.
.
.
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Feito por www.AllBlogTools.com
Loading...

OUÇA NOSSA RÁDIO

Pesquisar Neste blog

Carregando...

quinta-feira, 5 de junho de 2008

PONTO RISCADO

Olá irmãos

Que a paz de Oxalá esteja com todos

Hoje gostaria de falar um pouco sobre os pontos riscados,bem todo umbandista sabe que existem pontos cantados,que são as rezas,as louvoções,a chamada,a segurança,o firmamento do rito e da entidade que está ali em terra trabalhando.bem existe também o Ponto Riscado,que é uma séria de simbolos que a entidade "desenha" ou como falamos "risca", estes simbolos representam o nome da entidade,a linha que a rege, o Orixá que a comanda, bem mas ás vezes vemos que entidades riscam diversos pontos, é importante lembrar que o ponto não serve apenas para uma identificação da entidade e sim fazendo uma analogia,o ponto riscado é um texto, onde nele a entidade pode estar firmando a cura de um consulente,um ponto para abrir os caminhos desse filho, para protegê-lo ou até fortalecer este encarnado, importante também que o ponto normalmente é "riscado" somente pela entidade e utilizando a pemba, num outro dia contarei a história da Pemba,onde surgiu e porquê.Bom segue abaixo alguns significados de slguns simbolos utilizados pelas entidades.

Espada- Simbolo de Ogum
Flecha- Simbolo de Oxossí
Machado- Simbolo de Xangô
Cruz- Simbolo de Obaluaye ou das Santas Almas( se for rete pode representar uma encruzilhada)
Ondas- Simbolo de Iemanjá ou da força do pensamento,ás vezes usado por ogum também
Ponto- Representa "Tudo",isto é Oxalá
Raio- Simbolo de Iansã
Cajado- Simbolo do Povo do oriente
Tridente reto- Simbolo de exu das almas, do mar (Ex: Tranca-Ruas,Tata Caveira)
Tridente Circular- Simbolo de exu da encruzilhada,mata(Tiriri,Marabô)
Pentagrma pra cima- Cabeça de luz comandando os quatro elementos (Elevação)
Pentagrama pra baixo-Cabeça das trevas dominando os quatro elementos (descarrego)
Estrela seis pontas- O perfeito equilíbrio "Deus comandando a Cabeça de Luz ( ser iluminado) e dominando a Cabeça das trevas (ser não-iluminado) sobre os quatro elementos"
Sol- Representa a luz da manhã (Crianças, Cosme e Damião) e também Oxalá (o Astro-Rei)
Lua- Iemanjá, a Noite,o entardecer ou a Morte, Simbolo Ligado com Ogum e Xangô

Cores:

Branco,Prata,Dourado--> Oxalá
Azul Claro,Prata --> Iemanjá
Vermelho,Azul-Escuro,Laranja--> Ogum
Verde,vermelho-->Oxossí
Marrom,Amarelo-Gema--> Xangô
Roxo,Preto,Branco-->Obaluaye,Omolu,Almas
Azul-Escuro,Amarelo-Ouro--> Oxum
Amarelo-Ouro-->Iansã
Rosa,Azul Claro--> Cosme e Damião

Bom por hoje é só

Que Oxalá nos abençoe sempre.

Axé .'. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

adrianosjardim disse...

aonde eu consigo a descrição dos simbolos dos pontos riscados de exus simbolos garfos etc...obrigado!
adrianosjardim@hotmail.com


CAMINHO... "Sim, seu caminho é a Umbanda enquanto você valorizar a experiência espiritual com os Orixás, Guias e Mensageiros do Astral que se desdobram em muitas formas para te auxiliar. Seu caminho é e sempre será a Umbanda, enquanto você acender uma vela e sentir que ela fala contigo, enquanto você escutar o som do atabaque e seu corpo aquecer num compasso de vibrações e arrepios, enquanto você sentir o aroma das ervas transmutadas em fumaça ao contato com a brasa incandescente e for acometido da sensação de estar sendo transportado para outro lugar, a Umbanda continuará sendo seu caminho enquanto o brado dos Caboclos te arrepiar, o silêncio dos Pretos Velhos te emocionar, o gracejo dos Baianos te alegrar, a sinceridade dos Exus te curvar, a simpatia das Pomba Giras te atrair e a ciranda dos Erês te relembrar que, apesar dos pesares, o mais importante é não perder a pureza das crianças. Sim, seu lugar é no Templo que frequenta, enquanto os espíritos regentes ainda forem referências de aprendizado, enquanto você sentir saudade ao final de cada gira, enquanto os objetivos espirituais e materiais também forem os seus objetivos, enquanto o sentimento de irmandade não se dissipar facilmente em momentos de atritos e conflitos naturais, enquanto você preservar o respeito e lealdade ao seu Sacerdote ." - Sr. Caboclo Tupinambá

EVENTOS QUE APOIAMOS

Abaixo Eventos, Festas, Ritos de parceiros do Blog. Se você leitor tiver algum evento contate em nosso email. ( paileodelpezzo@gmail.com)

Nossa Bandeira

Seguidores

Quem Passou por Aqui

Quem sou eu

Minha foto
Léo Del Pezzo, ou Pai Léo das Pedreiras. Médium Umbandista á 8 anos, consagrado Pai Espiritual.Dedica todo seu sacerdócio para levar o entendimento de conhecimentos esotéricos, filosófico e teologicos ,exaltando a "Umbanda"