segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

IEMANJÁ

Olá irmãos

Que a paz de Oxalá esteja com todos

Hoje é dia 08 de dezembro, dia consagrado a nossa mamãe Iemanjá pelo sincretismo com Nossa Senhora da Conceição, alguns terreiros mais antigos ou com raízes no candomblé festejam nossa mãe no dia 02 de fevereiro pelo sincretismo com a Nossa Senhora dos Navegantes.
No candomblé Iemanjá é mais conhecida como Yemonja que quer dizer mãe cujo os filhos são peixes, é a senhora do rio Ógún. A mulher de Oxalá e mãe de Ogum, Oxossí, Xangô e Exu, filha de Olocum a senhora do mar.
Na umbanda tradicional Iemanjá é um orixá feminino, senhora das águas representante da linha do mar, senhora dos marinheiros.
Na Umbanda Esotérica Iemanjá é a mãe de Cristo, senhora do chacha do terceiro olho, da segunda linha da Umbanda, a linha da água e da força do pensamento.
O que importa é que Iemanjá me arrisco a falar é o Orixá mais difundido aqui no Brasil, conhecida por muita gente independente da religião, pois na virada do ano vemos muitas pessoas pulando as sete ondas, jogando flores ao mar, enfim que nunca viu alguém saudando a Rainha do mar antes de se banhar nas suas águas.
Digo que Iemanjá não é mais apenas um Orixá na Umbanda e o Candomblé, e sim a figura de todos os praticantes das religiões afro, é ela sim que carrega o nome das nossas religiões para os quatro cantos do Brasil e até do mundo. Em cuba também é muito homenageada como dizem os próprios cubanos " el senhora del mar". Em memória a nossa mãe segue abaixo uma oração em sua homenagem.

Oração a Iemanjá

Vós que governas as águas, derramai por sobre a humanidade a vossa proteção, fazendo assim, ó divina mãe, uma descarga em seus corpos materiais limpando suas auras e incutindo em seus corações o respeito e a veneração devida a essa força da natureza que simbolizas.
Fluidificai nosso espírito e descarregai nossa matéria de todas as impurezas que hajam adquirido.
Permiti que vossas falanges nos protejam e amparem, assim o fazendo com toda a humanidade, nossa irmã.
Faça isso por nós, minha querida mãezinha.

Ponto em homenagem a Iemanjá

Baixai, baixai
Ó Virgem da Conceição
Baixai, baixai
Ó Virgem da Conceição
Se tiver praga de alguém
Desde já seja retirada
Levando por mar adentro
Pras ondas do mar sagrado

Que Oxalá nos abençoe e Iemanjá nos cubra com seu divino manto

Saravá .'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário