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segunda-feira, 11 de maio de 2015

PRETOS-VELHOS

Olá irmãos


 Que a paz de Oxalá esteja com todos

Os Pretos-Velhos são divididos em "Povos" isto é cada vibração de Orixá Ganha o nome de um Povo, por exemplo todo Preto-velho de Angola vibra com Ogum e assim por diante vamos conhecer os Povos mais conhecidos:

PRETOS-VELHOS DE OXOSSI e o Povo da Guiné.

São os mais brincalhões, suas incorporações são alegres e um pouco rápidas irradia-se muito nas pernas principalmente do joelho pra baixo.

Esses Pretos-Velhos geralmente falam com várias pessoas ao mesmo tempo.

Possuem uma especialidade: A de receitar remédios naturais, para o corpo e a alma, assim como emplastros, banhos e compressas, defumadores, chás, etc… São verdadeiros químicos em seus tocos. – Afinal não podiam ser diferentes, pois são alunos do maior “químico” – Oxossi.

Conhecido como o Povo da Guiné adoram trabalhar com folhas, em matas e florestas, gostam de rios também.

Suas guias costumam ter as cores verde junto da famosa prata e branca. Adoram Longos cachimbos e cigarros de palha, chapéu de palha são sua marcas.

O Chefe do Povo da Guiné é PAI JOAQUIM da GUINÉ. Nomes conhecidos

Pai Jacó, Pai Joaquim de Jongo, Pai Guiné, Pai Arruda, Pai Joaquim, Pai Tobias.


PRETOS-VELHOS DE OGUM e o Povo de Angola.

São mais rápidos na sua forma incorporativa e sem muita paciência com o médium e as vezes com outras pessoas que estão cambonando e até consulentes. Irradiam principalmente nas costas.

São diretos na sua maneira de falar, não enfeitam muito suas mensagens, as vezes parece que estão brigando, para dar mesmo o efeito de “choque”, mais são no fundo extremamente bondosos tanto para com seu médium e para as outras pessoas.

São especialistas em consultas encorajadoras, ou seja, encorajando e dando segurança para aqueles indecisos e “medrosos”. É fácil pensar nessa característica pois Ogum é um Orixá considerado corajoso. Adoram trabalhar para Empregos e vida profissional.

Adoram Campos largos, cerrados, campinas, fumam somente cachimbo. Usam lenços vermelhos no pescoço, gorros vermelhos. Não gostam mto de chapéu.

Seu Chefe de Linha é o Pai Antonio de Angola. Outros pretos velhos: Pai José de Angola, Rei Congo, Pai Mané de Angola, Pai João Cambinda.


PRETOS-VELHOS DE OMULU e o Povo das Almas

São simples em sua forma de incorporar e falar. Exigem muito de seus médiuns, tanto na postura quanto na moral. É a linha mais pura de preto-velhos. Irradiam principalmente nos ombros e pescoço. Defendem quem é certo ou quem está certo, independente de quem seja, mesmo que para isso ganhem a antipatia dos outros. Agarram-se a seus “filhos” com total dedicação e carinho, não deixando no entanto de cobrar e corrigir também. Pois entendem que a correção é uma forma de amar. Devido a elevação e a antiguidade do Orixá para o qual eles trabalham, acabam transformando suas consultas em conselhos totalmente diferenciados dos demais Pretos-Velhos. Ou seja, se adaptam a qualquer assunto e falam deles exatamente com a precisão do momento. Como trabalha para Obaluaiê, e este é o “dono das almas”, esses Pretos-Velhos são geralmente chefes de linha e assim explica-se a facilidade para trabalhar para vários assuntos. Sua “visão” é de longo alcance para diversos assuntos, tornando-os capazes de traçar projetos distantes e longos para seus consulentes. Tanto pessoal como profissional e até espiritual. Assim exigem também fiel cumprimento de suas normas, para que seus projetos não saiam errado, para tanto, os filhos que os seguem, devem fazer passo a passo tudo que lhes for pedido, apenas confiando nesses Pretos-Velhos.Gostam de contar histórias para enriquecer de conhecimento o médium e as pessoas a volta. Seus trabalhos são sempre em cemitérios ou cavernas. Usam muito a cor preta, alguns usam chapéu de palha mas é dificil, preferem filas de pano com cruzes ou de crochê. Adoram cruzes, usam bengalas e são bem velhinhos são os vovôs.

Seu chefe de Linha é Pai Benedito, muitos desta linha não usam nomes compostos, outros negos: Pai Dito, Pai Roque, Pai Velho, Pai Preto, Pai Calunga, Pai Zeca. Um diferencial desta linha é que a

maioria são Africanos. Não foram escravos!

PRETOS-VELHOS DE OXALÁ e o Povo de Aruanda.

São bastante lentos na forma de incorporar, tornam-se belos principalmente pela simplicidade contida em seus gestos. Irradiam na Testa e Moleira

Raramente dão consulta, sua maior especialidade é dirigir e instruir os demais Pretos-Velhos.

Cobram bastante de seus médiuns, principalmente no que diz respeito a prática de caridade, bom corpontamento moral dentro e fora do terreiro, ausência de vícios, humildade; enfim o cultivo das virtudes mais elevadas.

Gostam de Estradas Desertas, Se vestem sempre de branco, são muito simples, a maioria não fuma, trabalham com a vela acessa na mão, gostam de vinho, uma particularidade é que não gostam de ficar sentados, alguns dão consulta de Pé. Não usam bengalas, preferem cajados na altura dos cotovelos.

Seu chefe de Linha é Pai José de Aruanda, outros negos: Pai João da Caridade, Pai André, Pai Cipriano.


PRETOS-VELHOS DE XANGÔ e o Povo de Quenguelê.

Sua incorporação é rápida como dos negôs de Ogum.

Assim como os caboclos de Xangô, trabalham para causas de prosperidade sólida, bens como casa própria, processo na justiça e realizações profissionais. Irradiam principalmente na parte pélvica. São os mais" Pesados".



Passam seriedade em cada palavra dita. Cobram bastante de seus médiuns e consulentes.


Gostam de Chapéu de Palha, Chapéu de Feltro. Adoram Bengalas de tronco. Preferem coisas simples das matas, fumam cachimbos e cigarros de palha. gostam de pedreiras e montanhas.

Seu Chefe de Linha é Pai João Quenguelê, outros desta linha: Pai Jerônimo, Pai Miguel, Pai João do Toco, Pai N´Zumbá, Pai Pedro, Pai Franscisco.


PRETOS-VELHOS DE IEMANJÁ e o Povo de Congo


São belos em suas incorporações, contudo mantendo uma enorme simplicidade. Sua fala é doce e meiga. Irradiam bastante na Coluna.

Sua especialidade maior é sem dúvida os conselhos sobre laços espirituais e familiares. São bem faladores. Gostam também de trabalhar para fertilidade de um modo geral, e especialmente para as mulheres que desejam engravidar.

Utilizando o movimento das ondas do mar, são excelentes para descarregos e passes.

Gostam de Trabalhos na Praia e encostas. os Preto Velhos adoram chapéus de Palha, são um pouco pescadores. Adoram roupa azul clara, as pretas adoram panos de cabeça, o principal simbolo do povo de congo são os Búzios.

Suas Guias sempre tem búzios, adoram cachimbos e fumos doces. As Congas adoram pulseiras e enfeites. As Negas ainda gostam de xalés brancos.

Sua Chefe de Linha é Vovó Maria Conga, outras negas: Vó Ana Conga, Vó Cambinda, Vó Maria, Vó Preta, Vovó Maria Preta. Vó Rita. Mãe Conceição;

PRETO-VELHO DE IBEJI e o Povo do Oriente

Sãos os mais leves, trabalham para o rito de cura, ótimos em passes energéticos. Se apresentam como novos, magros. Usam quipás, chapéus grandes de palha. Fumam cigarros de canela, cachimbos. A Maioria desses pretos velhos encarnaram em países asiáticos e extremo oriente.


São chefiados pelo Pai Tomé do Oriente, outros negros: Pai Jacob, Pai Zarthu, Pai Cosme, Pai Damião, Pai Crispin, Pai Crispiniano.


PRETOS-VELHOS DE OXUM e o Povo da Cambinda

São mais lentos na forma de incorporar e até falar. Passam para o médium uma serenidade inconfundível. Irradiam nas Coxas e Joelhos

Não são tão diretos para falar, enfeitam o máximo a conversa para que uma verdade dolorosa possa ser escutada de forma mais amena, pois a finalidade não é “chocar” e sim, fazer com que a pessoa reflita sobre o assunto que está sendo falado.

São especialistas em reflexão, nunca se sai de uma consulta de um Preto-Velho de Oxum sem um minuto que seja de pensamento interior. As vezes é comum sair até mais confuso do que quando entrou, mas é necessário para a evolução daquela pessoa

Gostam de Rios e Riachos, Adoram Saias e rendas na cabeça. Usam Bengalas, apesar do amarelo, adoram roxo. Fumam cachimbo, preferem os brancos.

Sua chefe de Linha é Vó Cambinda, outras negas: Vó Cida, Mãe Sebastiana, Vó Luzia, Vó Serafina.


PRETOS-VELHOS DE NANÃ e o Povo do Cruzeiro

Sua maneira de incorporação é de forma mais envelhecida ainda. Lenta e muito pesada. Irradiam nos Braços e ombros Enfatizando ainda mais a idade avançada.

Falam rígido, com seriedade profunda. Não brincam nas suas consultas e prezam sempre o respeito, tanto do médium quanto do consulente, e pessoas a volta como: cambonos e pessoas do terreiro em geral e principalmente do pai ou da mãe de santo. Cobram muito do seu médium, não admitem roupas curtas ou transparentes. Seu julgamento é severo. Não admite injustiça.


Costumam se afastar dos médiuns que consideram de “moral fraca”. Mais prezam demais a gratidão, de uma forma geral. Podem optar por ficar numa casa, se seu médium quiser sair, se julgar que a casa é boa, digna e honrada. É difícil a relação com esses guias, principalmente quanto há discordância, ou seja, não são muito abertos a negociação no momento da consulta.

São especialistas em conselhos que formem moral, e entendimento do nosso karma, pois isso sem dúvida é a sua função. Gostam de Lagoas e Chuvas. Sempre com seus panos na cabeça as vovós são bem velhinhas e curvadas, usam bengala e andam devagar. Seu simbolo é a cruz de caravaca e cruzes de madeira.

Adoram presentes de barro.

Sua Chefe de Linha é Vó Ana do Cruzeiro. outras negas desta linha: Vó Zulmira, Vó Joana, Vó Tereza, Vó Catarina, Mãe Benedita;


PRETOS-VELHOS DE IANSÃ e o Povo do Jacutá

São rápidos na sua forma de incorporar e falar. Assim como os de Ogum, não possuem também muita paciência para com as pessoas. Irradiam no PeitoEssa rapidez é facilmente entendida, pela força da natureza que os rege, e é essa mesma força lhes permite uma grande variedade de assuntos com os quais ele trata, devido a diversidade que existe dentro desse único Orixá.

Geralmente suas consultas são de impacto, trazendo mudança rápida de pensamento para a pessoa. São especialistas também em ensinar diretrizes para alcançar objetivos, seja pessoal, profissional ou até espiritual.

Entretanto, é bom lembrar que sua maior função é o descarrego. É limpar o ambiente, o consulente e demais médiuns do terreiro, de eguns ou espíritos de parentes e amigos que já se foram, e que ainda não se conformaram com a partida permanecendo muito próximos dessas pessoas. Trabalham em descampados, lugares áridos. Gostam de Saias grandes e rodadas.

Usam panos de Cabeça rendados com tons amarelos; Sua roupagem são de negras grandes e gordas.


Sua chefe de linha é Vó Maria Redonda, outras negas: Vó Tiana, Vó Bárbara, Tia Maria de Minas.


Existem ainda outors povos menores como: Povo da Mina, Povo da Costa, Povo Nagô, Povo Sudanês, Povo da Bahia entre outros...
   


 Que Oxalá nos abençoe sempre



 Saravá .'.
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sábado, 9 de maio de 2015

PRETOS VELHOS NA UMBANDA

Olá irmãos

 Que a paz de Oxalá esteja com todos


PRETOS-VELHOS

Com certeza a mais carismática entidade que povoa os terreiros de Umbanda. A mística do Preto Velho é fruto de condições e circunstâncias únicas em terras brasileiras.

A sofrida vida dos escravos, trazidos da África, já bastante documentada e comentada, fazia com que os indivíduos, em função do penoso e extenuante trabalho a que eram submetidos, somado aos maus tratos, vivessem, em média, somente sete anos após sua chegada ao Brasil.


Dizem que em vida, foram grandes sacerdotes do culto dos Orixás; que viveram muitos anos devido a seus conhecimentos mágicos, alcançaram a sabedoria e usam estes conhecimentos misturados a um pouco de bruxaria, para os trabalhos de cura e descarrego.


Porém, algumas histórias nos dizem que eles foram homens comuns, que alcançaram a redenção espiritual através dos suplícios do cativeiro. A sua tolerância ao martírio, sem manifestar revolta ou ódio pelos seus algozes e o profundo amor indiscriminado pela humanidade, os ascendeu a um patamar de mestres espirituais.

A informalidade e humildade destas entidades fazem os fiéis se sentirem descontraídos, como se estivessem na presença de um membro da família ou um velho amigo mais sábio, que lhes atende e aconselha falando francamente, procurando ajudar a resolver seus problemas.



Pretos-velhos costumam ter nomes compostos como exemplo: Vovó Maria Conga, Pai Joaquim de Guiné, Pai José de Angola, mas o porquê destes nomes? Os povos no qual o preto-velho se refere, é a linha vibratória do seu Orixá, é certo que todo preto-velho vibra originariamente na linha e Obaluaê, mas poucos não entrecruzam com outras linhas de outros Orixás.   CLIQUE E CONHEÇA TODOS OS PRETOS VELHOS
 Que Oxalá nos abençoe sempre


 Saravá .'.
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quinta-feira, 7 de maio de 2015

RITUAIS DA UMBANDA

Olá irmãos

 Que a paz de Oxalá esteja com todos


A Umbanda é uma Religião Ritualística, isto se dá desde sua fundação. Lá em 1908 quando nosso irmão e Codificador Zélio Fernandino de Moraes não praticava muitos rituais, Porém com a vinda dos preto-velhos, entidades mirongueiras, rezadoras trouxe para nossa religião alguns rituais.

Tribal? Arcaica? Ultrapassada? Não importa nós Umbandistas temos rituais para tudo, para acender uma vela, para falar com uma entidade, para fazer algo dentro do terreiro.Cada orixá uma saudação, Cada entidade um cumprimento diferente, Rituais e mais rituais.


Temos que entender que nossa Religião porém sendo “NOVA” a sua codificação segue preceitos de décadas, séculos e até milênios atrás, Somos um religião que tem um pouco de cada doutrina, o ato de “bater cabeça” é a reverência que se faz ao Orixá, a um guia ou até mesmo a um pai, assim como “Pedir a Benção” toda essa ritualística tem o seu porque tem o seu fundamento. Hoje em nossa Umbanda noto que os Fundamentos se perdem e dão lugar a atitudes que não condizem ou a supérfluos. Preocupamos-nos com bobagens e coisas pequenas. Vestimos ogum mas a ele não damos se quer um pouco do tempo, enfeitamos a casa de preto-velho e não vestimos a verdade humildade que eles nos passam.


A Umbanda não é atrasada, ela acompanha a modernidade e o mundo, porém ela não esquece dos fundamentos mais antigos passados de geração em geração. Pois como diz o Ponto “ Umbanda tem fundamento e é preciso preparar”. Os fundamentos e rituais não surgem na cabeça do Pai de Santo Ocioso em sua casa, todo ritual tem o seu fundamento seja ele explicado ou até mesmo oculto muitas vezes, quando nós médiuns, filhos de uma casa nos comprometemos, deitamos ao pé do congá e afirmamos nossa certeza espiritual ligada aquela casa, nós aceitamos todos seus rituais e fundamentos.



Fundamento não é discutível, não existe “Não vou fazer”, “Não aceito” Fundamento é coisa séria e entra na confiança na casa e ao seu dirigente espiritual, Se você filho de uma casa não aceita tal fundamento ,está no local, casa ou religião errada, a Umbanda e nenhuma casa pode mudar suas raiz por que tem folhas novas, as folhas que devem seguir e respeitar as raízes pois são elas que sustentam a grande árvore que é uma “CASA de SANTO”.

Na Umbanda todos dentro de uma casa Têm voz, mas o mais velho fala mais alto pois conhece mais que o mais Novo, cabe ao mais novo ouvir e aprender para que ensine o mais velho, não somos uma religião literária os conceitos, ensinamentos e fundamentos são passados através de conversas e rituais. Por isso Antes de Falarmos na Umbanda precisamos ter ouvido Muito...


E Como a Umbanda nos ensina pela voz é em um ponto que aprendemos mais ainda:



“Umbanda é de se conservar, Umbanda é de se conservar, Salve a Banda de Pai João que a Umbanda é de se conservar”
 Que Oxalá nos abençoe sempre



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CAMINHO... "Sim, seu caminho é a Umbanda enquanto você valorizar a experiência espiritual com os Orixás, Guias e Mensageiros do Astral que se desdobram em muitas formas para te auxiliar. Seu caminho é e sempre será a Umbanda, enquanto você acender uma vela e sentir que ela fala contigo, enquanto você escutar o som do atabaque e seu corpo aquecer num compasso de vibrações e arrepios, enquanto você sentir o aroma das ervas transmutadas em fumaça ao contato com a brasa incandescente e for acometido da sensação de estar sendo transportado para outro lugar, a Umbanda continuará sendo seu caminho enquanto o brado dos Caboclos te arrepiar, o silêncio dos Pretos Velhos te emocionar, o gracejo dos Baianos te alegrar, a sinceridade dos Exus te curvar, a simpatia das Pomba Giras te atrair e a ciranda dos Erês te relembrar que, apesar dos pesares, o mais importante é não perder a pureza das crianças. Sim, seu lugar é no Templo que frequenta, enquanto os espíritos regentes ainda forem referências de aprendizado, enquanto você sentir saudade ao final de cada gira, enquanto os objetivos espirituais e materiais também forem os seus objetivos, enquanto o sentimento de irmandade não se dissipar facilmente em momentos de atritos e conflitos naturais, enquanto você preservar o respeito e lealdade ao seu Sacerdote ." - Sr. Caboclo Tupinambá

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Léo Del Pezzo, ou Pai Léo das Pedreiras. Médium Umbandista á 19 anos, consagrado Pai Espiritual.Dedica todo seu sacerdócio para levar o entendimento de conhecimentos esotéricos, filosófico e teologicos ,exaltando a "Umbanda", Escritor do livro: "SENZALA - A PRISÃO DA ALMA"