.
.
.
.
.
.
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Feito por www.AllBlogTools.com

Pesquisar Neste blog

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

OBRIGADO MEU PAI


Olá irmãos

Que a Paz de Oxalá esteja com todos

Pois bem irmãos chegamos a última postagem do ano, como o ano passado fico em recesso (Férias) até o começo de Janeiro, mesmo não postando sempre estou monitorando o Blog.
Pois bem como mensagem derradeira deste ano, segue abaixo um texto de minha autoria, este texto nasceu ontem, enquanto olhava as estrelas no céu, confesso que após alguns minutos fitando as estrelas percebi o tamanho da magnitude do amor de Deus e o quanto somos pequenos diante seu imenso poder, e mesmo assim em alguns momentos nos achamos ser o centro dele.
Desejo a todos um Feliz Natal que não esqueçamos o seu verdadeiro significado, o "AMOR'', Que o Ano que se iniciará sob o Comando Astrológico de Oxossí seja um ano repleto de felicidde, aproveitando este assunto, passem a virada com alguma peça verde, ou uma fita adornada no braço, e não esqueçamos de saldar: Okê Arô meu pai Oxossí!

OBRIGADO MEU PAI!

Quão grande é a Felicidade
Quão grande é a Felicidade de poder estar vivo
Quão grande é a minha Felicidade

Quão grande é o Amor
Quão grande é o Amor pelas coisas que Deus criou
Quão grande é o meu Amor

Quão grande é a Esperança 

Quão grande é a Esperança de mais uma vez ver o nascer do Sol
Quão grande é a minha Esperança

E quão garnde tenho que ser para enxergar estes sentimento.

Sou Feliz pois consigo ver as estrelas
Sou Feliz pois sinto meus passos na areia
Sou Feliz pois escuto o canto dos pássaros
Enfim sou um homem Feliz.

Amo minha vida pois ela me proporciona momentos bons
Amo meus companheiros pois estes também me amam
Amo a Deus sobre todas as coisas, pois este me proporcionou viver.

Tenho Esperança de ter dias melhores
Tenho Esperança que nos momentos ruins, absorva lições de vida
Tenho Esperança de um dia encontrar Deus.

E neste dia só terei uma coisa a dizer:
"Obrigado meu Pai"




Que Oxalá nos abençoe sempre


Saravá  .'.


"Semirombá"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

CÁRITAS


Olá irmãos


Que a Paz de Oxalá esteja com todos


Pois bem irmãos o assunto de hoje é bem interessante, pois Cáritas é um espírito que se comunicava através de uma das grandes médiuns de sua época - Mme. W. Krell - em um grupo de Bordeaux (França), sendo ela uma das maiores psicografas da História do Espiritismo, em especial por transmitir poesia (que se constitui no ácido da psicografia), da lavra de Lamartine, André Chénier, Saint-Beuve e Alfred de Musset, além do próprio Edgard Allan Poe. Na prosa, recebeu ela mensagens de O Espírito da Verdade, Dumas, Larcordaire, Lamennais, Pascal, e dos gregos Ésopo e Fenelon. A prece, denominada De Cáritas, tem sido querida e contritamente orada por várias gerações de espíritas, A Prece de Cáritas na Umbanda é muito usada no começo dos trabalhos.

A prece de Cáritas foi psicografada na noite de Natal, 25 de dezembro, do ano de 1873, ditada pela suave Cáritas, de quem são, ainda, as comunicações:

"Como servir a religião espiritual" e "A esmola espiritual".
Todas as mensagens que Mme. W. Krell psicografada em transe, e, que chegaram até n;os, encontram-se no livro Rayonnements de la Vie Spirituelle, publicado em maio de 1875 em Bordeaux, inclusive, o próprio texto em francês (como foi transmitido) da Prece de Cáritas.
A prece de Cáritas é divina, sua denominação e sua origem têm sido estudadas e pesquisadas; mas se perguntarem à maioria dos religiosos como ela surgiu, e a denominação de Cáritas, poucas pessoas arriscam dar um parecer.

“Chamo-me Caridade, sou o caminho principal que conduz a Deus; segui-me eu sou a meta a que vós todos deveis visar”. O que se apregoa nos meios religiosos e principalmente no movimento espírita é que Cáritas é um espírito que se comunicava através das faculdades de uma das grandes médiuns de seu tempo, Mme. W. Krell, num círculo espírita de Bordeux, na França de Allan Kardec. Isto só não basta; como também não gosto que abreviem o nome das pessoas, é de bom alvitre que a conhecemos por seu nome completo. Quando se fala em Mme. Krell logo vem a pergunta: o que significa a letra W é aí surge uma nova pesquisa.
No Evangelho Segundo Espiritismo, e na Revista espírita, existem várias mensagens de Cáritas editada por Allan Kardec. Essas mensagens são belas, estimulam a fraternidade, a solidariedade e a caridade.
Numa das psicografias diz Cáritas: "A esmola, meus amigos, algumas vezes é útil, porque alivia os pobres. Mas é quase sempre humilhante tanto para quem dá, quanto para quem a recebe. A caridade, pelo contrário, liga o benfeitor e o beneficiário e, além disso, se disfarça de tantas maneiras! A caridade pode ser praticada mesmo entre colegas e amigos, sendo indulgentes uns para com os outros, perdoando-se mutuamente suas fraquezas, cuidando de não ferir o amor – próprio de ninguém."


Prece de Cáritas

Deus, nosso Pai, que sois todo Poder e Bondade, dai a força àquele que passa pela provação, dai a luz àquele que procura a verdade; ponde no coração do homem a compaixão e a caridade!

Deus, Dai ao viajante a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso.
Pai, Dai ao culpado o arrependimento, ao espírito a verdade, à criança o guia, e ao órfão o pai!

Senhor, que a Vossa Bondade se estenda sobre tudo o que criastes. Piedade, Senhor, para aquele que vos não conhece, esperança para aquele que sofre. Que a Vossa Bondade permita aos espíritos consoladores derramarem por toda a parte, a paz, a esperança, a fé.
Deus! Um raio, uma faísca do Vosso Amor pode abrasar a Terra; deixai-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas secarão, todas as dores se acalmarão.
E um só coração, um só pensamento subirá até Vós, como um grito de reconhecimento e de amor.
Como Moisés sobre a montanha, nós Vos esperamos com os braços abertos, oh Poder!, oh Bondade!, oh Beleza!, oh Perfeição!, e queremos de alguma sorte merecer a Vossa Divina Misericórdia.
Deus, dai-nos a força para ajudar o progresso, afim de subirmos até Vós; dai-nos a caridade pura, dai-nos a fé e a razão; dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas o espelho onde se refletirá a Vossa Divina e Santa Imagem.

Assim Seja.


Que Oxalá nos abençoe sempre
 
Saravá  .'.
 
"Semirombá" Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

COMIDA DOS ORIXÁS


Olá irmãos

Que a paz de Oxalá esteja com todos

Estamos chegando a mais um fim de ano, e também uma passagem de década, e é nesta época que muitos umbandistas e candomblecistas preparam oferendas e entregas, tanto para o regente do ano, como para o próprio Orixá da pessoa, abaixo estará descrito a comida para cada Orixá, mais usada.
É importante ressaltar que para tal oferenda ou entrega é de suma importância que o Pai Espiritual, ou Babalorixá acompanhe o médium pois a seriedade destes trabalhos é muito grande e a responsabilidade também.

Oxalá
ACASSÁ:
-CANGICA BRANCA-
-FOLHA DE BANANEIRA-
-ALGUIDAR DE BARRO-
-VELA BRANCA-

Deixa-se o milho branco com água em alguidar novo.
Sem qualquer resíduo até amolecer,ralando-se depois.
Passa-se numa peneira fina ficando ao cabo de algum tempo a massa no fundo do vaso , isto pronto escoa-se a água , deitando-se a massa no fogo , com outra água , até cozinhar em ponto grosso,retirando-se com uma colher de madeira pequenas porções que são envolvidas em folhas de bananeira depois de rápido aquecimento no fogo.

ARROZ DE HAUSSÁ:
-ARROZ BRANCO.
-MEL.
-TOUCINHO.
-CEBOLA SECA.
-MEL DE ABELHA.
-6 OVOS DE CASCA BRANCA COZIDOS.
-TIGELA BRANCA OPACA.

Dourar a cebola de leve com a gordura do toucinho.Acrescentar o arroz , água e um um pouco de mel e deixar cozinhar.
Antes que esteje seco deve-se retirar da panela,colocar na tigela e enfeitar o prato com claras de ovos cozidas e cortadas em tiras.


IEMANJÁ

CUSCUZ COM TAINHA
-2 xícaras de farinha de milho da grossa.
-4 colher de sopa de azeite-de-dendê.
-1 cebola ralada.
-4 tomates picados.
-4 tomates em rodelas.
-¹/² pimentão verde,picado.
-¹/² pimentão verde,tiras.
-¹/² pimentão vermelho,picado.
¹/² pimentão vermelho,tiras.
-¹/² pimentão amarelo,picado.
¹/² pimentão amarelo,tiras.
-1 colher de chá de pimenta-do-reino.
-4 ovos cozidos,cortados em rodelas.
-4 ovos cozidos picados.
-1 chícara de chá de ervilha cozida.
-1 chicara de chá de milho cozido.
-1 chícara de azeitonas pretas sem caroço.
-1 tainha assada e desfiada.
-1 chícara de café de tempero verde.
-leite de coco.
Refogue a cebola no azeite-de-dendê,junte os tomates,pimentões,picados,cheiro verde,pimenta e deixe cozinhar com 1 litro de água por cerca de 20 minutos,,junte a metade das rodelas de tomate,pimentão em tiras, ervilhas, azeitona,milho,á água do cozimento e deixe ferver por 5 minutos,coloque o peixe desfiado e deixe mais 5 minutos,despeje aos poucos a farinha de milho na panela do caldo e vá mexendo até obter um mingau,coloque o angu na forma e decore com os tomates,pimentões,etc, salpique leite de coco por cima de tudo e leve ao forno para gratinar.



MANJAR
-1 litro de leite fervente.
-1 coco ralado.
-4 colheres de sopa de maizena.
-1 chícara de chá de açúcar .

Despeje o leite quente sobre o coco ralado e leve ao fogo, ferva por 2 minutos.Coe em um guardanapo de pano e esprema bem,dissolva a maizena em um pouco de leite frio e junte ao leite de coco, adicione o açúcar e leve ao fogo,mexendo sempre,até engrossar, cozinhe cerca de 3 a 5 minutos,coloque este creme em forma furada no meio molhada ou caramelizada, leve á geladeira por no mínimo 4 horas. Desenforme e decore a vontade.

IBEJI


ALUÁ

- Água mineral sem gás-
- Milho verde-
- Arroz-
- Abacaxi-
- Rapadura de palha-

Colocar água para ferver em uma vasilha. Adicionar milho , arroz , casca de abacaxi e rapadura,deixando ferver . Depois de três dias, coar e servir para o orixá. Esta bebida pode variar de acordo com a região,costume e tradição,pois é comum substituir a água mineral pela água do coco,que acredito ser muito bom ,e o que é bom para nós também é para o orixá com certeza. As frutas podem também sofrer alteração,  utilizando a fruta da época ou da região. Mas deve manter o milho e o arroz.



CARURU

- Camarão Seco-
- Limão -
-Coentro -
- Alho-
-Cebola seca-
-Cheiro verde -
-Azeite docê -
-1 kg de Quiabo-
-Farinha peneirada
-Tomate-

Soque os camarões secos, descascados, com a farinha seca, 2 maços de cheiro, 2 cebolas, 2 pimentas. Reserve, esta é a paçoca de camarão.
Corte as cabeças e pontas dos quiabos, coloque de molho na água de limão por uns quinze minutos. Ponha para escaldar em outra água, depois de escaldados reserve. Tempere os camarões frescos com o restante dos temperos, azeite doce e extrato de tomate. Bote para refogar.
Quando estiver bem refogado coloque os quiabos com um pouco da água em que foram cozidos e reserve o resto da água. Por fim, coloque a paçoca de camarão dentro do restante da água com mais um pouco de água fria e junte ao fogo para cozinhar, mexendo sempre, logo que levante a fervura coloque o dendê.



OXOSSÍ



VATAPÁ /ABÓBORA

-1/2 K DE ABÓBORA
-200 GRS DE FARINHA DE MANDIOCA FINA
-2 CEBOLAS SECAS GRANDE
-1 COLHER SE SOPA DE COENTRO EM PÓ
-7 COLHERES DE SOPA DE TEMPERO VERDE PICADO
-100 ML DE LEITE DE COCO
-SAL A GOSTO
-2 COLHERES DE SOPA DE AZEITE-DE-DENDÊ
-5 FIGOS VERDE

Ponha em uma panela a farinha de mandioca de molho em 400 ml de água,colocando primeiro a água a pós aos poucos a farinha. A parte cozinhe a abóbora e amasse com um socado de madeira.Na panela que estava reservada com a farinha coloque a abóbora,o sal,misture tudo acrescentando a água do cozimento da abóbora,aos poucos até que fique uma papa.Mecha sempre para que não grude no fundo da panela.Depois acrescente todos os temperos ,cortados e amassados .Deixe tudo cozinhar mechendo sempre.Após desligue o fogo e acescente azeite-de-dendê e o leite de coco.Mexa um pouco mais para misturar bem.Enfeite o prato com os 5 figos.



BOBÓ

-AIPIM .
-CAMARÕES SECO.
-CEBOLA SECA.
-TEMPERO VERDE.
-AZEITE-DE-DENDÊ.
-FOLHAS DE LOURO.

Pegue o aipim limpo e descascado.Corta-o em pedaços pequenos.Leve ao fogo para cozinhar.Quando estiver mole amassa-se.Deixa-se que a água vá escorrendo.Junta-se camarões secos,descascados e moídos.
Adiciona-se a cebola seca picada,salsa e cebolinha.Mistura-se bem e deixa-se cozinhar um pouco com azeite-de-dendê.Obtém-se então uma espécie de purê,que deve ser servido em tigela branca e enfeitado com folhas de louro.

