segunda-feira, 8 de março de 2010

HORUS

Olá irmãos


Que a paz de Oxalá esteja com todos


Bem irmãos seguimos com as postagens, ligadas a Oxalá, como disse anteriormente, as postagens falarão de Deuses que tem sua história parecida com a de Jesus Cristo, como acreditamos que Oxalá é uma energia e não um Personagem, temos vários seres que se assemelham com esta energia. Krishna foi um delez e hoje o Deus Hórus, que foi um dos primeiro deuses a ter seu culto descrito.

Hórus (ou Heru-sa-Aset, Her'ur, Hrw, Hr ou Hor-Hekenu) é o deus dos céus, Muito embora sua concepção tenha ocorrido após a morte de Osíris.
Tinha cabeça de falcão e os olhos representavam o sol e a lua. Matou Seth, tanto por vingança pela morte do pai, Osíris, como pela disputa do comando do Egito.
Após derrotar Seth, tornou-se o rei dos vivos no Egito. Perdeu um olho lutando com Seth, que foi substituído por um amuleto de serpente, (que os faraós passaram a usar na frente das coroas), o olho de Hórus, (anteriormente chamado de Olho de Rá, que simbolizava o poder real e foi um dos amuletos mais usados no Egito em todas as épocas. Depois da recuperação, Hórus pôde organizar novos combates que o levaram à vitória decisiva sobre Seth.

O olho que Hórus feriu (o olho esquerdo) é o olho da lua, o outro é o olho do sol. Esta é uma explicação dos egípcios para as fases da lua, que seria o olho ferido de Hórus.
Alguns detalhes do personagem foram alterados ou mesclados com outros personagens ao longo das várias dinastias, seitas e religiões egípcias. Por exemplo, quando Heru (Hórus) se funde com Ra O Deus Sol, ele se torna Ra-Horakhty. O olho de Horus egípcio tornou-se um importante símbolo de poder.
Hórus é segunda pessoa da Trindade egípcia, composta por Osíris, o pai, Hórus, o filho e Ísis, a mãe.
Diversos estudos sugerem que a história de Jesus pode ter sido baseada em várias outras histórias de deuses mais antigos, principalmente, Hórus. Em sua mãos Hórus carrega as chaves da vida da morte e da fertilidade.

Algumas Ambiguidades entre Horus e Jesus:
Nascido da virgem Ísis-Meri em 25 de dezembro numa caverna
Seu pai terreno chamava-se "Seb" ("José").
Ele era descendente de uma linhagem real.
Aos 12 anos de idade foi uma criança que ensinou no templo e, aos 30 foi batizado num rio
Ele realizou milagres, expulsou demônios e ressucitou El-Azarus ( "El-Osíris") dos mortos.
Ele foi crucificado entre dois ladrões, sepultado por três dias em um túmulo e, em seguida ressuscitado.
Ele foi "o Pescador" e era associado com o Peixe ( "Ichthus"), o Cordeiro e o Leão.
Era chamado de "o KRST" ou "Ungido".


Que Oxalá nos abençoe sempre




Saravá  .'.


"Semirombá"

Nenhum comentário:

Postar um comentário