibrações e arrepios, enquanto você sentir o aroma das ervas transmutadas em fumaça ao contato com a brasa incandescente e for acometido da sensação de estar sendo transportado para outro lugar, a Umbanda continuará sendo seu caminho enquanto o brado dos Caboclos te arrepiar, o silêncio dos Pretos Velhos te emocionar, o gracejo dos Baianos te alegrar, a sinceridade dos Exus te curvar, a simpatia das Pomba Giras te atrair e a ciranda dos Erês te relembrar que, apesar dos pesares, o mais importante é não perder a pureza das crianças. Sim, seu lugar é no Templo que frequenta, enquanto os espíritos regentes ainda forem referências de aprendizado, enquanto você sentir saudade ao final de cada gira, enquanto os objetivos espirituais e materiais também forem os seus objetivos, enquanto o sentimento de irmandade não se dissipar facilmente em momentos de atritos e conflitos naturais, enquanto você preservar o respeito e lealdade ao seu Sacerdote ." - Sr. Caboclo Tupinambá

EVENTOS QUE APOIAMOS

Abaixo Eventos, Festas, Ritos de parceiros do Blog. Se você leitor tiver algum evento contate em nosso email. ( paileodelpezzo@gmail.com)

Nossa Bandeira

Seguidores

Quem Passou por Aqui

Quem sou eu

Minha foto
Léo Del Pezzo, ou Pai Léo das Pedreiras. Médium Umbandista á 13 anos, consagrado Pai Espiritual.Dedica todo seu sacerdócio para levar o entendimento de conhecimentos esotéricos, filosófico e teologicos ,exaltando a "Umbanda"