quarta-feira, 17 de junho de 2009

MOISES


Olá irmãos

Que a paz de Oxalá esteja com todos.

Bem queridos irmãos a postagem de hoje é sobre a vida de Moisés, muitos de vocês podem estar pensando o que este grande profeta tem a ver com a Umbanda, pois bem digo que tem muito a ver, Moisés é conhecido como o "Pai do Esoterismo" pois foi o primeiro homem conhecido que manipulava os elementos com muita naturalidade, no decorrer da história dele vocês poderam entender isso.
Esta também Moisés inimamente ao mês de Xangô, pois a imagem de Xangô que cultuamos na Umbanda tem alguns aspectos de Moisés, por exemplo as "tabuas de lei" que são as tábuas que Moisés recebeu de Deus, Moisés foi que recebeu a "lei" de Deus, Xangô na Umbanda é o senhor da "lei divina", vejam que há muita coincidência entre estes grandes seres.
E também no final da postagem terá uma linda Prece a Xangô.

Biografia

Moisés (em hebraico, Moshe, משה), profeta israelita da Bíblia Hebraica (conhecida entre os cristãos como Antigo Testamento), da Tribo de Levi. De acordo com a tradição judaico-cristã, Moisés foi o autor dos 5 primeiros livros do Antigo Testamento (veja também Pentateuco). É encarado pelos judeus como o principal legislador e um dos principais líderes religiosos. Para os muçulmanos, Moisés (em ár. Musa, موسى) foi um grande profeta.
Segundo o Livro do Êxodo, Moisés foi adotado pela filha do Faraó Hatshepsut que o encontrou enquanto se banhava no rio Nilo e o educou na corte como o princípe do Egito. Aos 40 anos, após ter matado um feitor egípcio levado pela "justa" cólera, é obrigado a partir para exílio, a fim de escapar à pena de morte. Fixa-se na região montanhosa de Midiã, situada a leste do [[Golfo de Acaba]. Por lá acabou casando-se com Séfora e com ela teve um filho chamado de Gérson. Quarenta anos depois, no Monte de Horebe, ele depara-se com uma sarsa ardente que queimava mas não se consumia e assim é finalmente "comissionado pelo Deus de Abraão" como o "Libertador de Israel".
Ele conduziu o povo de Israel até ao limiar de Canaã, a Terra Prometida a Abraão. No início da jornada, acurralados pelo Faraó, que se arrependera de te-los deixado partir, ocorre um dos fatos mais conhecidos da Bíblia: A divisão das águas do Mar Vermelho, para que o povo, por terra seca, fugisse dos egípcios, que tentando o mesmo, se afogaram. Logo no início da jornada, no Monte de Horebe, na Península do Sinai, Moisés recebeu as Tábuas dos Dez Mandamentos do Deus de Abraão, escritos "pelo dedo de Deus". As tábuas eram guardadas na Arca do Concerto. Depois, o código de leis é ampliado para cerca de 600 leis. É comumente chamado de Lei Mosaica. Os judeus, porém, a consideram como a Lei (em hebr. Toráh) de Deus dada a Israel por intermédio de Moisés. Em seguida, os israelitas vagaram pelo deserto por 40 anos até chegarem a Canaã.

Durante 40 anos (segundo a maioria dos historiadores, no período entre 1250 a.C. e 1210 a.C.), conduz o povo de Israel na peregrinação pelo deserto. Moisés morre aos 120 anos, após contemplar a terra de Canaã no alto do Monte Nebo, na Planície de Moabe. Josué, o ajudante, sucede-lhe como líder, chefiando a conquista de territórios na Transjordânia e de Canaã.
No Cristianismo, Moisés prefigura o "Moisés Maior", o prometido Messias (em grego, o Cristo). O relato do Êxodo de Israel, sob a liderança por Moisés, prefigura a libertação da escravidão do pecado, passando os cristãos a usufruir a liberdade gloriosa pertencente aos filhos de Deus.
Na Igreja Católica e Igreja Ortodoxa, é venerado como santo, sendo a festa celebrada em 4 de setembro.

Moisés foi ainda o criados do estudo da Caballah, usava difersas formas de alquimia e esoterismo, desde a manipulação dos elementos até a materialização de objetos, como por exemplo transformar seu cajado em uma serpente.


Prece a Xangô


Poderoso Orixá de Umbanda,Pai, companheiro e guia,Senhor do equilíbrio e da Justiça,Auxiliar da Lei do Carma,Só Vós tendes o direito de acompanhar,pela eternidade.Todas as causas, todas as defesas,acusações e eleições promanadas dasações desordenadas dos atos puros e benfazejosque praticamos.Senhor de todos os maciços e cordilheiras,símbolo e sede da Vossa atuação planetáriano físico, no astral e no mentalSoberano Senhor do equilíbrio e da eqüidade,Velai pela inteireza do nosso caráter.Ajudai-nos com Vossa prudência.Defendei-nos das nossas perversões,ingratidões, antipatias, falsidades,incontenção da palavra e julgamento indevido,dos atos dos nossos irmãos em humanidade.Só Vós sois o grande Julgador.Kaô cabecilê Xangô!


Que Oxalá nos abençeoe



Saravá .'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário