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terça-feira, 5 de agosto de 2008

UMBANDA E UMBANDISTAS

Olá irmãos

Que a paz de Oxalá esteja com todos

Postarei hoje praticamente um desabafo.Vemos um grande aumento na procura de um pouco de espiritualidade, pelas pessoas, novelas, programas de tv e programas de rádio explorando tanto este aspecto, isso ocasiona uma deturpação muito grande dentro de centros, tendas, terreiros, perdemos aos poucos a identidade da Umbanda, passando numa sala de bate-papo ouvi: "Umbanda e Candomblé é a mesma coisa", e não foi a primeira vez que ouço essa afirmação, bem com a chegada da tecnologia a todos me aventuro no mundo da internet faço meu profile, viro membro do Orkut e como UMBANDISTA novo, logo procuro as comunidades que me interesso, nessas comunidades acho pseudo-umbandistas, que se intitulam como tal de Ogum, mãe fulana de oxossí, pai cicrano de Logun-edé, e me deparo com a maioria frequentadores de terreiros que se intitulam Umbanda, mas praticam o culto de nação, ouço "umbandistas" falando que não são cristão, vejam Zélio de Moraes com o Caboclo Sete-Flexas fundo um centro com o nome de Nossa Senhora, desde já usando o sincretismo, mas na verdade dizendo que Oxalá e Jesus Cristo representam a mesma energia, Iemanjá e Maria, Oxossí e São Sebastião, Ogum e São Jorge, Obaluaye e São Lázaro, Xangô e São Jeronimo, Ibejis e São Cosme e São Damião. Isso é Umbanda, pois esse é um de seus fundamentos, Há também uma grande revolução de conhecimentos dentro dos terreiros, usam-se conhecimentos adâmicos, Sancritos, e tantos outros, mas falta um principal pilar da Umbanda a CARIDADE, vejo aquele mesmo homem dizer que conhece esoterismo, falar que Exu é catiço ou diabo, que existe esses dois tipos aqui afirmo para todos todo Exu é do bem e da caridade, pois os que não forem são kiumbas, obsessores. A Umbanda não tem uma unificação, e digo que nunca terá, pois não há se querer um ser capaz de ter tanta honestidade, caráter para fazer tal feito, falando em honestidade entramos num assunto sério do vil metal, o pataco, o dinheiro a uma grande retomada de pais de santos que cobram absurdos para realizarem um banho que seja, absurdo ninguém lhes cobrou nada para terem um maravilhoso dom de ter contato com as hostes astrais, vem a indagação mas o terreiro tem despesas, tem outros meio de ajudar o terreiro a se manter, por favor tomem vergonha na cara e vão trabalhar vivam para a Umbanda e não da Umbanda.Outro assunto é manifestações e federações que se intitulam Umbanda e são chefiadas por babalorixás do Candomblé, simplesmente ridículo. Por este e outros motivos abaixo do título está escrito "Umbanda é Umbanda". Não quero que isto seje uma afronta e sim um alerta e um pedido respeitem a Umbanda, umbanda é cristã,não tem matança, não baixa orixá, Exu pratica a caridade. Sinceramente não sei o que praticam mas tenho uma certeza isso não é Umbanda.

Que Oxalá nos ilumine sempre

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domingo, 3 de agosto de 2008

PIPOCAS DE OMULU

Olá irmãos

Que a paz de Oxalá esteja com todos

A postagem de hoje é o porque da pipoca ser ligada com Omulu, até aceito as lendas contadas do candomblé, que Iansã transformou as chagas de Obaluaye em pipocas, mas aqui será postado uma mensagem com mais profundidade do que esta lenda.E voltamos ao mesmo assunto entre morte e transformação.

Pipocas de Omulu
Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira.São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser. Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor.Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, o pai, a mãe, perder o emprego ou ficar pobre. Pode ser fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão ou sofrimento cujas causas ignoramos.Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem fogo o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também. Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou: vai morrer.Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela.A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece: BUM!E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente, algo que ela mesma nunca havia sonhado. Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem.A presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura. No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira.Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar alegria para ninguém.

Que Oxalá nos abençoe sempre

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sexta-feira, 1 de agosto de 2008

COMPADRE LUCIFÉR

Olá irmãos

Que a paz de Oxalá steja com todos

Bom sabemos que há muita lenda, e muito folclore sobre o mês de agosto, desde pequeno ouvia minha bisavó dizer, cuidado na rua agosto não é mês bom, é mês de cachorro louco. Coincidentemente é nesse mês que os parques de diversão, promovem as noites de terror, como monstros vampiros e outras coisas, e bem como dizem "o inferno subiu pra terra".Bem para nós Umbandistas sabemos que agosto não é um mês para brincadeira, pois é o mês de Omulu o Senhor dos mortos, e que não se deve começar desenvolvimento neste mês.Mas aí vem a pergunta o por quê deste mês ser tão tenebroso.Simples o catolicismo impôs isso a este periódo. Pode ser contado rapidamente o motivo, numa postagem a seguir irei detalhar.
No céu existia várias legiões de Anjos e Arcanos, mas um deles destacava-se. o seu nome Luis Bello como era chamado na terra. Como sabemos esse Arcano se rebelou contra Deus, e foi banido do paraíso com um terço dos anjos.Mas na verdade ele não foi banido ele foi mandado para dentro da terra para cuidar dos minerais, dos recursos naturais de nosso planeta( ai que vem a premissa de exu é o espírito mais próximo dos humanos) como punição. Passado muitos anos o Anjo Caído voltou ao céu por benevolência de deus, e por ter passado várias lapidações em baixo da crosta, ele virou um ser de luz maior ainda, mas não como Deus o onipotente. E isto foi no dia 23 de Agosto. quando um anjo diz "Luz que fere", pois era muito ofuscante seu poder, com alguma deturpações tornou-se Lucifér. Mesmo assim Compadre Lucifér quis voltar para o centro da terra pois se acostumou e até hoje é um grande ser de luz, chefe dos Exus e Pomba-Giras (Anjos que caíram junto co ele) História contada por Tranca-Ruas das Sete Encruzilhadas.
Dizem que a pessoa que nasce no dia 23 de Agosto, é muito temperamental, difícil de lidar mas muito protegida por seu Amigo Compadre Lucifér.O Maioral

Que Oxalá nos abençoe sempre. E os Exus nos guardem.

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CAMINHO... "Sim, seu caminho é a Umbanda enquanto você valorizar a experiência espiritual com os Orixás, Guias e Mensageiros do Astral que se desdobram em muitas formas para te auxiliar. Seu caminho é e sempre será a Umbanda, enquanto você acender uma vela e sentir que ela fala contigo, enquanto você escutar o som do atabaque e seu corpo aquecer num compasso de vibrações e arrepios, enquanto você sentir o aroma das ervas transmutadas em fumaça ao contato com a brasa incandescente e for acometido da sensação de estar sendo transportado para outro lugar, a Umbanda continuará sendo seu caminho enquanto o brado dos Caboclos te arrepiar, o silêncio dos Pretos Velhos te emocionar, o gracejo dos Baianos te alegrar, a sinceridade dos Exus te curvar, a simpatia das Pomba Giras te atrair e a ciranda dos Erês te relembrar que, apesar dos pesares, o mais importante é não perder a pureza das crianças. Sim, seu lugar é no Templo que frequenta, enquanto os espíritos regentes ainda forem referências de aprendizado, enquanto você sentir saudade ao final de cada gira, enquanto os objetivos espirituais e materiais também forem os seus objetivos, enquanto o sentimento de irmandade não se dissipar facilmente em momentos de atritos e conflitos naturais, enquanto você preservar o respeito e lealdade ao seu Sacerdote ." - Sr. Caboclo Tupinambá

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Léo Del Pezzo, ou Pai Léo das Pedreiras. Médium Umbandista á 19 anos, consagrado Pai Espiritual.Dedica todo seu sacerdócio para levar o entendimento de conhecimentos esotéricos, filosófico e teologicos ,exaltando a "Umbanda", Escritor do livro: "SENZALA - A PRISÃO DA ALMA"