Que a paz de Oxalá esteja com todos
Pois bem a postagem de hoje conta detalhadamente o porquê dos escravos terem introduzido a imagem de Nossa Senhora Aparecida nos cultos afro, mesmo no Candomblé onde não há o sincretismo podemos reconhecer esta imagem como padroeira dos escravos e do nosso Brasil, segue abaixo a história mais detalhada deste acontecimento e uma súplica a Nossa Senhora da Aparecida ou como chamamos na Umbanda, Mamãe Oxum.

Zacarias em prantos segurou as correntes com as mãos e correu pelo interior da Igreja, prostrando-se junto à grade que separava do público, o Altar onde estava a VIRGEM MARIA. Com as mãos estendidas e o rosto inundado de lágrimas, agradeceu à NOSSA SENHORA pela providencial e maternal proteção.
O Capitão do Mato surpreso desmontou do cavalo e seguido pelas pessoas que testemunharam o fato, entrou na Igreja para ver de perto o que acabara de presenciar. Compreendeu que se tratava de uma intervenção sobrenatural e por essa razão, concordou que o escravo devia ficar em liberdade. Decidiu não levar Zacarias de volta a senzala de onde fugira. Pediu ao Tesoureiro da Igreja, que estava presente, uma declaração narrando o acontecimento, a fim de fazer prova junto ao seu patrão e com a consciência tranqüila de ter feito a melhor escolha, retornou sozinho ao Paraná.
Súplica a Nossa Senhora da Conceição Aparecida
Ó Virgem Santa
Que deste luz ao nosso Salvador
Sob teu manto extingues a amargura,
E dás, no teu olhar, felicidade.
És a vida sem par, és a ventura,
Neste mundo ilusório és a verdade,
Exclusivo fanal de luz segura,
Que ao Bem conduz a triste humanidade.
Dá-nos alívio, dá-nos alegria,
No amor do meu JESUS. Ave MARIA!
Conserva-nos na paz do teu redil.
E o teu conforto e o teu carinho Santo,
Estende à minha terra, em teu encanto,
Rainha e Padroeira do Brasil"!
Que Oxalá nos abençoe sempre
Saravá .'.
Semirombá
Nenhum comentário:
Postar um comentário