.
.
.
.
.
.
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Feito por www.AllBlogTools.com

Pesquisar Neste blog

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

COMIDA DOS ORIXÁS


Olá irmãos

Que a paz de Oxalá esteja com todos

Estamos chegando a mais um fim de ano, e também uma passagem de década, e é nesta época que muitos umbandistas e candomblecistas preparam oferendas e entregas, tanto para o regente do ano, como para o próprio Orixá da pessoa, abaixo estará descrito a comida para cada Orixá, mais usada.
É importante ressaltar que para tal oferenda ou entrega é de suma importância que o Pai Espiritual, ou Babalorixá acompanhe o médium pois a seriedade destes trabalhos é muito grande e a responsabilidade também.

Oxalá
ACASSÁ:
-CANGICA BRANCA-
-FOLHA DE BANANEIRA-
-ALGUIDAR DE BARRO-
-VELA BRANCA-

Deixa-se o milho branco com água em alguidar novo.
Sem qualquer resíduo até amolecer,ralando-se depois.
Passa-se numa peneira fina ficando ao cabo de algum tempo a massa no fundo do vaso , isto pronto escoa-se a água , deitando-se a massa no fogo , com outra água , até cozinhar em ponto grosso,retirando-se com uma colher de madeira pequenas porções que são envolvidas em folhas de bananeira depois de rápido aquecimento no fogo.

ARROZ DE HAUSSÁ:
-ARROZ BRANCO.
-MEL.
-TOUCINHO.
-CEBOLA SECA.
-MEL DE ABELHA.
-6 OVOS DE CASCA BRANCA COZIDOS.
-TIGELA BRANCA OPACA.

Dourar a cebola de leve com a gordura do toucinho.Acrescentar o arroz , água e um um pouco de mel e deixar cozinhar.
Antes que esteje seco deve-se retirar da panela,colocar na tigela e enfeitar o prato com claras de ovos cozidas e cortadas em tiras.


IEMANJÁ

CUSCUZ COM TAINHA
-2 xícaras de farinha de milho da grossa.
-4 colher de sopa de azeite-de-dendê.
-1 cebola ralada.
-4 tomates picados.
-4 tomates em rodelas.
-¹/² pimentão verde,picado.
-¹/² pimentão verde,tiras.
-¹/² pimentão vermelho,picado.
¹/² pimentão vermelho,tiras.
-¹/² pimentão amarelo,picado.
¹/² pimentão amarelo,tiras.
-1 colher de chá de pimenta-do-reino.
-4 ovos cozidos,cortados em rodelas.
-4 ovos cozidos picados.
-1 chícara de chá de ervilha cozida.
-1 chicara de chá de milho cozido.
-1 chícara de azeitonas pretas sem caroço.
-1 tainha assada e desfiada.
-1 chícara de café de tempero verde.
-leite de coco.
Refogue a cebola no azeite-de-dendê,junte os tomates,pimentões,picados,cheiro verde,pimenta e deixe cozinhar com 1 litro de água por cerca de 20 minutos,,junte a metade das rodelas de tomate,pimentão em tiras, ervilhas, azeitona,milho,á água do cozimento e deixe ferver por 5 minutos,coloque o peixe desfiado e deixe mais 5 minutos,despeje aos poucos a farinha de milho na panela do caldo e vá mexendo até obter um mingau,coloque o angu na forma e decore com os tomates,pimentões,etc, salpique leite de coco por cima de tudo e leve ao forno para gratinar.



MANJAR
-1 litro de leite fervente.
-1 coco ralado.
-4 colheres de sopa de maizena.
-1 chícara de chá de açúcar .

Despeje o leite quente sobre o coco ralado e leve ao fogo, ferva por 2 minutos.Coe em um guardanapo de pano e esprema bem,dissolva a maizena em um pouco de leite frio e junte ao leite de coco, adicione o açúcar e leve ao fogo,mexendo sempre,até engrossar, cozinhe cerca de 3 a 5 minutos,coloque este creme em forma furada no meio molhada ou caramelizada, leve á geladeira por no mínimo 4 horas. Desenforme e decore a vontade.

IBEJI


ALUÁ

- Água mineral sem gás-
- Milho verde-
- Arroz-
- Abacaxi-
- Rapadura de palha-

Colocar água para ferver em uma vasilha. Adicionar milho , arroz , casca de abacaxi e rapadura,deixando ferver . Depois de três dias, coar e servir para o orixá. Esta bebida pode variar de acordo com a região,costume e tradição,pois é comum substituir a água mineral pela água do coco,que acredito ser muito bom ,e o que é bom para nós também é para o orixá com certeza. As frutas podem também sofrer alteração,  utilizando a fruta da época ou da região. Mas deve manter o milho e o arroz.



CARURU

- Camarão Seco-
- Limão -
-Coentro -
- Alho-
-Cebola seca-
-Cheiro verde -
-Azeite docê -
-1 kg de Quiabo-
-Farinha peneirada
-Tomate-

Soque os camarões secos, descascados, com a farinha seca, 2 maços de cheiro, 2 cebolas, 2 pimentas. Reserve, esta é a paçoca de camarão.
Corte as cabeças e pontas dos quiabos, coloque de molho na água de limão por uns quinze minutos. Ponha para escaldar em outra água, depois de escaldados reserve. Tempere os camarões frescos com o restante dos temperos, azeite doce e extrato de tomate. Bote para refogar.
Quando estiver bem refogado coloque os quiabos com um pouco da água em que foram cozidos e reserve o resto da água. Por fim, coloque a paçoca de camarão dentro do restante da água com mais um pouco de água fria e junte ao fogo para cozinhar, mexendo sempre, logo que levante a fervura coloque o dendê.



OXOSSÍ



VATAPÁ /ABÓBORA

-1/2 K DE ABÓBORA
-200 GRS DE FARINHA DE MANDIOCA FINA
-2 CEBOLAS SECAS GRANDE
-1 COLHER SE SOPA DE COENTRO EM PÓ
-7 COLHERES DE SOPA DE TEMPERO VERDE PICADO
-100 ML DE LEITE DE COCO
-SAL A GOSTO
-2 COLHERES DE SOPA DE AZEITE-DE-DENDÊ
-5 FIGOS VERDE

Ponha em uma panela a farinha de mandioca de molho em 400 ml de água,colocando primeiro a água a pós aos poucos a farinha. A parte cozinhe a abóbora e amasse com um socado de madeira.Na panela que estava reservada com a farinha coloque a abóbora,o sal,misture tudo acrescentando a água do cozimento da abóbora,aos poucos até que fique uma papa.Mecha sempre para que não grude no fundo da panela.Depois acrescente todos os temperos ,cortados e amassados .Deixe tudo cozinhar mechendo sempre.Após desligue o fogo e acescente azeite-de-dendê e o leite de coco.Mexa um pouco mais para misturar bem.Enfeite o prato com os 5 figos.



BOBÓ

-AIPIM .
-CAMARÕES SECO.
-CEBOLA SECA.
-TEMPERO VERDE.
-AZEITE-DE-DENDÊ.
-FOLHAS DE LOURO.

Pegue o aipim limpo e descascado.Corta-o em pedaços pequenos.Leve ao fogo para cozinhar.Quando estiver mole amassa-se.Deixa-se que a água vá escorrendo.Junta-se camarões secos,descascados e moídos.
Adiciona-se a cebola seca picada,salsa e cebolinha.Mistura-se bem e deixa-se cozinhar um pouco com azeite-de-dendê.Obtém-se então uma espécie de purê,que deve ser servido em tigela branca e enfeitado com folhas de louro.

QUIBÊBE

Toma-se um pedaço de jerimum e corta-se em pedaços pequenos.
Escalda-se um pedaço de carne de sol para tirar o sal , cortando em seguida em pequenos pedaços , também como o jerimum .Machuca -se um pouco de alho,cebola e salsa despejando na panela .
Pôr para cozinhar ,juntando pimenta do reino , até o caldo ficar bem grosso.

OGUM




FRADINHO DE OGUM:

-FEIJÃO FRADINHO.
-AZEITE-DE-DENDÊ.
-FARINHA DE MANDIOCA.
-CEBOLA SECA.
-PIMENTA-DO-REINO.

Assa-se o feijão fradinho, após deita-se dendê misturando bem .Em um alguidar colocar farofa de farinha de mandioca com dendê ,cebolinha e pimenta-do-reino Colocar o feijão e enfeitar com rodelas de cebola .



CARÁ ASSADOS

-3 CARÁS.
-1 ALGUIDAR.
-21 PALITOS .
-MEL.
-AZEITE-DE-DENDÊ.

Assar três inhames com casca no forno ou na grelha com fogo de lenha.

Deixe-os esfriar dentro de um alguidar.Levar a uma estrada aberta onde haja estrada de ferro .Enfiar vinte e um palito ,ou seja ,7-7-7 nos inhames, rezando e fazendo seus pedidos de guerra , ao terminar ,deitar dendê e após mel por cima do ebó .
-------OUTRA COMIDA MUITO USADA É A FEIJOADA.

OMULU/ OBALUAYE




ABACAXI- XAPANÃ/OMULU

-2 XÍCARAS DE CHÁ DE CALDA DE ABACAXI.
-2 OVOS CASCA BRANCA.
-2 XÍCARAS DE CHÁ DE AÇÚCAR OU MEL.
-3 XÍCARAS DE CHÁ DE FARINHA DE TRIGO.
-1 COLHER DE SOPA DE FERMENTO EM PÓ.
-5 XÍCARAS DE CHÁ DE ÁGUA.

Afervente os pedaços de abacaxi com água por 20 minutos. Bata no liquidificador,coe e reserve o caldo e o bagaço separadamente.Bata as claras em neve,misture as gemas e continue batendo. Misture aos poucos o açúcar e a farinha,sem parar de mexer.Acrescente 2 chicaras de chá do suco e o fermento.Misture bem.
Asse em forma untada em forno moderado.



FEIJOADA, OBALUAYE

-500g DE FEIJÃO PRETO.
-PERTENCES DE FEIJOADA ( PÉ, LÍNGUA, ORELHA, RABO, FOCINHO, COURO, COSTELHINHA, TUDO DE PORCO)
- LINGUIÇA DEFUMADA, PAIO.

RETIRE O SAL DAS CARNES SALGADAS, DEPOIS COZINHE TUDO NUMA PANELA DE PRESSÃO, APÓS AS CARNES JÁ COZIDA, COZINHE O FEIJÃO SEPARADO, APÓS TUDO COZIDO JUNTE TUDO E DEIXE APURAR.

DEBURÚ

-MILHO DE PIPOCA.
-AREIA LAVADA.

Colocar em uma panela de ferro ,areia lavada , deixar esquentar para em seguida por um punhado de milho de pipoca.Após pipocar , retirar as que estiverem mais abertas, e colocar em prato branco.Entregar aos pés do orixá ou em um cruzeiro do cemintério .
-------OUTRA COMIDA MUITO USADA É A FEIJOADA.

XANGÔ
Ingredientes:
- 500gr. de quiabo
- 01 rabada cortada em doze pedaços
- 01 cebola
- 01 vidro de azeite de dendê
- 250g. de fubá branco

Modo de preparo: Cozinhe a rabada com cebola e dendê. Em uma panela separada faça um refogado de cebola dendê, separe 12 quiabos e corte o restante em rodelas bem tirinhas,
junte a rabada cozida .Com o fubá, faça uma polenta e com ela forre uma gamela, coloque o refogado e enfeite com os 12 quiabos enfiando-os no amalá de cabeça para baixo.

AJEBÔ


CORTE OS QUIABOS EM RODELAS BEM FININHAS EM UMA GAMELA, E VÁ BATENDO ELES COMO SE ESTIVESSE AJUNTANDO ELES COM AS MÃOS, ATÉ QUE CRIE UMA LIGA BEM HOMOGÊNEA.



IANSÃ


ACARAJÉ

-FEIJÃO FRADINHO-
-CEBOLA-
-SAL-
-PIMENTA VERMELHA SECA-
-AZEITE-DE-DENDÊ-
-CAMARÃO GRAÚDO SECO.

Deixe o feijão fradinho de molho de um dia para outro. Descasque os grãos um a um,retire o olho preto. Passe o feijão na chapa mais fina do moedor.Tempere com cebola e o sal.Bata com colher de pau até obter um creme consistente.Faça bolo ,coloque um camarão dentro e feche o bolinho.Frite o acarajé no azeite-de-dendê , duas colheres de sopa formam um bolinho.
Não esqueça que Orixá IANSÃ gosta de pratos bem fartos. Você pode quando servir o acarajé ,em número de 15,enfeitar o prato com maça,loro, pepino .Use a criatividade,bom senso.Use o coração.A finalidade maior do acarajé é agradar,bem mais que pedir,mas sempre se conecte com seu orixá quando está executando os procedimentos de cozimento,arrumação do prato.



OXUM
PIRÃO
Ingredientes:
- 1 cabeça de peixe de agua doce
- 01 cebola
- azeite de oliva
- Tomate
-Pimentão
-Coentro
-500g de Camarão Seco
Modo de preparo: Refogue a cabeça numa panela, espere apurar o caldo, após engrosse com farinha o caldo e enfeite com camarões.


NANÃ
Arroz Doce
ingredientes:
- 500g. de arroz
- 01 côco
- azeite de oliva
-Açúcar

Modo de preparo: Cozinhe o arroz normalmente com bastante água para que ela fique meio "papa", tempere com açucar, coloque em uma tigela de louça, descasque , rale o côco com ele cubra o arroz.


OXUMARÉ
SERPENTE DE OXUMARÉ:
ingredientes:
- 500g. de batata doce
- dendê
- Feijão fradinho

Modo de preparo: Depois de cozinhar a batata doce descasque regue com dendê e amasse-a até formar uma massa homogênea. Em um alguidar molde duas serpentes em forma de círculo,
sendo que a cauda de uma encontre-se com a cabeça da outra. Com o feijão fradinho forme os olhos e enfeite o restante do corpo com alguns grãos de feijão fradinho (a seu critério), regue com dendê e ofereça ao orixá.


Que Oxalá nos abençoe sempre

Saravá  .'.

"Semirombá"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:


CAMINHO... "Sim, seu caminho é a Umbanda enquanto você valorizar a experiência espiritual com os Orixás, Guias e Mensageiros do Astral que se desdobram em muitas formas para te auxiliar. Seu caminho é e sempre será a Umbanda, enquanto você acender uma vela e sentir que ela fala contigo, enquanto você escutar o som do atabaque e seu corpo aquecer num compasso de vibrações e arrepios, enquanto você sentir o aroma das ervas transmutadas em fumaça ao contato com a brasa incandescente e for acometido da sensação de estar sendo transportado para outro lugar, a Umbanda continuará sendo seu caminho enquanto o brado dos Caboclos te arrepiar, o silêncio dos Pretos Velhos te emocionar, o gracejo dos Baianos te alegrar, a sinceridade dos Exus te curvar, a simpatia das Pomba Giras te atrair e a ciranda dos Erês te relembrar que, apesar dos pesares, o mais importante é não perder a pureza das crianças. Sim, seu lugar é no Templo que frequenta, enquanto os espíritos regentes ainda forem referências de aprendizado, enquanto você sentir saudade ao final de cada gira, enquanto os objetivos espirituais e materiais também forem os seus objetivos, enquanto o sentimento de irmandade não se dissipar facilmente em momentos de atritos e conflitos naturais, enquanto você preservar o respeito e lealdade ao seu Sacerdote ." - Sr. Caboclo Tupinambá

EVENTOS QUE APOIAMOS

Abaixo Eventos, Festas, Ritos de parceiros do Blog. Se você leitor tiver algum evento contate em nosso email. ( paileodelpezzo@gmail.com)

Nossa Bandeira

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Léo Del Pezzo, ou Pai Léo das Pedreiras. Médium Umbandista á 19 anos, consagrado Pai Espiritual.Dedica todo seu sacerdócio para levar o entendimento de conhecimentos esotéricos, filosófico e teologicos ,exaltando a "Umbanda", Escritor do livro: "SENZALA - A PRISÃO DA ALMA"