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sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

AMACI, AMASSI, AMACIM

Olá irmãos

Que a paz de Oxalá esteja com todos

O Amaci, também chamado Amassi, Amancim é o Batismo na Sagrada Umbanda, muitos perguntam a importância do Amaci, digo que é o ritual mais especial e importante na vida espiritual. Amaci só acontece uma vez na vida do Médium, o resto são lavagens de Coroa.

Ele é a Coroação, a entrega do Ori ou cabeça ao Orixá da pessoa. A UMBANDA É uma religião que nos aproxima do Sagrado e que permite adentrarmos em nós mesmos para assim, de forma mais verdadeira e intensa, nos colocarmos à “disposição” do próximo, seja ele encarnado ou desencarnado.

Simbolicamente, o médium deve se considerar uma ferramenta usada pelo Divino em favor do Outro, da Comunhão e da Paz, um instrumento que deve e merece “reparos periódicos” para que não se perca a qualidade do trabalho manifestado, para que as engrenagens não enferrujem, para que as juntas não atrofiem, para que a maleabilidade não resseque e para que o molejo não se enrijeça.

Envolto em toda essa grandiosidade, um dos rituais mais potentes quando pensamos em “reparos periódicos”, é o que chamamos de AMACI.

AMACI vem da palavra ‘amaciar’, ‘tornar receptivo’, é um ritual, uma espécie de iniciação que todos os médiuns umbandistas, iniciantes ou não, devem, pelo menos uma vez ao ano, passar.

É um liquido preparado com folhas e águas sagradas escorado por alguns fundamentos específicos da Umbanda e que tem como objetivo a lavagem da cabeça/coroa do médium.

Nesse contexto, o Amaci ‘despertar’ as faculdades nobres do médium que ainda estão adormecidas, descarrega e apazigua o chacra coronário (centro de recepção espiritual Superior) e ainda liga/religa o médium ao Orixá, fazendo com que ele tenha a Sua vibração e energia interiorizada em seu espírito, mente e coração.

Receber o Amaci é entrar em contato direto com o Poder do Orixá, é um momento de grande emoção e que deve estar enredado pela reverência, amor, devoção, lealdade e comprometimento para com o Orixá, a Umbanda e o Plano Espiritual.É o momento em que o médium se coloca diante do Sagrado como ‘Filho de Orixá’, que abaixa sua cabeça em respeito e em saber à Superioridade Divina. Ocasião em que o médium deve se ajoelhar e deixar a voz do coração dizer:

E ainda com o coração batendo forte, o médium deita-se sobre a esteira de palha aos pés de seu Pai Espiritual e recebe o Amaci. Água cheirosa que ao escorrer pelo rosto se mistura com as lágrimas numa junção de fé, sagrado e pertencimento.

Sim! Agora o médium não está mais sozinho. Agora ele “pertence” ao Orixá, ao Poder Realizador que em forma de Divindade o acolherá em todos os momentos.

É um ritual fundamental para uma verdadeira e segura caminhada espiritual dentro dos fundamentos da Umbanda. É um cerimonial único e divino que quando bem orientado e bem realizado, o médium perceberá as mudanças que acontecerão em sua vida espiritual, consequentemente em toda sua vida.

Que Oxalá nos abençoe sempre


 Saravá .'.
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quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O QUE A UMBANDA PRECISA - POR RODRIGO QUEIROZ

Olá irmãos

Que a paz de Oxalá esteja com todos

Procurando textos achei este lindo texto do Rodrigo Queiroz vale a pena ler:

"Dia destes, ao final de uma gira de desenvolvimento mediúnico, manifestou-se Pai João de Angola, o Preto Velho regente da casa.


Como de costume, acendeu seu cachimbo, cumprimentou os presentes e chamou todos para bem perto dele e após se acomodarem ele pediu que todos respondessem uma pergunta simples:

“ – Do que a Umbanda precisa?”

E assim um a um foram respondendo:


“- Mais união...”


“ – Mais estudo...”


“ – Mais divulgação...”


“ – Mais respeito...”


“ – Mais reconhecimento...”


Mais, mais e mais...


Após todos manifestarem suas opiniões, Pai João sorriu e disparou:


“ – Muito se diz do que a Umbanda precisa, não é? E eu digo que a Umbanda precisa de Filhos!”


Silêncio repentino no ambiente.


Naturalmente os filhos ficaram surpresos e ansiosos para a conclusão desta afirmação.


Pai João pitou, pensou, pitou, sorriu e continuou:


“É isso, a Umbanda precisa sobretudo de FILHOS.


Porque um filho jamais nega sua mãe, sua origem, sua natureza. Quando alguém questiona vocês sobre o nome de sua mãe, vocês procuram dar um outro nome a ela que não seja o verdadeiro? Umfilho nem pensa nisso, simplesmente revela a verdade. Assim é um verdadeiro Filho de Umbanda, não nega sua religião, nem conseguiria, pois seria o mesmo que negar a origem de sua vida seria o mesmo que negar o nome de sua mãe.


Um filho de Umbanda, dentro do terreiro limpa o chão como devoção e não como uma chata necessidade de faxinar.


Um filho de Umbanda dá o melhor de si para e pelo o terreiro, pois sente que ali, no terreiro ele está na casa de sua mãe.


Um filho de Umbanda ama e respeita seus irmãos de fé, pois são filhos da mesma mãe e sabem que por honra e respeito a ela é que precisam se amar, se respeitar e se fortalecer.


Um filho de Umbanda sente naturalmente que o terreiro é a casa de sua mãe, onde ele encontra sua família e por isso quando não está no terreiro sente-se ansioso para retornar e sempre que lá está é um momento de alegria e prazer.


Um filho de Umbanda não precisa aprender o que é gratidão. Porque sua entrega verdadeira no convívio com sua mãe, a Umbanda, já lhe ensina por observação o que é humildade, cidadania, família, caridade e todas as virtudes básicas que um filho educado carrega consigo.


Um filho de Umbanda não espera ser escalado ou designado por uma ordem superior para fazer e colaborar com o terreiro, ele por si só observa as necessidades e se voluntaria, pois lhe é muito satisfatório agradar sua mãe, a Umbanda.


Um filho de Umbanda sabe o que é ser Filho e sabe o que é ter uma Mãe.


Quando a Umbanda agregar em seu interior mais Filhos que qualquer outra coisa, estas necessidades que vocês tanto apontam como união, respeito, educação, ética, enfim, não existirão, pois isto só existe naqueles que não são Filhos de fato.


Tenham uma boa noite, meus filhos!”


Pai João pitou mais uma vez e desincorporou.


Diante dele, seus filhos, com olhos marejados, rosto rubro, agradeciam a lição.


Saravá a Umbanda, salve a sabedoria, salve os Pretos Velhos.


>>Por Rodrigo Queiroz"

Que Oxalá nos abençoe sempre


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sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

A REVOLTA - por EXU MARABÔ

Olá irmãos

Que a paz de Oxalá esteja com todos


Hoje recebemos esta mensagem por um Espírito da linhagem do Exu Marabô refletiremos sobre as sábias palavras de grande amigo:


"A Revolta é o sentimento mais impuro e indigno que um ser humano pode estabelecer em seu coração, Nós seres da Luz que trabalhamos nas trevas da ignorância somo s a prova viva, ou melhor prova morta disso.

O Amor constrói laços afetivos, o amor trás sentimentos bons, o amor trás satisfação, já o ódio que é o amor multiplicado, prejudica, arma e fere todas as pessoas que lhe cercam. Todos são diferentes da Revolta.

A revolta é o sentimento que repulsa dentro de nosso corpo prejudicando a ele mesmo, como cupim num barco de madeira;  mata por dentro, sem ser notado, Mata devagar sem ser percebido. Mata silenciosamente sem ser ouvido.

A revolta  prejudica o mais profundo de nosso âmago, é ela a prejudicial de vivermos uma vida sem escrúpulos, vivemos pela obsessão de cessar essa revolta que nos perturba. Colocamos a culpa de nosso revolta aos outros, mas intimamente sabemos que a verdade ela é nossa culpa.

A revolta é um sentimento individual e intransferível, a revolta que faz nós seres de luz ainda estarmos aqui nas trevas.  Quisera eu Deus o onipotente retirar a revolta que mesmo controlada ainda teima em resistir a minha luz e a minha vontade de ajudar o próximo.

Quem sabe a cura da revolta seja como disse Ele: Amai o próximo como ele os Amou.
Por estes motivos não caiam na revolta pois ela é a armadilha que levará vocês a perdição e somente nós de Capas Pretas poderemos auxiliá-los.

Ahman Marab Abdhô"


>>>Texto psicografado por: Pai Léo Del Pezzo


Que Oxalá nos abençoe sempre

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CAMINHO... "Sim, seu caminho é a Umbanda enquanto você valorizar a experiência espiritual com os Orixás, Guias e Mensageiros do Astral que se desdobram em muitas formas para te auxiliar. Seu caminho é e sempre será a Umbanda, enquanto você acender uma vela e sentir que ela fala contigo, enquanto você escutar o som do atabaque e seu corpo aquecer num compasso de vibrações e arrepios, enquanto você sentir o aroma das ervas transmutadas em fumaça ao contato com a brasa incandescente e for acometido da sensação de estar sendo transportado para outro lugar, a Umbanda continuará sendo seu caminho enquanto o brado dos Caboclos te arrepiar, o silêncio dos Pretos Velhos te emocionar, o gracejo dos Baianos te alegrar, a sinceridade dos Exus te curvar, a simpatia das Pomba Giras te atrair e a ciranda dos Erês te relembrar que, apesar dos pesares, o mais importante é não perder a pureza das crianças. Sim, seu lugar é no Templo que frequenta, enquanto os espíritos regentes ainda forem referências de aprendizado, enquanto você sentir saudade ao final de cada gira, enquanto os objetivos espirituais e materiais também forem os seus objetivos, enquanto o sentimento de irmandade não se dissipar facilmente em momentos de atritos e conflitos naturais, enquanto você preservar o respeito e lealdade ao seu Sacerdote ." - Sr. Caboclo Tupinambá

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Léo Del Pezzo, ou Pai Léo das Pedreiras. Médium Umbandista á 19 anos, consagrado Pai Espiritual.Dedica todo seu sacerdócio para levar o entendimento de conhecimentos esotéricos, filosófico e teologicos ,exaltando a "Umbanda", Escritor do livro: "SENZALA - A PRISÃO DA ALMA"