quinta-feira, 7 de maio de 2015

RITUAIS DA UMBANDA

Olá irmãos

 Que a paz de Oxalá esteja com todos


A Umbanda é uma Religião Ritualística, isto se dá desde sua fundação. Lá em 1908 quando nosso irmão e Codificador Zélio Fernandino de Moraes não praticava muitos rituais, Porém com a vinda dos preto-velhos, entidades mirongueiras, rezadoras trouxe para nossa religião alguns rituais.

Tribal? Arcaica? Ultrapassada? Não importa nós Umbandistas temos rituais para tudo, para acender uma vela, para falar com uma entidade, para fazer algo dentro do terreiro.Cada orixá uma saudação, Cada entidade um cumprimento diferente, Rituais e mais rituais.


Temos que entender que nossa Religião porém sendo “NOVA” a sua codificação segue preceitos de décadas, séculos e até milênios atrás, Somos um religião que tem um pouco de cada doutrina, o ato de “bater cabeça” é a reverência que se faz ao Orixá, a um guia ou até mesmo a um pai, assim como “Pedir a Benção” toda essa ritualística tem o seu porque tem o seu fundamento. Hoje em nossa Umbanda noto que os Fundamentos se perdem e dão lugar a atitudes que não condizem ou a supérfluos. Preocupamos-nos com bobagens e coisas pequenas. Vestimos ogum mas a ele não damos se quer um pouco do tempo, enfeitamos a casa de preto-velho e não vestimos a verdade humildade que eles nos passam.


A Umbanda não é atrasada, ela acompanha a modernidade e o mundo, porém ela não esquece dos fundamentos mais antigos passados de geração em geração. Pois como diz o Ponto “ Umbanda tem fundamento e é preciso preparar”. Os fundamentos e rituais não surgem na cabeça do Pai de Santo Ocioso em sua casa, todo ritual tem o seu fundamento seja ele explicado ou até mesmo oculto muitas vezes, quando nós médiuns, filhos de uma casa nos comprometemos, deitamos ao pé do congá e afirmamos nossa certeza espiritual ligada aquela casa, nós aceitamos todos seus rituais e fundamentos.



Fundamento não é discutível, não existe “Não vou fazer”, “Não aceito” Fundamento é coisa séria e entra na confiança na casa e ao seu dirigente espiritual, Se você filho de uma casa não aceita tal fundamento ,está no local, casa ou religião errada, a Umbanda e nenhuma casa pode mudar suas raiz por que tem folhas novas, as folhas que devem seguir e respeitar as raízes pois são elas que sustentam a grande árvore que é uma “CASA de SANTO”.

Na Umbanda todos dentro de uma casa Têm voz, mas o mais velho fala mais alto pois conhece mais que o mais Novo, cabe ao mais novo ouvir e aprender para que ensine o mais velho, não somos uma religião literária os conceitos, ensinamentos e fundamentos são passados através de conversas e rituais. Por isso Antes de Falarmos na Umbanda precisamos ter ouvido Muito...


E Como a Umbanda nos ensina pela voz é em um ponto que aprendemos mais ainda:



“Umbanda é de se conservar, Umbanda é de se conservar, Salve a Banda de Pai João que a Umbanda é de se conservar”
 Que Oxalá nos abençoe sempre



 Saravá .'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário