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quinta-feira, 3 de maio de 2012

PRETO-VELHO PAI JOSÉ

Olá irmãos


Que a paz de Oxalá esteja com todos


Hoje a nossa postagem fala de Pai José, Pai José vibrante na linha de Xangô e Oxalá, porém muitos trabalham com a linha de Ogum, usam guias e cores Preta,Branca, Vermelha e Amarela., gostam de chapéu de palha, bebem vinho e café, muitos gostam de usar um lenço xadrez no pescoço com essas cores. Fumam cigarro de palha, na incorporação arreiam o médium no chão, com pisar firme e joelhos levemente flexionados. Adora passes para e,pregos trabalham muito com galhos de arruda. Sua forma mais conhecida é Pai José de Aruanda, mas conhecesse: Pai José de Angola,  Pai José da Guiné,  Pai José das Almas,  Pai José de Congo,  Pai José Cambinda,  Pai José Nagô,  Pai José da Cachoeira entre outros Pai José.

Abaixo uma coversa com Pai José da Guiné

À noite, quando a maioria das pessoas estão dormindo, diversas falanges espirituais se desdobram em trabalhos socorristas de assistência à humanidade encarnada. Devido ao sono, a queda natural do metabolismo e das ondas cerebrais, o corpo espiritual desprende-se naturalmente do corpo físico.


Aproveitando-se desse fato natural e inerente a todo ser humano muitos amigos espirituais trabalham nessa hora da noite retirando essas pessoas do seu corpo físico, dando um toque sensato a elas diretamente em espírito, ou, simplesmente, trabalhando as energias do assistido com mais liberdade a partir do plano espiritual da vida.


Um dia desses, durante um trabalho de assistência, estava conversando com um Preto Velho, que responde nas lidas de Umbanda, pelo nome de pai José da Guiné. Segue o diálogo:


— Pai José, esse trabalho de assistência na madrugada é enorme, não? O médium umbandista muitas vezes nem imagina o tamanho dele, não é mesmo?


— É sim fio. trabalho grande, toda noite. Mas são poucos que lembram da espiritualidade dia-dia e mantém sintonia elevada antes de dormir. Isso acaba por barrar as possibilidades de trabalho em conjunto conosco, você sabe disso. A maioria dos médiuns por aí pensam que o único dia de trabalho espiritual é o dia de trabalho no terreiro. É uma pena.


— É verdade, as pessoas tendem a se preparar muito para o dia de trabalho no terreiro, mas esquecem dos outros dias.


_ Preparar? Muitas vezes eles nem se preparam fio. A maioria chega lá cheia de problemas e preocupações na cabeça. Dá um trabalhão danado acoplar na aura toda encardida de pensamentos e sentimentos estranhos deles. E nego num tá falando que preparação é tomar um banho de erva antes do trabalho, não…


— Ué, mas o banho de erva é importante, não é pai?


— É, claro que é. Mas num é tudo. Antes do banho de erva, seria melhor um banho de bom-humor, com folhas de tranqüilidade e flores de simplicidade, hehehe… Isso sim ajudaria. Num adianta colocar roupa branca, defumar, tomar banho, se o coração tá sujo, se a boca maldiz, se o rosto está sem alegria e o espírito apagado. Limpeza interna fio, antes de limpeza externa…


— Tá certo…


— Tá certo, mas você muitas vezes num faz isso né? Hehehe… Tudo bem, todo mundo tem lá seus dias ruins, o problema é quando isso se torna constante. Fio, aUmbanda é muito rica em rituais, em expressões exteriores de alegria e culto a divindade. Mas isso deve ser utilizado sempre como uma forma de exteriorizar o que de melhor trazemos dentro de nós. Não uma fuga do que carregamos aqui dentro. Volta seus olhos pra dentro e lá presta culto aos Orixás. Só depois disso, canta e dança…


— Quando estiver participando de um trabalho, esteja por inteiro, em corpo físico, coração e mente. Não faça das reuniões espirituais um encontro social. Antes de começar os trabalhos, medita, ora, entra em sintonia com o trabalho que já está acontecendo. Durante os cantos, busca a sintonia com os Orixás.
Nesse momento, você e Eles não estão separados pela ilusão da matéria. Tão juntos. Em espírito e verdade…


— Acompanha as batidas do atabaque e faz elas vibrarem em todo seu ser. Defuma seu corpo, mas defuma também sua alma, queimando naquela brasa seu ego, sua vaidade, seu individualismo, que lhe cega os sentidos.


— Trabalha, aprende, louva, cresce meu fio. Mas o mais importante: Leva isso pra fora do terreiro! Lá dentro, todo mundo é filho de pemba, todo mundo tá de branco, todo mundo ama os Orixás…


— Mas aqui fora, logo na primeira dificuldade, duvidam e esquecem dos ensinamentos lá recebidos. Aqui fora, num tem caridade, fraternidade, Orixá, espiritualidade. Mas a Lei de Umbanda não é pra ficar contida no terreiro. A Lei de Umbanda é pra estar presente em cada ato nosso. Em cada palavra, em cada expressão de nosso ser…


— Percebe fio? Você é médium o tempo todo, não só no dia de trabalho, mas todo dia. Você é médium até quando tá dormindo…hehehe
Pai José fez uma pausa e eu fiquei a pensar a respeito da responsabilidade do trabalho mediúnico. De quantos médiuns por aí nem tinham idéia do trabalhoespiritual que as muitas correntes de Umbanda desenvolvem. De como, a vivência de terreiro, demandava uma mudança interior, uma postura diferente em relação à vida. Enquanto pensava a respeito, pai José disse:


— É por aí mesmo fio. A partir do momento que a pessoa internaliza os valores espirituais, um novo mundo, cheio de novas perspectivas surge. Novas idéias, novos ideais. Uma forma diferente de encarar a vida. Esse é o resultado do trabalho. A caridade não é mais uma obrigação, mas torna-se natural e inerente ao próprio ser, assim como a respiração. A sintonia acontece esteja onde ele estiver, carregando consigo a Lei da Sagrada Umbanda em seu coração…


— Lembre-se: Aruanda não é um lugar! Aruanda é um estado de espírito… Você a carrega para onde for. Isso é trabalho. Isso é sacerdócio. Isso é viver buscando a espiritualização…


— Por isso, meu fio, faz de cada trabalho espiritual que você participar um passo em direção a esse caminho. Um passo em direção a unidade com o Orixá. Cada reunião, um passo… Sempre!
Notas do médium: Pai José de Guiné é um espírito que há muito tempo eu conheço, trabalhador incansável nas lidas da cura espiritual. Apresenta-se como um negro, com cerca de 50 anos, sempre com seu chapéu de palha a cobrir-lhe a cabeça e seu olhar firme e determinado. Tem um jeito muito direto e reto de falar as coisas sempre nos alertando a respeito de posturas incompatíveis com o trabalho espiritual. É um espírito muito bondoso com quem já aprendi muitas coisas.



Fica aí o toque dele, que muito me serviu, a respeito de levar o  Terreiro para o nosso dia-dia.

Fonte: Povo de Aruanda.

Que Oxalá nos abençoe sempre



 Saravá .'.
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quarta-feira, 2 de maio de 2012

PRETO-VELHO PAI CIPRIANO

Olá irmãos


Que a paz de Oxalá esteja com todos

Começamos o mês de Maio e para nós umbandista temos a homenagem mais querida a de nossos Queridos Vovôs e Vovós. No dia 13 de Maio é o dia consagrado aos Pretos-Velhos. Assim hoje falamos um pouco de Pai Cipriano esse preto-velho grande rezador mas pouco conhecido. Começamos por uma mensagem deste Vovô:

"A figura do Preto-Velho é um símbolo magnífico. Ela representa o espírito de humildade, de serenidade e de paciência que devemos ter sempre em mente para que possamos evoluir espiritualmente.

Certa vez, em um centro do interior de Minas-Gerais, uma senhora consultando-se com um Preto-Velho comentou que ficava muito triste ao ver no terreiro pessoas unicamente interessadas em resolver seus problemas particulares de cunho material, usando os trabalhos de Umbanda sem pensar no próximo e, só retornavam ao terreiro, quando estavam com outros problemas.

O Preto-Velho deu uma baforada com seu cachimbo e respondeu tranquilamente:

"Sabe filha, essas pessoas preocupadas consigo próprias, são escravas do egoísmo. Procuramos ajudá-las, resolvendo seus problemas, mas, aquelas que podem ser aproveitadas, depois de algum tempo, sem que percebam, estarão vestidas de roupa branca, descalças, fazendo parte do terreiro.Muitas pessoas vem aqui buscar lã e saem tosqueadas, acabam nos ajudando nos trabalhos de caridade".

Essa é a sabedoria dos Pretos-Velhos... Os Pretos-Velhos levam a força de Deus (Zambi) a todos que queiram aprender e encontrar uma fé. Sem ver a quem, sem julgar, ou colocando pecados.

Mostrando que o amor a Deus, o respeito ao próximo, o respeito a si mesmo , a força de vontade e encarar o ciclo da reencarnação, podem aliviar os sofrimentos do karma e elevar o espírito para a luz divina, fazendo com que as pessoas entendam e encarem seus problemas procurando suas soluções da melhor maneira possível dentro da lei do dharma e da causa e efeito.

Eles aliviam o fardo espiritual de cada pessoa fazendo com que ela se fortaleça espiritualmente. Se a pessoa se fortalece, e cresce, consegue carregar mais comodamente o peso de seus sofrimentos.

Ao passo que se ela se entrega ao sofrimento e ao desespero, enfraquece e sucumbe por terra pelo peso que carrega. Então cada um pode fazer com que seu sofrimento diminua ou aumente de acordo como encare seu destino e os acontecimentos de sua vida:

"Cada um colherá aquilo que plantou. Se tu plantaste vento colherás tempestade. Mas, se tu entenderes que com luta o sofrimento pode tornar-se alegria vereis que deveis tomar consciência do que foste teu passado aprendendo com teus erros e visando o crescimento e a felicidade do futuro. Não sejais egoísta, aquilo que te fores ensinado passai aos outros e aquilo que recebeste de graça, de graça tu darás. Porque só no amor, na caridade e na fé é que tu podeis encontrar o teu caminho interior, a luz e DEUS"

Pai Cipriano é um preto-velho vibrante na corrente de Oxalá, grande mandingueiro tem o Pai Jáco e Pai Miguel como seus companheiros espirituais, andam sempre juntos trabalhando em prol da humanidade usam as cores e as guias Pretas,Brancas e Amarelas. São essas cores que atuem em seus filhos: o Branco é a Paz, o Negro é ausência de sentimentos ruins e o amarelo é o raiar do sol iluminando os caminhos de seus filhos. Bebem Vinho tinto com café. Não gostam de Marafo. 
Usam bengalas pois suas roupagem espiritual é bem idosa, apesarem de preferir trabalhar de pé. com camisas brancas e adornados com cruzes de ferro no peito. Trabalham no desmanche de trabalhos pesados, principalmente de magias negras, grandes alquimistas da cura ministram seus passes revigorantes e transformadores. Adoram cruzes e figas de presente.
Quando vem em terra incorporam de forma rápida e contida, arcando o médium levemente para frente.
Sua forma mais conhecida é Pai Cipriano das Almas.

Que Oxalá nos abençoe sempre


Saravá .'.
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terça-feira, 1 de maio de 2012

MÉDIUM DA UMBANDA

Olá irmãos

Que a paz de Oxalá esteja com todos


A Postagem hoje é uma colaboração do Médium Aldrin Oliveira, médium do Templo de Umbanda Divina Luz que nos trouxe este lindo texto:

"Perguntei - Porque Pai eu tenho que ser um Sacerdote Mediúnico?
Deus respondeu - Porque a vida é como se fosse um grande circulo, e talvez algum dia você precisará de um outro sacerdote.
Perguntei - Porque eu? Talvez não tenha tempo.
Deus respondeu - A vida, o mundo, o amor, e o tempo, fui eu quem fiz e te dei tudo isso, doe somente um pouquinho do seu tempo para mim.
Perguntei - Porque eu tenho medo de não conseguir?
Deus respondeu - Porque você ainda não teve fé o suficiente em mim.
Perguntei – Porque eu? Não conheço muito sobre as palavras do senhor!
Deus respondeu – Serás um sacerdote que aprenderas e multiplicaras os ensinamentos.
Perguntei – Não seria mais fácil alguém sem pecados ser um sacerdote?
Deus respondeu – Estes já estão ao meu lado, e já deram seu recado.
Perguntei - Porque os bons irmãos religiosos não são os escolhidos?
Deus respondeu - Porque eu já os tenho próximos a mim.
Perguntei - Porque eu, pois sei que não sou o melhor filho do senhor?
Deus respondeu - Porque você pode ser o que mais precisa estar junto a mim, assim permanecerá entre os melhores.
Agora sim meu Pai sei que fui escolhido porque o senhor está comigo!"

Medium da Umbanda.....


Que Oxalá nos abençoe sempre


 Saravá .'.
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CAMINHO... "Sim, seu caminho é a Umbanda enquanto você valorizar a experiência espiritual com os Orixás, Guias e Mensageiros do Astral que se desdobram em muitas formas para te auxiliar. Seu caminho é e sempre será a Umbanda, enquanto você acender uma vela e sentir que ela fala contigo, enquanto você escutar o som do atabaque e seu corpo aquecer num compasso de vibrações e arrepios, enquanto você sentir o aroma das ervas transmutadas em fumaça ao contato com a brasa incandescente e for acometido da sensação de estar sendo transportado para outro lugar, a Umbanda continuará sendo seu caminho enquanto o brado dos Caboclos te arrepiar, o silêncio dos Pretos Velhos te emocionar, o gracejo dos Baianos te alegrar, a sinceridade dos Exus te curvar, a simpatia das Pomba Giras te atrair e a ciranda dos Erês te relembrar que, apesar dos pesares, o mais importante é não perder a pureza das crianças. Sim, seu lugar é no Templo que frequenta, enquanto os espíritos regentes ainda forem referências de aprendizado, enquanto você sentir saudade ao final de cada gira, enquanto os objetivos espirituais e materiais também forem os seus objetivos, enquanto o sentimento de irmandade não se dissipar facilmente em momentos de atritos e conflitos naturais, enquanto você preservar o respeito e lealdade ao seu Sacerdote ." - Sr. Caboclo Tupinambá

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Léo Del Pezzo, ou Pai Léo das Pedreiras. Médium Umbandista á 19 anos, consagrado Pai Espiritual.Dedica todo seu sacerdócio para levar o entendimento de conhecimentos esotéricos, filosófico e teologicos ,exaltando a "Umbanda", Escritor do livro: "SENZALA - A PRISÃO DA ALMA"