sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

IANSA, RAINHA DOS VENTOS


Olá irmãos

Que a paz de Oxalá esteja com todos

Pois bem amanhã irei para Paraia Grande onde ocorrerá a Festa de Iemanjá, nossa mãe é muio festejada nesta época em várias praias pelo nosso país, mas a maior ainda é na Praia Grandem já em Salvador a festa é no dia 2 de fevereiro.
Porém hoje festejamos outra grande Mãe, muito querida e de muitos adeptos, é Nossa Mãe dos Ventos, Iansã, pelo sincretismo com Santa Bárbara. segue abaixo uma oração e uma breve explicação desta manifestação na Igreja, Umbanda e Candomblé.

Na Igreja Santa Bárbara provavelmente morreu no Egito, pelo Imperador Diocleciano, o mesmo que trucidou São Jorge, Expedito, Sebastião, Cosme e Damião. Esta santa é muito festejada pois nos protege das tempestades. Dia 4 de dezembro é seu dia.


Oração a Santa Bárbara.
Ó Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei com que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura. Ficai sempre a meu lado para que eu possa enfrentar, de fronte erguida e rosto sereno, todas as tempestades e batalhas de minha vida: (fazer o pedido) para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora e render Graças à Deus, criador do céu, da Terra, da Natureza; este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras. Amém. Santa Bárbara, rogai por nós.

Na Umbanda, Santa Bárbara é Iansã, a companheira eterna de Xangô, a senhora do fogo, que vive nas pedreiras, é também a senhora dos Raios, sua cor é o Amarelo, toda vez que esta é festejada saudamos Xangô também.


Prece a Iansã
Ó gloriosa Mãe guerreira, dona das tempestades, Protegei-me eu e minha família contra os maus espíritos,
Para que eles não tenham forças de atrapalhar minha caminhada, E que não se apossem da minha luz.
Ajudai-me para que as pessoas más intencionadas. Não destruam minha paz de espírito.
Mãe Iansã, cubra-me com seu manto sagrado, E leve com a força dos seus ventos tudo que não presta para bem longe. Ajudai-me na união da minha família, para que a inveja Não destrua o amor que há em nossos corações.Mãe Iansã, em vós eu creio , espero e confio! Que Assim seja e Assim será !

No Candomblé, Iansã é chamada de Oyá, divindade do Rio Niger, é a senhora dos Raios, Ventos e Tempestades, é saudada como mulher de Xangô, mas vez ou outra é associada a Ogum também, sua cor significativa é o vermelho, é também padroeira dos bombeiros. Sua comida e oferenda são os Acarajés, na maioria das vezes sem recheio. 
 

Oração a Oyá
Saravá Iansã a grande guerreira, Orixá do raio e do vento, que ajuda com sua energia vencer as lutas e as dificuldades.

Saravá Senhora Rainha dos ventos proteja todos nós.
Oyá Deusa do rio Niger, senhora dos ventos e das tempestades. Coloco em tuas mãos minhas ações na luz de tua luz, eu te consagro todos os minutos e horas desse dia, meus trabalhos, minhas preocupações, meus desejos, os meus laseres são teus.
Daí – me hoje a tua luz poderosa para que eu compreenda todo bem que preciso fazer e tenha força para não ceder o mal que tenta bater em minha porta, que eu consiga ser mais fraterno, mais irmão, mais compreensivo e capaz de perdoar.
Dirija meus passos no caminho do bem e do amor, e hoje mais que ontem todos nós possamos contar com sua orientação, com a tua benção, com o teu amor.
Com tua espada haveremos de cortar as demandas dos invejosos, dos falsos, dos inimigos, dos olhos grandes, que necessitam de enxergar a verdade.
Dando conformação aqueles que sofrem, com a força dos teus raios, nós te pedimos, que acenda a chama da vida dos que estão desenganados, de a eles força para continuar lutando na cura de seus males.
Saravá Iansã majestosa Senhora a vossa proteção em vosso louvor em brado unidos saudamos.
Epa Rei Oyá !


Que Oxalá nos abençoe sempre

Saravá  .'.

"Semirombá"

Nenhum comentário:

Postar um comentário