QUIBÊBE

Toma-se um pedaço de jerimum e corta-se em pedaços pequenos.
Escalda-se um pedaço de carne de sol para tirar o sal , cortando em seguida em pequenos pedaços , também como o jerimum .Machuca -se um pouco de alho,cebola e salsa despejando na panela .
Pôr para cozinhar ,juntando pimenta do reino , até o caldo ficar bem grosso.

OGUM




FRADINHO DE OGUM:

-FEIJÃO FRADINHO.
-AZEITE-DE-DENDÊ.
-FARINHA DE MANDIOCA.
-CEBOLA SECA.
-PIMENTA-DO-REINO.

Assa-se o feijão fradinho, após deita-se dendê misturando bem .Em um alguidar colocar farofa de farinha de mandioca com dendê ,cebolinha e pimenta-do-reino Colocar o feijão e enfeitar com rodelas de cebola .



CARÁ ASSADOS

-3 CARÁS.
-1 ALGUIDAR.
-21 PALITOS .
-MEL.
-AZEITE-DE-DENDÊ.

Assar três inhames com casca no forno ou na grelha com fogo de lenha.

Deixe-os esfriar dentro de um alguidar.Levar a uma estrada aberta onde haja estrada de ferro .Enfiar vinte e um palito ,ou seja ,7-7-7 nos inhames, rezando e fazendo seus pedidos de guerra , ao terminar ,deitar dendê e após mel por cima do ebó .
-------OUTRA COMIDA MUITO USADA É A FEIJOADA.

OMULU/ OBALUAYE




ABACAXI- XAPANÃ/OMULU

-2 XÍCARAS DE CHÁ DE CALDA DE ABACAXI.
-2 OVOS CASCA BRANCA.
-2 XÍCARAS DE CHÁ DE AÇÚCAR OU MEL.
-3 XÍCARAS DE CHÁ DE FARINHA DE TRIGO.
-1 COLHER DE SOPA DE FERMENTO EM PÓ.
-5 XÍCARAS DE CHÁ DE ÁGUA.

Afervente os pedaços de abacaxi com água por 20 minutos. Bata no liquidificador,coe e reserve o caldo e o bagaço separadamente.Bata as claras em neve,misture as gemas e continue batendo. Misture aos poucos o açúcar e a farinha,sem parar de mexer.Acrescente 2 chicaras de chá do suco e o fermento.Misture bem.
Asse em forma untada em forno moderado.



FEIJOADA, OBALUAYE

-500g DE FEIJÃO PRETO.
-PERTENCES DE FEIJOADA ( PÉ, LÍNGUA, ORELHA, RABO, FOCINHO, COURO, COSTELHINHA, TUDO DE PORCO)
- LINGUIÇA DEFUMADA, PAIO.

RETIRE O SAL DAS CARNES SALGADAS, DEPOIS COZINHE TUDO NUMA PANELA DE PRESSÃO, APÓS AS CARNES JÁ COZIDA, COZINHE O FEIJÃO SEPARADO, APÓS TUDO COZIDO JUNTE TUDO E DEIXE APURAR.

DEBURÚ

-MILHO DE PIPOCA.
-AREIA LAVADA.

Colocar em uma panela de ferro ,areia lavada , deixar esquentar para em seguida por um punhado de milho de pipoca.Após pipocar , retirar as que estiverem mais abertas, e colocar em prato branco.Entregar aos pés do orixá ou em um cruzeiro do cemintério .
-------OUTRA COMIDA MUITO USADA É A FEIJOADA.

XANGÔ
Ingredientes:
- 500gr. de quiabo
- 01 rabada cortada em doze pedaços
- 01 cebola
- 01 vidro de azeite de dendê
- 250g. de fubá branco

Modo de preparo: Cozinhe a rabada com cebola e dendê. Em uma panela separada faça um refogado de cebola dendê, separe 12 quiabos e corte o restante em rodelas bem tirinhas,
junte a rabada cozida .Com o fubá, faça uma polenta e com ela forre uma gamela, coloque o refogado e enfeite com os 12 quiabos enfiando-os no amalá de cabeça para baixo.

AJEBÔ


CORTE OS QUIABOS EM RODELAS BEM FININHAS EM UMA GAMELA, E VÁ BATENDO ELES COMO SE ESTIVESSE AJUNTANDO ELES COM AS MÃOS, ATÉ QUE CRIE UMA LIGA BEM HOMOGÊNEA.



IANSÃ


ACARAJÉ

-FEIJÃO FRADINHO-
-CEBOLA-
-SAL-
-PIMENTA VERMELHA SECA-
-AZEITE-DE-DENDÊ-
-CAMARÃO GRAÚDO SECO.

Deixe o feijão fradinho de molho de um dia para outro. Descasque os grãos um a um,retire o olho preto. Passe o feijão na chapa mais fina do moedor.Tempere com cebola e o sal.Bata com colher de pau até obter um creme consistente.Faça bolo ,coloque um camarão dentro e feche o bolinho.Frite o acarajé no azeite-de-dendê , duas colheres de sopa formam um bolinho.
Não esqueça que Orixá IANSÃ gosta de pratos bem fartos. Você pode quando servir o acarajé ,em número de 15,enfeitar o prato com maça,loro, pepino .Use a criatividade,bom senso.Use o coração.A finalidade maior do acarajé é agradar,bem mais que pedir,mas sempre se conecte com seu orixá quando está executando os procedimentos de cozimento,arrumação do prato.



OXUM
PIRÃO
Ingredientes:
- 1 cabeça de peixe de agua doce
- 01 cebola
- azeite de oliva
- Tomate
-Pimentão
-Coentro
-500g de Camarão Seco
Modo de preparo: Refogue a cabeça numa panela, espere apurar o caldo, após engrosse com farinha o caldo e enfeite com camarões.


NANÃ
Arroz Doce
ingredientes:
- 500g. de arroz
- 01 côco
- azeite de oliva
-Açúcar

Modo de preparo: Cozinhe o arroz normalmente com bastante água para que ela fique meio "papa", tempere com açucar, coloque em uma tigela de louça, descasque , rale o côco com ele cubra o arroz.


OXUMARÉ
SERPENTE DE OXUMARÉ:
ingredientes:
- 500g. de batata doce
- dendê
- Feijão fradinho

Modo de preparo: Depois de cozinhar a batata doce descasque regue com dendê e amasse-a até formar uma massa homogênea. Em um alguidar molde duas serpentes em forma de círculo,
sendo que a cauda de uma encontre-se com a cabeça da outra. Com o feijão fradinho forme os olhos e enfeite o restante do corpo com alguns grãos de feijão fradinho (a seu critério), regue com dendê e ofereça ao orixá.


Que Oxalá nos abençoe sempre

Saravá  .'.

"Semirombá"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

MARINEHIROS NA UMBANDA




Olá irmãos

Que a paz de Oxalá esteja com todos

Pois bem irmãos como estamos no mês dedicado a Iemanjá, muitos terreiros evitam trabalhar com a linha dos Marinheiros, uns julgam serem carregos de Exu, outros que são entidades do baixo astral, mas sabemos que se sua existência é possível é que Oxalá permite. Sendo assim abaixo segue um texto retirado do blog: http://paipedrodeogum.blogs.sapo.pt/11894.html, este texto nos explica bem a importância desta falange nos trabalhos da Umbanda.


Saravá os Marinheiros


Eles desembarcam em terra, sua alegria é contagiante, abraçam a todos, brincando sempre, com aquele jeito meio “torto”, embriagado. São os Marinheiros, grupo de Espíritos que trabalham na Umbanda em prol da caridade.Eles conheceram muito bem o mar e a navegação, pois participaram da descoberta de novos mundos através das viagens que empreenderam que duraram anos e anos.As Entidade de Marinheiro trabalham na Linha de Iemanjá e também de Oxum, que compõem o chamado “Povo da Água”. Seus conselhos e mensagens são sempre cheios de esperança e de fé. Costumam trabalhar em grupos. São fortes, pois enfrentarem guerras e mares agitados, mas também conheceram a calmaria e a bonança.Dão consultas, passes e também fazem trabalhos fortes de descarrego que envolvam grandes demandas. Em algumas casas, também costumam trabalhar nas giras de desenvolvimento de Médiuns.

Quando dão consultas, essa Falange costuma ir direto ao ponto, sem rodeios, mas também sabem como falar aos consulentes sem criar um clima desagradável ou de medo. Assim, conseguem atingir fundo as almas dos aflitos que costumam procura-los em busca de auxilio e de esperança.
Carregam consigo um sentimento profundo de amizade. Nas consultas, gostam muito de ajudar àquelas pessoas que se apresentam com problemas amorosos. Seus conselhos são sempre fiéis e certeiros, têm uma grande responsabilidade e assumem o compromisso de um trabalho bem-feito.

Todas as pessoas tem uma idéia muitas vezes distorcida desta linha de trabalho. Os marinheiros são em sua grande maioria espíritos que militam a umbanda para dar sustento no campo da diluição de cargas trevosas, outros atuam como elementos de sustentação de trabalhos voltados a curas, atraindo os poderes elementais dos quais estes espíritos de alto grau espiritual, trazem consigo.
Na realidade estes abnegados servidores da lei são verdadeiros “magos que atuam nos mistérios aquáticos” e com uma forma de atuação única dentro dos domínios da umbanda. Como magos, trazem para nós, a possibilidade de nos libertar-mos de nossos entraves, com uma forma bem simpática lidam com os consulentes de forma extrovertida, deixando o assistido muito avontade com trejeitos peculiares desta linha maravilhosa da umbanda.
Muito diferente do que imaginamos, estes irmãos do astral não são e não estão embriagados, como muitos se mostram, na realidade sua forma de balanço é uma maneira de liberar suas ondas energéticas se utilizando do próprio médium.


A saudação a esta linha é : Hei Marujada!
Bebida: Cachaça (Marafo), Cerveja, Rum ou Conhaque
Guias: Azul Claro, Azul Claro e Branco e raramente Azul claro, Branco e Vermelha.
Alguns marinheiros usam quepes, boinas e chapéis de palha. nesta linha se afinizam todas as pessoas que de alguma forma tiveram suas vidas ligadas ao mar, como por exemplo Corsário, Piratas, Pescadores, Jangadeiros e conquistadores.
Alguns nomes conhecidos de entidades desta linha: Capitão dos Mares, Marinheiro Sete Espadas, Marujo Crispim, Marinheiro Sete-Marolas, Pirata do Mar, Martim Pescador, Seu Sete-Mares entre outros.
A presença de entidades femininas é muito controversa, alguns afirmam existir outros não, a exemplo do Povo de Ogum também.
Todo marinheiro serve como mensageiro de Ogum também. 

Que Oxalá nos abençoe sempre

Saravá  .'.

"Semirombá"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O TEMPLO DO DEUS DESCONHECIDO


Olá irmãos

Que a paz de Oxalá esteja com todos.

Queridos irmãos a postagem de hoje aborta um assunto que não gostaria de escrever, mas acho que todos nós devemos saber do acontecido, e se possível transmitir em todos terreiros, sites e páginas tanto de Umbanda ou Candomblé.
Como tinha dito dias atrás, marcamos a nossa homenagem a Iemanjá para ser feita no sábado dia cinco de dezembro. logo que cheguei na areia notei que não existia muitos terreiros na praia, assim começamos a levantar nossa barraca, enquanto levantava-mos nossa tenda alguns terreiros do lado já davam início as festividades, e começavam seus rituais.
Perto da uma hora da tarde um homem foi a nossa barraca perguntando onde podia montar sua barraca, pois este não tinha licensa. Quem o atendeu foi meu pai físico que o orientou a procurar a federação para consegui uma licensa pois sem a mesma não é permitida a montagem.
Deixo claro aqui irmãos que fomos pela ABRATU (Associação Brasileira de Templo de Umbanda) que é presidida pelo Pai Guimarães de Ogum, quero salientar e dar os parabéns a eles pois mesmo com todo acontecimento a postura ética e respeitosa de todos nossos irmãos e fé, da federação e do próprio Pai Guimarães foi importante, se contar que a estrutura e melhor do que da outra federação que iamos.
Mesmo não indo até a barraca da federação estes senhores começaram a armar sua tenda, que diga-se de passagem era muito grande, por volta das três horas fui descansar pra me preparar para a homenagem que seria de noite.

Ás vinte e uma oras voltei e notei que a barraca deles estava pronta, com dois atabaques, pandeiro, palmeiras enfeitando a entrada um terreiro muito bonito, mas sem nenhuma imagem, virei-me para a faixa que trazia o nome do templo: "Templo Deus Desconhecido". Confesso que fiquei curiosos com aquele nome e até comentei com nosso Pai Espiritual que gostaria de ver seu ritual, pois o nome era diferente de tudo que já tinha visto.
Logo que cheguei em nossa barraca, aqueles senhores começaram seu ritual, cantavam alegremente hinos e louvores evangélicos, é isso mesmo músicas evangélicas.
É lógico que logo todos estavam prestando a atenção naquela ritualística mas como a Umbanda é pluralista ninguém se atreveu a falar nada.
As onze horas ainda cantavam louvores e comecei a ficar abismado, não pelo canto, mas porque nenhuma entidade ali se manifestava nem mesmo naquele que se dizia dirigir  trabalho.
Não demorou muito representantes da Abratu chegaram ao local e foram conversar com aquelas pessoas que aqui descrevo estarem todas de branco, as mulheres de saia rodada, tocando atabaque e pandeiro, em ritmo de pontos cantado, mas sendo hinos evangélicos. ainda rodavam em círculos como se fossem médiuns. Todos gritavam e cantavam em tom de deboche.
Assim percebeu-se então que todos ali eram evangélicos e vieram a beira do mar para afrontar todo povo de santo. Logo o próprio Pai Guimarães conversou com o líder deles, que disse poder ficar ali pois a praia é u lugar público, quase todos os representantes do terreiros ali perto foram dar apoio ao Pai Guimarães, mas não foi possivel convencê-los a sairem do local.
Assim foi chamada a força do Estado, a polícia adentrou a barraca e depois de muita conversa os convenceu de desarmarem sua barraca e se retirarem da praia, não parece mas o caso chamou a atenção de todos, assim aconteceu uma cena bonita  enquanto aquele senhores intolerantes desmontavam sua barraca de cabeça baixa, todos umbandistas do lado de foraa entoaram a uma só vóz o Hino da Umbanda

Acena foi bonita mas sabemos que tudo poderia ter acabado de uma forma horrível até mesmo com agressões.
Mas nosso Pai Oxalá nos livrou de uma cena tão feia que seria se isso tivesse acontecido
Peço irmãos que divulguem o acontecido, e tomem cuidado, pois semana que vem outras pessoas estaram na praia e talvez aconteça de novo.

Que Oxalá nos abençoe sempre

Saravá  .'.

"Semirombá" Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

IANSA, RAINHA DOS VENTOS


Olá irmãos

Que a paz de Oxalá esteja com todos

Pois bem amanhã irei para Paraia Grande onde ocorrerá a Festa de Iemanjá, nossa mãe é muio festejada nesta época em várias praias pelo nosso país, mas a maior ainda é na Praia Grandem já em Salvador a festa é no dia 2 de fevereiro.
Porém hoje festejamos outra grande Mãe, muito querida e de muitos adeptos, é Nossa Mãe dos Ventos, Iansã, pelo sincretismo com Santa Bárbara. segue abaixo uma oração e uma breve explicação desta manifestação na Igreja, Umbanda e Candomblé.

Na Igreja Santa Bárbara provavelmente morreu no Egito, pelo Imperador Diocleciano, o mesmo que trucidou São Jorge, Expedito, Sebastião, Cosme e Damião. Esta santa é muito festejada pois nos protege das tempestades. Dia 4 de dezembro é seu dia.


Oração a Santa Bárbara.
Ó Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei com que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura. Ficai sempre a meu lado para que eu possa enfrentar, de fronte erguida e rosto sereno, todas as tempestades e batalhas de minha vida: (fazer o pedido) para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora e render Graças à Deus, criador do céu, da Terra, da Natureza; este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras. Amém. Santa Bárbara, rogai por nós.

Na Umbanda, Santa Bárbara é Iansã, a companheira eterna de Xangô, a senhora do fogo, que vive nas pedreiras, é também a senhora dos Raios, sua cor é o Amarelo, toda vez que esta é festejada saudamos Xangô também.


Prece a Iansã
Ó gloriosa Mãe guerreira, dona das tempestades, Protegei-me eu e minha família contra os maus espíritos,
Para que eles não tenham forças de atrapalhar minha caminhada, E que não se apossem da minha luz.
Ajudai-me para que as pessoas más intencionadas. Não destruam minha paz de espírito.
Mãe Iansã, cubra-me com seu manto sagrado, E leve com a força dos seus ventos tudo que não presta para bem longe. Ajudai-me na união da minha família, para que a inveja Não destrua o amor que há em nossos corações.Mãe Iansã, em vós eu creio , espero e confio! Que Assim seja e Assim será !

No Candomblé, Iansã é chamada de Oyá, divindade do Rio Niger, é a senhora dos Raios, Ventos e Tempestades, é saudada como mulher de Xangô, mas vez ou outra é associada a Ogum também, sua cor significativa é o vermelho, é também padroeira dos bombeiros. Sua comida e oferenda são os Acarajés, na maioria das vezes sem recheio. 
 

Oração a Oyá
Saravá Iansã a grande guerreira, Orixá do raio e do vento, que ajuda com sua energia vencer as lutas e as dificuldades.

Saravá Senhora Rainha dos ventos proteja todos nós.
Oyá Deusa do rio Niger, senhora dos ventos e das tempestades. Coloco em tuas mãos minhas ações na luz de tua luz, eu te consagro todos os minutos e horas desse dia, meus trabalhos, minhas preocupações, meus desejos, os meus laseres são teus.
Daí – me hoje a tua luz poderosa para que eu compreenda todo bem que preciso fazer e tenha força para não ceder o mal que tenta bater em minha porta, que eu consiga ser mais fraterno, mais irmão, mais compreensivo e capaz de perdoar.
Dirija meus passos no caminho do bem e do amor, e hoje mais que ontem todos nós possamos contar com sua orientação, com a tua benção, com o teu amor.
Com tua espada haveremos de cortar as demandas dos invejosos, dos falsos, dos inimigos, dos olhos grandes, que necessitam de enxergar a verdade.
Dando conformação aqueles que sofrem, com a força dos teus raios, nós te pedimos, que acenda a chama da vida dos que estão desenganados, de a eles força para continuar lutando na cura de seus males.
Saravá Iansã majestosa Senhora a vossa proteção em vosso louvor em brado unidos saudamos.
Epa Rei Oyá !


Que Oxalá nos abençoe sempre

Saravá  .'.

"Semirombá" Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

FASES DA LUA


Olá irmãos

Que a paz de Oxalá esteja com todos

Pois bem irmãos estamos em dezembro, mês da nossa Mãe Iemanjá, o mês da Lua seu planeta regente, assim segue abaixo um estudo esotérico das fases da Lua e também seus Orixás vibrantes; é importante para vermos a importância das Fases da Lua na Umbanda e como interfere nos assentamentos.

Lua Crescente


Período favorável para começar algo novo, fazer cursos de aperfeiçoamento, viagens, escrever, empreendimentos, lançar produtos novos, atividade física intensa, reciclagem de projetos e conceitos. Indicado para tratamentos de acupuntura e corte de cabelo para ativar o crescimento. Desaconselhado para iniciar regimes. esta dada é boa para a firmação de uma oferenda ou trabalho, isto é para sua preparação para um entrega. Esta lua é ligada ao elemento Ar: Orixá Oxossí e Oxum. Signos: Gêmeos, Libra e Áquario.

Lua Cheia


Bom momento para resolver problemas familiares e amorosos, mudar de emprego ou de residência. Favorecido todo movimento de mostrar suas idéias, e se empenhar em coisas difíceis. Especialmente indicado para pedidos ao Universo e exercícios de poder mágico. Cuidado com o que diz, pois nada ficará em segredo ou a salvo de muitos comentários. Indicado para hidratação de pele e corte de cabelo para ganhar volume. Ótimo para colheita de plantas medicinais e frutos. Desaconselhado para cirurgias abertas. Espiritualmente é a melhor fase para entregar alguma oferenda pois é a lua que aceita melhor nossos pedidos. Esta lua é ligada ao elemento Água: Orixas: Iemanjá e Ogum. Signos: Câncer, Escorpião e Peixes.

Lua Nova


Agora chegou o momento de juntar forças e trabalhar em grupo, pesquisar, organizar-se, tomar decisões afetivas ou de trabalho. Fase ideal para meditar e reavaliar a si mesmo ou uma situação pendente. Tempo de organizar-se e traçar estratégias e planos de ação. O momento não é propício para divulgação de novas idéias. Os segredos estão preservados nesta fase. Ideal para reflexões. Espiritualmente é o momento da preparação de um trabalho ou oferenda, é o momento de plantar as coisas. Esta lua é ligada ao elemento Fogo: Orixas: Xangô e Iansã. Signos: Leão, Sagitário e Áries.

Lua Minguante


Nestes dias aproveite para livrar-se daquilo que não precisa mais, fazer faxina doméstica, para finalizar tarefas começadas, para resolver assuntos pendentes, estar com seus filhos ou família. Tratamentos de saúde, regimes e cirurgias podem ser feitos agora. Tratamentos de acupuntura não devem ser feitos agora.
Considerada a pior lua esotéricamente, é uma lua de encerramento então deve-se evitar entregas nesta lua, somente entregas ligadas a transformação.Esta lua é ligada ao elemento Terra, Orixás: Omulu e Nanã, Signos: Touro, Virgem e Capricórnio.

Que Oxalá nos abençoe sempre

Saravá  .'.

"Semirombá" Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CAMINHO... "Sim, seu caminho é a Umbanda enquanto você valorizar a experiência espiritual com os Orixás, Guias e Mensageiros do Astral que se desdobram em muitas formas para te auxiliar. Seu caminho é e sempre será a Umbanda, enquanto você acender uma vela e sentir que ela fala contigo, enquanto você escutar o som do atabaque e seu corpo aquecer num compasso de vibrações e arrepios, enquanto você sentir o aroma das ervas transmutadas em fumaça ao contato com a brasa incandescente e for acometido da sensação de estar sendo transportado para outro lugar, a Umbanda continuará sendo seu caminho enquanto o brado dos Caboclos te arrepiar, o silêncio dos Pretos Velhos te emocionar, o gracejo dos Baianos te alegrar, a sinceridade dos Exus te curvar, a simpatia das Pomba Giras te atrair e a ciranda dos Erês te relembrar que, apesar dos pesares, o mais importante é não perder a pureza das crianças. Sim, seu lugar é no Templo que frequenta, enquanto os espíritos regentes ainda forem referências de aprendizado, enquanto você sentir saudade ao final de cada gira, enquanto os objetivos espirituais e materiais também forem os seus objetivos, enquanto o sentimento de irmandade não se dissipar facilmente em momentos de atritos e conflitos naturais, enquanto você preservar o respeito e lealdade ao seu Sacerdote ." - Sr. Caboclo Tupinambá

EVENTOS QUE APOIAMOS

Abaixo Eventos, Festas, Ritos de parceiros do Blog. Se você leitor tiver algum evento contate em nosso email. ( paileodelpezzo@gmail.com)

Nossa Bandeira

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Léo Del Pezzo, ou Pai Léo das Pedreiras. Médium Umbandista á 19 anos, consagrado Pai Espiritual.Dedica todo seu sacerdócio para levar o entendimento de conhecimentos esotéricos, filosófico e teologicos ,exaltando a "Umbanda", Escritor do livro: "SENZALA - A PRISÃO DA ALMA"