quinta-feira, 21 de outubro de 2010

IMITAÇÃO

Olá irmãos


Que a paz de Oxalá esteja com todos


A algum tempo não escrevia sobre algum ensinamento de Osho, grande sacerdote oriental, muito sábio, abaixo segue um ensinamento muito bonito e proveitoso.

"O Mestre Zen Gutei costumava erguer seu dedo sempre que explicava uma questão sobre Zen. Um discípulo muito jovem começou a imitá-lo, e toda vez que alguém perguntava ao discípulo sobre o que seu mestre tinha falado, o rapaz erguia o dedo.
Gutei chegou a ouvir o respeito, e um dia, quando presenciou o rapaz fazendo aquilo, agarrou-o, puxou uam faca, decepou seu dedo e jogou fora, quando o rapaz saiu correndo gritando, berrando em pânico, gutei gritou: "Pare!"
O Rapaz parou, voltou-se para o mestre, através de suas lágrimas. Gutei mantinha o próprio dedo erguido, o rapaz por hábito começou a erguer o dele também... e quando notou que ele não estava lá fez reverência. Naquele instante ele se iluminou."

Mestres nunca fazem algo desnecessariamente, nem mesmo erguem um dedo... Gutei nem sempre levantava o dedo, somente quando explicava alguma questão sobre Zen. Por Que?
Todos seus problemas surgem porque você está fragmentado, porque é uma desunião, um caos, não uma harmonia. E o que é Meditação? É chegar a unidade, as explicações de Gutei eram secundárias; aquele dedo erguido era o fundamental. Ele estava dizendo: "Seja um...! E todos seus Problemas serão resolvidos".
O Rapaz começou a imita-lo, ora a imitação não leva a lugar algum. Imitação significa que o ideal vem de fora, que não é algo que esteja acontecendo dentro de você, você tem uma semente dentro de si; se está imitando os outros está semente estará morta, pois a semente que planta é a dos outros.

Um momento muito tenso de consciência, uma estratégia grandiosa, Gutei gritou "Pare!" E no instante da parada não havia mais dor...
Apenas devido ao velho hábito, quando o mestre ergue o dedo, o rapas ergue o seu, que não existe. E pela primeira vez compreende que ele não é o corpo, mas a vigilância, consciência, ele é uma Alma, e o corpo a casa.

Que Oxalá nos abençoe sempre


Saravá  .'.


"Semirombá"

Nenhum comentário:

Postar um comentário